domingo, 17 de dezembro de 2006

"TEZÃO" DO ACRE

"Caro Altino:

Você pode informar quem teve a infeliz idéia de colocar o nome “Arena da Floresta” ao novo e moderno estádio construído pelo Governo do Estado?

A mim Arena lembra coisa ruim. Na antiguidade, era o espaço onde lutavam os gladiadores para divertir os soberanos, e também onde os cristãos serviam de comida para leões.

No tempo da ditadura militar brasileira (1964/1985), era a sigla do partido do governo (Aliança Renovadora Nacional) onde se refestelavam as raposas mais reacionárias da política.Se tivessem me consultado, eu teria uma sugestão melhor.

Alguns velhos amigos acreanos que vivem no Rio têm me perguntado por que o governo da floresta ainda não homenageou o grande desportista Walter Felix de Souza , o Té, professor de educação física do Colégio Acreano nos anos 50 e técnico do Rio Branco Footbal Club durante uma pá de anos!


No caso, o nome do estádio poderia ser “Té”, logo passando para o aumentativo pelos torcedores. Ficaria então: “Tezão” ou estádio “Tezão do Acre”, bem mais sugestivo".

Elson Martins

Caro Elson, até onde sei o nome resultou de um entendimento do presidente da Federação Acreana de Futebol, Antônio Lopes de Aquino, com o governador Jorge Viana. Coincidência ou não, ambos foram militantes aguerridos da extina Aliança Renovadora Nacional (Arena). Como o nome de muita coisa já mudou no Acre, quem sabe mais adiante alguém também resolve mudar o nome do estádio. O mais importante é a gente não perder o tesão. Nem que seja pelo jornalismo. Lula disse que tem algum problema quem continua socialista aos 60 anos. Você já tem mais de 60. Algum problema?

11 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que você não tem essa prerrogativa. Tezão, fala sério...

Anônimo disse...

Bom, "arena" é, talvez, pelo formato do estádio, ou simplesmente porque todos os novos estádios do Brasil são agora chamados de "arena". E o "da floresta" segue a nomeação de outras obras do governo. Aqui no Acre, agora é tudo "da floresta", "aldeia", etc.

E a transmissão da TV Aldeia / TV 5, que beleza! No replay do primeiro gol, não dava pra ver o gol, porque alguém tava com a cabeça no meio, e mesmo assim ficavam mostrando. O repórter aborda o jogador:

- E então fulano, já viu festa mais linda que essa?
- Rapaiz, já sim ó, lá em Vitória, que coisa linda.
- Hum.. er..
- Ah, mas aqui também tá bonito, tá de parabéns.

E a transmissão ao vivo da primeira "hola" da história do Acre.

- Vejam que momento emocionante! Que coisa linda! A primeira hola da história do Acre! Acompanhem.

(Hooooooooooooooooola)

- Mais uma vez, pra delírio da galera.

(Hoooooooooooooola)

- É um momento emocionante!

Anônimo disse...

Altino, onde que o Jorge constrói entendimento com algum subordinado, logo o Antonio Aquino, um pobre desportista. O rei quer é deixar o nome aberto para ser homenageado depois. O Arena vai ser é JORJÃO, e vice e versa, como conta a história!

Anônimo disse...

na minha humilde opinião, acho "arena da floresta" um nome muito bacana. apesar da origem não vejo mais ligação do nome "arena" com o passado sangrento dos gladiadores... o nome, aliás, batiza muitos estádios mundo afora. agora... apesar da homenagem ao té, o apelido "tezão" foi MUITO infelz... rsrsrsrsrs. mas essa é apenas minha opinião.

Anônimo disse...

Eu achava que a homenagem seria para o saudoso governador Edmundo Pinto. Assim, logo o nova obra seria apelidade de 'Pintão', Hein! Bem freudiana, não! "Alô amigos, estamos aqui diretamente do 'Pintão' de Rio Branco, no Acre, para transmitir ao vivo pra todo Brasil, neste obra que é a maior e mais moderna da região, viva o nosso novo 'Pintão', que coisa linda"

Anônimo disse...

Penso que o nome "Arena da Floresta" ficou até bacana, agora o nome do estádio é se preocupar em como estruturar os times acreanos, estádio já tem - José de Melo, Arena da Floresta e em breve o Estádio da Via Verde - Agora é se dedicar a fazer com que os clubes locais consigam montar seus elencos de modo que quando formos assistir aos jogos, possamos assistir a boas partidas de futebol e não uma "pelada" que é o que tem sido os jogos dos ultimos campeonatos acreanos.

Anônimo disse...

Arena é um nome que não diz quase nada mesmo. Teve um tempo, quando o PT conquistava as primeiras prefeituras importantes do país, costumava-se organizar votações públicas para a escolha de nomes de prédios importantes pela históiria ou pela dimensão social. Podia ser assim: ilustres desportitas, jornalistas, historiadores e outros apresentavam nomes e a população votava numa ampla mobilização de acolhimento popular à obra que é do povo.

Anônimo disse...

Por que não, Zé Claudio ou Jangito, dois dos maiores craques dos gramados acreanos? Penso em craques porque deles é o desempenho que dá sentido e enche de vida os gramados. Por eles somos levados aos estádios para vivermos nossas paixões.

Anônimo disse...

Caramba, Altino!
Juro que não pensei que o coisa fosse levada tão a sério. Mas não sou tão alheio a futebol: torço pelo Fluminense, Santos, Cruzeiro e Rio Branco. E a Márcia tem razão.Em 1988, como diretor da TVE do Acre, fiz um concurso para a população sugerir nome melhor. Mais de 800 pessoas participaram da escolha: TV ALDEIA! Não ficou bom assim?

Anônimo disse...

É coisa bem de jacú mesmo, Em Curitiba está o melhor estádio do Brasil, e tem o apelido de Arena "caldeirão do diabo" para os intimos. No Rio de Janeiro estão construindo o Arena Rio, na Barra da Tijuca, que será usado no pan. e nos Estados Unidos, que para os "jacús" deve ser um país meia boca, boa parte de seus estádios modernissímos e ginásios grandiosos tem a alcunha de ARENA. e vem um jacú questionar o nome. Que barbaridade mesmo, bem coisa de gente pequena do norte.

Anônimo disse...

Tezao Do Acre, nada haver... è claro que o que vc disse a respeito de "arena" é verdade, mais aquilo era no passado, no presente esse nome significa outras coisas, porque nao um confronto entre dois times.. simples