sexta-feira, 11 de agosto de 2006

ISTO É O ACRE



Altino,

Apesar do atraso, estou lhe enviando algumas considerações e fotos do V Yawa. Voltamos, Sirlei e eu, de alma lavada após essa viagem ao povo yawanawa do Rio Gregório.

Um hiato de 20 anos nos separava dos parentes e o reencontro não poderia ser melhor. É uma emoção enorme ver todo o resgate cultural em uma comunidade indígena que, como muitas do Acre, sofreu décadas de opressão e aculturação.

Que prazer ver velhos, adultos e crianças empenhados em recuperar, manter e aprender cânticos, danças e filosofia de vida. Que bom encontrar velhos e novos amigos que comungam do mesmo ideal: Txai Terri, Ailton Krenak, Sian Kaxinawa, Perfeito Fortuna, Dionísio, Itanor.

Formidável ter a oportunidade de testemunhar a histórica aliança cultural e política com os ashaninka, que, liderados pelo secretário de Povos Indígenas, Francisco Pianko, trouxeram com o seu mistério e dignidade, os segredos da caiçuma.

Povos como os marubo, do Amazonas, e os vizinhos arara e katukina, também estavam representados. Parabéns às novas lideranças Biraci Nishikawa e Joaquim Tashka. Com o auxílio luxuoso da Laura, conduziram tão brilhantemente o evento.

Parabéns às irmãs e primeiras mulheres pajés, Kátia e Raimunda, com o misto de doçura e firmeza na concretização de seus ideais.

Parabéns aos velhos líderes Raimundo, Tatá e Yawarina cujo conhecimento agora não mais corre o risco de se perder. Parabéns, ainda, à toda a comunidade guerreira yawanawa do Rio Gregório por essa beleza de festa.

Contem sempre conosco

João Bosco Guerreiro

O Guerreiro é médico com doutorado em acupuntura. Trabalhou nas aldeias indígenas do Acre em meados dos anos 80. Mudou para São José do Rio Preto (SP), onde vive até hoje, mas quase todos os anos volta para rever os amigos e irmãos que deixou aqui. Sinto-me feliz de ter colaborado modestamente para esse reencontro dele com os verdadeiros donos das terras acreanas. É por isso que o diário britânico The Independent destacou hoje que os "índios são chave na preservação da Amazônia" e cita o povo que organiza essa festa. Recomendo que cliquem sobre as fotos para vê-las ampliadas.













2 comentários:

Anônimo disse...

Altino, adorei este tópico sobre os yawanawa. Abraços florestais da Ursa! :))

Anônimo disse...

ESTE SAITE AJUDOU MUINTO NO MEU TRABALHO