segunda-feira, 4 de setembro de 2006

ESTUPRO E ASSASSINATO

A pesquisadora Vanessa Sequeira, de nacionalidade portuguesa, foi estuprada e assassinada ontem, no ramal do Toco Preto, na zona rural do município de Sena Madureira. O ex-presidiário Raimundo Nonato Pedrosa foi preso pelo polícia como suspeito da autoria do crime.

Vanessa Sequeira escolheu o Acre para realizar pesquisas para a tese de doutorado em ciências sociais. O corpo dela foi encontrado sem roupa na manhã de hoje, dentro de um igarapé. Havia sinais de estupro, estrangulamento e pauladas.

Ela se locomovia na comunidade Toco Preto montada à cavalo. Na tarde de domingo Vanessa não voltou na hora combinada com a assistente Elizandra Moura de Lima. A assistente saiu à procura e localizou o cavalo, o tênis e o boné da vítima, além de um pedaço de tábua ensanguentado.

- Este já é o segundo caso de pesquisador assassinado na Amazônia, em um ano. O arqueólogo James Brant Petersen foi morto durante um assalto a um restaurante de beira de estrada em Iranduba (AM), em agosto do ano passado. Agora, Vanessa Sequeira. Até pouco tempo atrás a Amazônia se caracterizava pela violência fundiária, mas estava livre daquela típica das grandes cidades. Agora não dá mais prá ser pesquisador de campo como manda a tradição de centenas de anos das ciências sociais e naturais. Para onde vamos sem futuro? - indaga em seu blog a antropóloga Mary Alegretti.

Vanessa Sequeira estava fazendo doutorado em um programa conjunto entre o Centro Tropical de Investigação e Ensino Agronômico (Costa Rica) e a Universidade de Wales Bangor (Reino Unido).

Ela tinha mais de 10 anos de experiência profissional no âmbito de conservação e desenvolvimento de recursos naturais, principalmente trabalhando com organizações não-governamentais.


Vanessa dedicava-se especialmente ao manejo e fomento dos produtos não-madeireiros e à certificação florestal. Ela trabalhou quatro anos em Madre de Deus (Peru), dando apoio aos sistemas de produção extrativista daquela região.

Atualmente, Vanessa estava residindo em Rio Branco (Acre), onde investigava a relação entre processos de desmatamento e o bem-estar social em projetos de assentamento no município de Sena Madureira.

Sua pesquisa abordava a comparação de sistemas de produção extrativistas com sistemas agropecuários, a partir do enfoque de “livelihoods” (meios de vida) para entender a realidade sócio-economica dos projetos de assentamento da região.

Seu projeto de pesquisa também fazia parte da rede de pesquisa em pobreza e meio ambiente, coordenado pelo
Cifor. Outra fonte para conhecer sua pesquisa é o Programa Rufford de Pequenas Bolsas.

Mais informações em Ambiente Acreano, Reserva Extrativista, Mary Allegretti, Notícias da Hora e Jornal Nacional.

17 comentários:

Anônimo disse...

Altino, como sempre cá estou eu usando o seu blogger como mural de recados. Pq não ligar? Acho que é pq sou mais eu quando escrevo. Apesar de eu querer voltar a fazer rádio. rsrs Mas isso é outra história. Queria que vc me ensinasse a por aquele contador de visitas no blogger, que não sei como fazer e quero saber o número de leitores que me visitam. Se vc puder ajudar essa blogueira aqui o mundo blogger agradece. rsrs beijos, Wal

Anônimo disse...

O acontecido é chocante e lamentável. Em nossos quase trinta anos de pesquisas de campo, em especial no Acre, sempre fomos acompanhados pela gentileza, receptividade, bondade e hospitalidade dos moradores do nosso interior.
Há algo de estranho neste caso e precisa ser verificado. Não creio que o estuprador/assassino, seja um dos pacatos e civilizados moradores das nossas "colonhas".
Todos estamos de luto!

Anônimo disse...

É uma pena mesmo. Uma pena que pessoas fracas como esse individuo atrapalhe, interrompa, quebre a mágica de um trabalho tão bonito, tão único como o da pesquisadora. Como um homem, forte, bruto, pode fazer mal a uma mulher, tão meiga, feminina, singela. Covarde... Infelizmente a lei do nosso país não prega nada muito justo, mas esperamos que esse troglodita pague ao máximo o ato pobre e nojento que cometeu!!! Cadeia pra ele!!!

Mais uma vez, vc à frente Altino, fazendo essa homenagem á ela, para nós de fora, tomarmos conhecimento do trabalho de nossa amiga. Que Deus a tenha e console sua família.

Superbeijo....

Ká*

Anônimo disse...

Assalta-me o mesmo sentimento exprimido pelo Alceu: não consigo ver alguém que saibamos ser dos moradores das nossa velhas 'colonhas' capaz de gesto tão terrível. Tanta vida para ser vivida destruída num gesto tão terrível, tão brutal. Vendo a fotografia dessa jovem e tomando conhecimento dos sentimentos que a moviam pelas nossas florestas, entre nossa gente, sentímo-nos feridos de morte, também, em nossa forma de ser e conviver, em nossa acreanidade sempre marcada pela solidariedade.

Anônimo disse...

Estou sem palavras. Como é triste ver que a brutalidade e monstruosidade de um ser humano consegue dar fim a algo tão belo e puro. Que Vanessa descanse em paz e com Deus!

Anônimo disse...

O link ai embaixo tinha W demais. Esse é o certo. www.umcasopoetico.blogspot.com
E, sobre a Vanessa, nem sei o que dizer...

Anônimo disse...

Sinto-me muito triste com uma notícia tão brutal destas, inacreditável, lamentável.
Que Deus abençoe e ilumine a família da jovem Vanessa, dando a eles muita força e consolo neste momento tão delicado, pois só quem passa por isso é que sabe o tamanho dessa dor.
Tenho a certeza de que ela está com Deus
Um forte abraço a toda a família dela

Anônimo disse...

Olá,
vi a ligação para este blog num comentário num jornal on-line Português. Sou Portuguesa e como para a grande maioria dos portugueses este é mais um sinal da violencia no Brasil, acredito e quero acreditar que o Brasil é mais do que violência... mas... mas em pouco tempo é o segundo assassinato (noticiado) de portugueses no brasil. isso assusta! assusta tanto que o Brasil não será para mim destino de férias ou trabalho (também eu sou investigadora e a Amazónia sempre me seduziu por todas as razões que concerteza bem conhecem melhor que eu) o que quero dizer é que por mais bonito e interessante que seja, por mais simpáticos que possam ser, o Brasil não vale o risco. a continuar assim (e nao digo que seja facil mudar) o Brasil deixará de ser um destino turistico, não só dos Portugueses como de todos... e pena, pois apesar de nao conhecer pessoalmente o brasil ja ouvi muitas descriçoes e imagino-o lindo, mas não lindo o suficiente para la perder a vida num qualquer assalto à beira da praia.. nao para ser violada e assassinada no local do meu trabalho.. é verdade que nao estamos seguros em lugar nenhum, mas ha locais mais seguros que outros... é pena!!!

Anônimo disse...

O que se passa com a segurança, nesse país? Ouço e leio histórias de crimes brutais e de corrupção policial, no Brasil, desde há anos e anos! Essas histórias vão desde as mais horríveis, mediáticas e longínquas, até às mais banais, quase encaradas com «normalidade» e próximas. Toda a gente que conheço já sentiu ou conhece alguém que sofreu um crime no Brasil, seja roubo ou assassinato (para ir de um extremo ao outro).
Uma sociedade que não consegue se auto-regular, também tem dificuldade em sobreviver.

Anônimo disse...

Estou mais uma vez chocada com estas noticias que nos chegam do pais irmão, Brasil, o vosso encantado Brasil. Tantos portugueses assassinados no brasil, de forma tão brutal tão desumana. De viagem marcada para terras de Vera Cruz, sinceramente, já pensei em desistir. É triste, muito triste. Como ficam uns pais que certamente tinham o maior orgulho da filha, receberem-na num caixão?????

Anônimo disse...

Acabo de desmarcar uma viagem para o brasil, para a amazonia! Sou Portuguesa adoro o brasil mas provavelmente não o voltarei a visitar, digo neste momento era incapaz de levar a minha filha para esse país, é que eu acima de tudo prezo muito a minha segurança e a da minha familia! Como já foi referido anteriormente, o brasil arrisca-se a que o turismo fuja para outros destinos belos e SEGUROS, coisa que (peço desculpa)voçês não conseguem garantir! Adiram à prisão prepectua, à pena capital, mas metam medo nesses filhos da mãe! Até sempre Vanessa ... até sempre brasil!

Anônimo disse...

Ontem, em um jornal televisivo, vi a história da morte da jovem pesquisadora e confesso que fiquei pasma com a violência brutal do assassino. Fiquei estarrecida como se mata alguém tão gratuitamente, principalmente alguém que estava ali para fazer o bem, somar. Pelo que li aqui no blog, ela era uma pessoa super do bem que - como fazem muitos pesquisadores - estava apenas voltada às suas pesquisas para que, com elas, alguma luz para o futuro da Amazônia fosse lançada.

Resta-nos saber se a morte dela não era do interesse de alguém, tendo em vista as questões peculiares à região. Será que suas pesquisas atingiram algum interesse?

Enfim, esperamos agora a competência das autoridades para desvendar se foi mesmo um crime comum ou algo encomendado à moda Chico Mendes. À sua família em Portugal deixo os meus sinceros pesares. A Vanessa, como epitáfio, só tenho uma coisa a dizer: até um dia, se Deus quiser!

Anônimo disse...

Olá a todos.

Sou ambientalista e sou português. Por todas as noticias que nos chegam.. é demasiado triste a morte de Vanessa Sequeira. Também pelo que vamos tomando conhecimento, a investigadora era uma pessoa admirável e desenvolvia na altura um trabalho notável em ecologia social. O seu trabalho era importantissimo na região onde foi assassinada. Foi numa região do Brasil, poderia ter sido em qualquer outro país do mundo onde existam graves problemas sociais.
Os meus sentimentos à sua família e a todos os seus amigos. Estou certo que sua morte é sentida tanto por portugueses como brasileiros.

Luis

Anônimo disse...

Uma mulher bonita, interessante e com um trabalho meritório em prole da comunidade que estudava. E é violada e assassinada por um dos habitantes dessa comunidade que será concerteza uma excepção, mas não deixa de manchar a imagem de um país que tem na violência um problema gravíssimo.
É verdade que poderia ter ocorrido em qualquer parte do mundo, mas estas situações de violência no Brasil ocorrem com demasiada frequência e prejudicam imenso a imagem e o futuro do país.
E a Amazónia necessita muito de quem a proteja dados os atentados ambientais que têm sido cometidos por gente sem escrúpulos.
Que descanse em paz a Vanessa!

Anônimo disse...

"... Na vida como na morte, representou a essência do femenino e a ingratidão de ser mulher."

Anônimo disse...

"...Na vida como na morte, representou a essência do femenino e a ingratidão de ser mulher."

Dito por Joana Borges Coutinho
no funeral da investigadora

Unknown disse...

Melhor pessoa q já conheci na minha vida até hoje lembro dela eu era bem pequena quando isso aconteceu mais até hoje eu me lembro dela chegando no seu fusquinha
VANESSA eterna Vanessa😍👏👏👏👏