quinta-feira, 7 de setembro de 2006

DIA DE QUEIMAR A PÁTRIA



7 DE SETEMBRO. Dia da Independência do Brasil. Há mais de 30 anos, são tantos os focos de queimadas de florestas e o ambiente fica tão sufocado por densa nuvem de fumaça, que costumamos dizer, aqui na Amazônia, que este é o dia de queimar a pátria. Meu neto Samuel e eu fomos conferir o ambiente nesta manhã tenebrosa.

"O que o menino vê?
Era um pedacinho do Brasil?
Não, é o homem.

Emblemática demais, Altino, essa foto. É uma síntese bem acabada de alto a baixo dessa página. Tocante!

Também aqui, em Minas Gerais, mesmo sem queimadas, o dia desde ontem é cinzento, venta, faz muito frio. O meu jambu adoeceu. Estou cuidando dele como um menino que recusa a deixar o brinquedo.

Especialmente hoje, por favor, dê um forte abraço no Samuelzinho, que obrigou meu olhar a tanta ternura e esperança. Dê um abraço em sua gente, por mim".

(
Juarez Nogueira)




Rio Branco, às 15h57, sob densa nuvem de fumaça



Vista parcial de Rio Branco, a capital do Acre, às 8h18. Os hospitais estão lotados de crianças e idosos com problemas respiratórios.



Desde a tarde de ontem, o fogo consome uma pastagem existente na Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra, no bairro onde resido, a 8 quilômetros do centro da cidade. Os bombeiros trabalharam bastante para impedir que a casa de um posseiro não fosse atingida pelo fogo.



Foto tirada às 8h30 pelo farmacêutico Rodrigo Medeiros, mostra a mesma nuvem de fumaça em Cruzeiro do Sul, a 722 quilômetros de Rio Branco, no extremo-oeste brasileiro.


MUITO FOGO

"Prezado Dr. Foster,

Como o Sr. já percebeu, começaram os grandes incêndios aqui em Plácido de Castro e nós estamos procurando mobilizar as comunidades e os parceiros da COMDEC-PC para procurarmos combater de forma eficaz esses desastres.

A prefeitura e as entidades no município, com pequenas exceções, estão se dispondo muito e temos avançado nos trabalhos, porém são muitos os focos, e agora eles estão avançando para as florestas, tornando mais difícil o combate, uma vez que também, temos uma equipe limitada quanto ao número. Como já mencionei antes, não temos um apoio total de quem tem grande e capacitado material humano, porém estamos procurando envolver a comunidade para que elas assumam também, parte da responsabilidade que lhes é devida, e estamos progredindo.

Agora, contamos também com o apoio e reforço do CBMA que está na cidade e vieram nos ajudar. A grande maioria dos incêndios veio de queima de áreas e descuido com cigarros, além de alguns casos supostamente de vingança ou má fé. Estamos fazendo o possível para minimizarmos os impactos e conter o fogo.

A semana que vem, me ausentarei do município para ir a Rio Branco fazer o curso de formação de técnico em gestão, mas na outra retornarei e continuarei os trabalhos. Enquanto estiver fora, deixarei um encarregado de coordenar e apoiar os trabalhos.

Envio em anexo umas imagens / slides do relatório que estou montando.

Um abraço.

Alarico J. L. Neto
Coordenador da COMDEC-PC"

A mensagem e as fotos foram enviadas ao pesquisador Foster Brown. Elas estão disponiveis no Forum GTP Queimadas.







MENSAGEM DE UM LEITOR DE PORTUGAL

Manuel Carvalheiro

Cumprimentos a Altino Machado para o bom trabalho e alegria sobre a actividade constante que mantém com este formidável local para esclarecimento, inclusivé quando o que há para dizer é mais triste.

O seu autodidactismo é também fruto de experiencia, sentido de oportunidade e de cultura necessárias ao Brasil a que eu chamei desbravado, apesar do inevitável sensacionalismo de que é objecto por vezes insensato e cruel.

A Amazónia tem aqui neste canto um instante de memória e vida para quem está longe e se interessa pelo seu formidável ambiente ao nível global.

O caso da pesquisadora Vanessa Cerqueira (de origem luso-germanica) foi nesse aspecto mais invulgar uma chamada de rodapé que deve permanecer emblemático, quando essa fatalidade aconteceu a menos de dois dias do Dia da Amazónia.

Que a sua beleza e integridade fiquem resguardadas do esquecimento rápido de todos nós, chocados ainda com o acontecido a esta activista universitária e que parte dos seus apontamentos possam vir a ser publicados por exemplo pela Universidade do Acre.

Relatos e fotos com detalhes da brutalidade do assassino da pesquisadora portuguesa Vanessa Sequeira estão no site Notícias da Hora.

4 comentários:

Anônimo disse...

O que o menino vê?
Era um pedacinho do Brasil?
Não, é o homem.

Emblemática demais, Altino, essa foto. É uma síntese bem acabada de alto a baixo dessa página. Tocante!

Também aqui, mesmo sem queimadas, o dia desde ontem é cinzento, venta, faz muito frio. O meu jambu adoeceu. Estou cuidando dele como um menino que recusa a deixar o brinquedo.

Especialmente hoje, por favor, dê um forte abraço no Samuelzinho, que obrigou meu olhar a tanta ternura e esperança. Dê um abraço em sua gente, por mim.

Anônimo disse...

Puxa, a foto com o menino ficou bem interessante e subliminar. Dá pra ler ao vê-la algo como: "O que essa criança terá como futuro? O pó?? Governo, atenção às queimadas!" Muito interessante o enquadramento e o pano de fundo!

Anônimo disse...

Altino, vendo estas fotos e lendo os textos postados, fico me perguntando o que significa a independência e a liberdade para os brasileiros?
Qual o significado da liberdade se a trocamos pelos interesses econômicos que estão tragando nosso futuro e o de nossos filhos?
O que significa ser independente se o amanhã se avizinha negro, estorricado?
O que significa o conceito de Pátria para esses que queimam hoje a vida que não teremos amanhã?
É com enorme tristeza que contemplo essas fotos acinzentadas pela ambição, pelo egoísmo e pela cegueira do homem.

Beijos

Anônimo disse...

Tu herdarás as cinzas.