quinta-feira, 13 de julho de 2006

DA JANELA DO AVIÃO

Já estou em Manaus, mas ainda quero registrar o que vi lá do alto, durante a viagem, a partir da janela do avião. Pra começar: na realidade muita gente já queimou o que tinha que queimar em suas áreas, enquanto a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público recomenda aos governos estadual e municipais não expeçam licenças para queimadas na parte leste do Acre.

É por isso que a gente sente de vez em quando cheiro de fumaça ou vê as cinzas de folhas, trazidas pelo vento, invadirem as nossas casas. A foto foi tirada logo após a decolagem, nas imediações de Porto Acre, que está sendo preparada para ser a cidade cenográficada da minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes", de Glória Perez.

Perceberam que o topo do blog está com novo visual? Gentileza do meu amigo Pierre Dechery, 30, designer carioca. Ele se dispôs a ajustar a arte de outro amigo, o José Murilo. Dan, meu filho, gostou da mudança, mas observou que eu deveria ter trocado a foto. Argumentei que se fizesse isso alguém poderia pensar que envelheci.


Banco de areia no Rio Madeira já evidencia a intensidade da seca em Rondônia.

Cachoeira de Santo Antônio, no Rio Madeira, a menos de 10 quilômetros de Porto Velho (RO)

3 comentários:

Anônimo disse...

tirando a sacanagem da queimada e a seca do rio,parabens pela fotografia.

Anônimo disse...

Caro Altino. Parabéns pelas ricas observações. A janela do avião é um lugar especial de onde é possível fazer uma leitura parcial da Amazônia.

Anônimo disse...

Fotos bem feitas. A logomarca do blog está ótima. É Memorandum?