sexta-feira, 12 de maio de 2006

EVO MORALES AMARELOU

Deu no Jornal Nacional:

"Vinte e quatro horas depois de ameaçar a Petrobras e acirrar a crise com o Brasil, Evo Morales baixou a voz.

O presidente boliviano convocou entrevista para amenizar as declarações de ontem. E afirmou que o diálogo está aberto com o Brasil.


A única pergunta não respondida foi a respeito do Acre, que já pertenceu a Bolívia e foi anexado pelo Brasil há 103 anos.

Ontem Morales disse que o governo brasileiro teria trocado o Acre por um cavalo. Hoje ele se fez de desentendido.

- Eu não conheço nenhum Acre.

Lembrou de ser evasivo. Mas esqueceu o motivo na mesa. No bilhete passado por um assessor está escrito. “Não responder à última pergunta por causa do conteúdo”.

A valentia de Morales durou apenas um dia".

Evo Morales parece ter aprendido alguma coisa com Lula, que costuma afirmar que nunca conhece, viu ou ouviu certas coisas. Clique aqui para assistir a reportagem do Jornal Nacional.

7 comentários:

Anônimo disse...

Altino, boa noite.
Nada como um banho de realidade para fazer as coisas voltarem mais ou menos á normalidade,não acha?
Os governantes latino-americanos precisam aprender a viver neste mundo globalizado, sem radicalizar para lado nenhum.

Beijos

Anônimo disse...

A grande sorte do presidente boliviano: o povo brasileiro não é beligerante.
Somos pacíficos e temos um alto nível de tolerância.
Ele não teria coragem de fazer a mesma coisa contra a Venezuela.
Mencionar cavalos e terras acreanas, roubar a Petrobrás, agir de forma truculenta e anti-nacionalista (porque só está prejudicando o país dele), são atitutes que demonstram a fraqueza e imaturidade de um governante.
O Brasil não pode embarcar nessa. A coisa é tão absurda que já ouvi algumas teorias de conspiração, até mesmo contra o presidente brasileiro.
Trata-se de uma situação muito constrangedora para a nossa diplomacia.
Antes de usar a força, temos como proteger a dignidade brasileira com ações de endurecimento na área comercial.
Mas, o diálogo sempre é a melhor alternativa e só não será eficaz se todos os interlocutores bolivianos estiverem atacados pela insanidade.
Enquanto isso, a grande lição que os bolivianos estão nos dando é a de que eles aprenderam, finalmente, a dar valor para as coisas: o Acre vale mais que um cavalo.

Anônimo disse...

Altino, que cobertura jornalística! Os grandes jornais deveriam colocar um link para o seu blog. Parabéns e muito obrigada por tantas informações. Estou imprimindo tudo para o João. bjs

Anônimo disse...

Claro que se o blog estivesse linkado em algum grande portal de notícias, seria legal, mas eu teria que arranjar tempo para receber tantos comments carinhosos como o seu. Por enquanto, o Google vai trazendo cada dia mais gente. Apenas ontem, foram mais de 1.300 acessos. Evo Imorales ajudou. Abraçãoe voce e no João.

Anônimo disse...

Abalou, abalou e o Evo precisou voltar atrás em suas declarações. Imagina se você, eu e todos os que amam o AC aceitariam pensar em ser outro Estado. Se dívidas da Bolívia foram perdoadas há alguns anos atrás, portanto, o que dvíamos já foi pago. Está quitado!!! Eu sempre falo que os Acreanos são os verdadeiros Brasileiros tendo em vista que por opção decidiram pelo Brasil. Soberania é intocável. Admito que as riquezas naturais são deles! Mas a Petrobrás é nossa! Ainda bem que ele voltou atrás nas declarações, pois, não acho o nosso povo tão passivo assim. Parabéns Altino seu blog cada dia está melhor.

Anônimo disse...

Mangabeira Unger é um intelectual brasileiro mundialmente reconhecido por sua ampla obra; leciona na Universidade de Havard e tem participado da política nacional. Recomendo, aos leitores deste blog, a leitura de um texto, sobre esse embróglio relativo as atividade da Petrobrás na Bolivia, localizado no seguinte endereço: www.law.harvard.edu/unger

Anônimo disse...

Êta governo incompetente esse governo de Lula!! Uma coisa é certa, se fosse o contrário, com certeza Morales que vem brigando bem para defender seu país, iria exigir do Governo Brasileiro que cumprisse o contrato. Mas Lula, assim não o faz, e prefere ceder a nossos visinhos que sempre reclamam e ganham. Assim é Argentina, assim é Bolívia. O Brasil não deveria ter cedido, e deveria por direito legal, exigir que a Bolívia respeitasse o contrato, como assim o Brasil o respeitou no inicio, onde pagava até pelo que não usava conforme obrigava a clausula do contrato. Lula tem sido muito benevolente e bonzinho com nossos visinhos, ao ponto de até comprometer o social deste Brasil.

Segundo imprensa da Bolívia, O Evo Morales chega ao seu país sobre idolatrarão de ter vencido Lula.
Eve Morales agora pousa mais uma vez de forte e habilidoso por ter conseguido sem muito esforço, uma grande vitória sobre o Governo Lula.
Na verdade não condeno o presidente Evo Morales, mas condeno o Presidente Lula o qual es incompetente por não saber defender nossos direitos como assim tão bem faz os presidentes dos países visinhos que no Governo Lula tem ganhado todas contra o Brasil.
Depois dizem que é USA que nos torna submisso a outros Países.
Pelo que vejo, Lula é que estar nos levando a isso, e pior para se tornar submisso de países pequenos.
Lula favorece países visinhos as nossas custas.

Ângelo Duarte
Universitário 23 Anos
Rio de Janeiro