quarta-feira, 20 de setembro de 2006

GALVEZ E CHICO MENDES



A antropóloga Mary Allegretti acompanhou e fotografou ontem, na cidade cenográfica construída em Porto Acre pela Rede Globo, as gravações da minissérie "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes", da acreana Glória Perez.

Ela presenciou a gravação da cena que marca a volta do jornalista espanhol Luiz Galvez à presidência da República Independente do Acre. Galvez havia sido deposto pelos seringalistas por desentendimentos em relação à política de cobrança de impostos sobre a borracha.


- A cena foi linda e emocionante, parecia que o mundo tinha voltado no tempo de um momento para o outro. Tudo é bem feito: os espaços públicos, as casas, os objetos dentro das casas, os detalhes dos seringueiros com suas feições acreanas e suas roupas perfeitas da época - relata Mary Alegretti.

A antropóloga estabelece elos entre o Luiz Galvez e o líder sindical e ecologista Chico Mendes, cuja luta ganhou o reconhecimento internacional após o assassinato dele em Xapuri, em dezembro de 1988.

- Um dos aspectos que mais me atrai na forma como a Glória Perez está construindo a história da mini-série Amazônia é a reinterpretação da identidade de Galvez e a conexão entre o Acre daquele tempo e o de hoje. Não o hoje de 2006, porque a história vai parar no assassinato de Chico Mendes. Mas o tempo de cem anos, que vai da guerra acreana pela borracha, ao mundo sem seringais das últimas décadas do século passado.

Mary Allegreti lembra que Chico foi marginalizado, desprestigiado, pelas autoridades do seu país, mas seu sonho, já antes idealizado por Galvez, acabou se realizando.

- Muitas escolas foram criadas desde então e muito mais vem sendo feito em direção a um futuro que tem elos muito fortes com aquele momento que hoje está sendo reconstruído. E que a minissérie vai mostrar.

Meu comentário: o espanhol Luiz Galvez era infinitamente mais interessante e patriota do que o nosso Lula da Silva. E a República Independente do Acre bem mais séria do que a República Federativa do Brasil.

Imperdíveis a análise e as fotos, que podem ser acessados integralmente no blog da Mary Allegretti.

3 comentários:

Anônimo disse...

Este relato histórico, é de suma imporância para os Brasileiros, pois informa e ilustra sobre uma região rica e densa que muito poucos patriotas conhecem, Amazônia, bela, encantadora e nossa, saibam meus patrícios que é chegada hora de termos orgulho do norte do Brasil, sempre esqueciso e mal tratado, primo pobre, isto devido ao imenso desconhecimento sobre esta regiao.

marcoantonionogueirarodrigues@hotmail.com

Anônimo disse...

maldade ñ esta nas coisa e sim naquilo q fazemos dessas coisa, o fato de usa novelas ou miniseries para fazer volta nossos olhares para quilo q estamos fazendo de nós mesmo ou do 'amigo'lembra das lutas de grandes homens por este Brasil, espero q venha muitos e muitos +.

Anônimo disse...

Hoje dia 21/01/07, o seriado já começou, e venho parabenizar a minissérie que está espetacular a participação de José Wilker como Galvez.
Enfim o estudo foi baseado em fatos reais, e como sempre neste fundamento a Rede Globo é sensacional os detalhes são perfeitos e as interpretações parecem ser feitas para cada um.
Sinceramente parabéns.