domingo, 3 de dezembro de 2006

ERRA COLUNISTA DA FOLHA

Atores nordestinos invadem o Acre da Globo

Daniel Castro

A próxima minissérie da Globo, "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes", que contará a história do Acre, lançará 16 atores em sua primeira fase _a mais longa, com 40 capítulos, de um total de três etapas.

Dos 16 estreantes em televisão, 11 foram escolhidos fora do eixo Rio-São Paulo. Desses, nove terão destaque. E entre os nove, seis são nordestinos (três pernambucanos, uma paraibana, uma cearense e um baiano).

Os nordestinos simplesmente foram escolhidos por terem fichas no banco de dados da Globo ou por terem sido indicados por profissionais da rede.

José Ramos, por exemplo, é um experiente diretor de teatro em Pernambuco. Foi escolhido por ter ficha na Globo. Já a cearense Suyanne Moreira, que interpretará uma índia, foi indicada pelo ator e diretor Pedro Vasconcelos, que a viu no filme "Árido Movie". História parecida tem a pernambucana Magdele Alves, que será mãe da personagem de Giovanna Antonelli: ela foi "descoberta" através de uma reportagem de jornal sobre um curta em que atuou.

A Globo até que se esforçou para dar mais espaço aos atores do Estado homenageado pela produção. Fez testes com 600 pessoas do Acre. Sete foram selecionadas, mas só uma terá destaque e pode ser chamada de "lançamento": Brendha Hadad, 20. Ela atuará nas três fases de "Amazônia". Será Ritinha, mas interpretará também a mãe e a neta da personagem.

Daniel Castro assina a coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo. A minissérie terá 55 capítulos. Quem quiser pode clicar aqui para assistir ao vídeo no qual Glória Perez, a autora da minissérie, dá a informação correta. Quanto aos testes com 600 pessoas do Acre, os mesmos foram basicamente para escolher figurantes para as cenas das batalhas entre o exército da Bolívia e os seringueiros do Brasil. Preconceituosa a afirmação do colunista de que "a Globo até que se esforçou para dar mais espaço aos atores do Estado". Não foram testes para atores, pois sequer temos 600 atores. Também é preconceituosa a afirmação de que os atores "nordestinos simplesmente foram escolhidos por terem fichas no banco de dados da Globo ou por terem sido indicados por profissionais da rede". Três atrizes acreanas serão destaque e nenhuma tinha ficha na Globo, sendo que uma estará nas três fases da trama. Prova que não entendem mesmo nada de história do Acre, que foi realmente invadido pelos nordestinos, a partir do final do século 19. Incrível que o jornal se esforce para pagar um bom salário para que o colunista possa destilar preconceito e desinformação.

Comentário enviado por Giovana Manfredi, da Globo, que auxilia Glória Perez nas pesquisas:

- Complementando a sua (sempre aguçada) observação: a minissérie terá pelo menos três atrizes acreanas em destaque: a Brendha, que Daniel cita, Karla Martins e Clarisse Baptista. Além disso, a presença de nordestinos é imprescindível, uma vez que foram também responsáveis pela saga que estamos contando, a história da formação de um estado conquistado com a garra. Estranho seria se não buscassemos grandes atores da região.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Altino!
Complementando a sua (sempre aguçada) observação: a minissérie terá pelo menos três atrizes acreanas em destaque: a Brendha, que Daniel cita, Karla Martins e Clarisse Baptista. Além disso, a presença de nordestinos é imprescindível, uma vez que foram também responsáveis pela saga que estamos contando, a história da formação de um estado conquistado com a garra. Estranho seria se não buscassemos grandes atores da região.

Beijão e obrigada.