domingo, 6 de agosto de 2006

MERCADO VELHO



O Mercado Velho de Rio Branco foi reinaugurado hoje pelo governador Jorge Viana e o prefeito Raimundo Angelim, com a presença de aproximadamente duas mil pessoas. O mercado foi inaugurado pela primeira vez em 1929, mas desapareceu do cenário, assim como a Praça da Bandeira, em decorrência da invasão por comerciantes, que tiveram o apoio de políticos do passado.

A revitalização da área central da cidade faz parte de uma estratégia de resgate histórico e cultural desencadeada pelo governo estadual. Clique em "Amor pelo Acre" para ver mais fotos.

A reinauguração coincidiu com a data do 104º aniversário da Revolução Acreana, liderada pelo coronel José Plácido de Castro, que resultou na anexação do Acre ao Brasil.

Referindo-se ao candidato a governador Márcio Bittar (PPS), mas sem citar o nome dele, Jorge Viana criticou-o duramente por apresentar Rondônia como modelo de desenvolvimento a ser seguido pelo Acre.

Viana citou a Operação Dominó, da Polícia Federal, destinada a desarticular e prender uma organização criminosa que agia em Rondônia desviando recursos públicos.

Estrangeiro
Ele disse que o Acre não vai seguir o modelo de Rondônia e qualificou Bittar de "estrangeiro". Com voz embargada e lágrimas nos olhos, declamou um trecho do Hino Acreano, para assinalar que a população acreana vai lutar contra o "estrangeiro".

- Mas se audaz estrangeiro algum dia/ Nossos brios de novo ofender/ Lutaremos com a mesma energia/ Sem recuar, sem cair, sem temer/ E ergueremos, então, destas zonas/ Um tal canto vibrante e viril/ Que será como a voz do Amazonas/ Ecoando por todo o Brasil.

No ano passado, durante a estiagem, Bittar trouxe ao Acre os governadores Blairo Maggi, do Mato Grosso, e Ivo Cassol, de Rondonia, para criticarem a florestania e defenderem a soja e a expansão da pecuária na região.

O governador disse que tem sido vítima de ofensas à sua honra e que um de seus opositores esteve durante a manhã no Mercado Velho para fazer provocações.

Corrupto e corruptor
Viana também não citou nome, mas o episódio envolveu o empresário Narciso Mendes, dono do jornal e da TV Rio Branco, que compareceu à loja do Doutor Raiz, o raizeiro mais famoso do Acre.

- Tem alguma planta boa com a qual eu possa curar Jorge Viana do mal da corrupção - indagou o empresário.

- O povo sabe que quem sofre das doenças de corrupto e corruptor é o senhor. Tenho uma planta boa, capaz de fazê-lo criar vergonha na cara e respeitar quem está reconstruindo o Acre - rebateu o Doutor.

Vários moradores antigos ficaram emocionados ao recordar a vida em Rio Branco antes da invasão do espaço do mercado e da praça. O prefeito Raimundo Angelim chorou durante o discurso e prometeu zelar pelo local.

Jorge Viana demorou mais de uma hora para conseguir deixar o local da solenidade. Centenas de pessoas se aproximaram para cumprimentá-lo, pedir autógrafo e tirar fotos ao lado dele. A seguir, os vídeos com trechos do discurso.

"Fim de cinco prostíbulos e pontos de venda de drogas"



"Doze anos de trabalho, sem férias"

4 comentários:

Anônimo disse...

o nosso Governador e o nosso prefeito sao dois homens justos que transformaram nosa cidade num canteiro de obras, isso encomoda a oposiçao e muito. PARABENS GOVERNADOR.

Anônimo disse...

Amor. É o que define tantas maravilhas (obras e programas)realizados em nossa cidade pelo Governo do Jorge Viana. Os candidados que concorrem ao governo com Binho tem tanto amor pelo nosso Estado quanto tem os que fazem a equipe do Jorge?????!!!!!!
Obviamente que NÃO. Eles já provaram isso.

Anônimo disse...

O governador precisa ser mais comedido com as palavras. Nestas eleições, apenas um dos cinco candidatos a governador é acreano. Dos três senadores, apenas tião Viana é acreano. Sibá é piauiense e Geraldinho cearense. Além disso, a maioria dos secretarios e assessores diretos de sua gestão não são acreanos. São estrangeiros.

Anônimo disse...

É uma pena que oito anos , seus, tenham passado tão rápido. Agora, será a vez do Binho. E depois os seus, dos seus. E seremos felizes para sempre... Um abraço, Leonardo.