terça-feira, 7 de março de 2006

VEKUSHAKI

Como amanheci mais velho, concedo-me o direito de imitar meu nobre amigo Toinho Alves, que está sempre muito ocupado consigo: estou aqui de passagem, com trabalhos pendentes, liberei alguns comentários e omiti umas tantas respostas.

Estou realmente sem pressa após a cerimônia do vekushaki com a qual as pajés Raimunda Putani e Kátia Hushahu presentearam-me na alvorada. Não creio que possa existir uma terra tão abençoada quanto o Acre e seu povo, com seus incensos, cantos, palavras e alta magia.

O primeiro efeito do vekushaki foi o reaparecimento da velha amiga Francis Mary, a poetisa Bruxinha, que vive em Brasília. Até deu tempo trocarmos as seguinte mensagens:

- Altino, estou adorando seu blog. Bem acreano e universal. Saudades do Chico Pop. Ando espalhando a poesia acreana nos saraus e bares de Brasília. Logo, envio umas novas para você. Ainda vou passar mais dois anos aqui. Mas em junho vou por aí. Um beijo na Kátia e na família. Beijão. Bruxinha.

- Bruxinha, há quanto tempo, hein? Sua mensagem está sendo interpretada por mim como o "parabéns pra você", pois estou fazendo 43 aninhos hoje. Nem pude comparecer ao enterro de nosso amigo Chico Pop, pois fiquei sabendo da viagem dele apenas no final da tarde. Passar mais dois anos aí é tempo demais, mas sei que você sabe lidar bem com Brasilía. Então fica marcado a gente se encontrar em junho, ao pé de uma fogueirona de lenha. Mas não demore mais de um dia para enviar os poemas ao blog.

- Altino, que legal - coisas do astral. Desejo que, cada vez mais, você seja essa pessoa maravilhosa que é, sempre na luz dos seus mestres, que ensinam o amor e a humildade. Assim, filho da Rainha da Floresta, carregando seu cabedal, como uma laranjeira carregada de laranjas boas. Que a felicidade povoe cada momento de seu viver. Imprimi a matéria com as pajés e sobre a ayahuasca. Já que estou longe, essas informações me servem como fonte de inspiração e felicidade por ver que somos uma tribo mágica. Com carinho. Bruxinha.

Dêem-me licença que vou voltar para seguir a dieta que terei que cumprir durante o dia: centrar mais em mim, não comer doce, abstinência sexual, evitar burburinho e não contar piada.

É um "previlégio" ser acreano.

Edna Yawanawá: Poxa Altino, meus parabens, que esse dia possa ser cheio de surpresas pra vc, que a bencao de nossoas pajes seja como a bencao de Deus em sua vida, pra te iluminar e te mostrar novos caminhos. Parabens, hoje e dia de voce pensar em voce, fazer uma reflexao do bem, de sua familia e principalmente que voce esta aqui com uma missao. Nao escute burburios, nao aceite insultos, ouca musica instrumental indigena, veja a floresta, tome banho em agua limpa e pense que voce e livre e sempre sera. Sua inteligencia nao te foi te dada de qualquer jeito. Infelizmente existem invejas, ambicoes, coisas de gente ruim que so deseja o mal aos outros, voce procure ser justo, amigo, fiel, leal aos seus principios e nunca fuja da verdade, encare a realidade. Voce vive num mundo, num Estade e numa cidade multicultural, saiba amar isso, conhecendo de verdade quem somos, qual e nossa historia, publique a paz, a novidade, o alegre, a saudade, o amor, a amizade, quando preciso, publique guerra sem medo, desafios, e busque depois a solucao...publique o diferente, o que ninguem nunca viu ou ouviu...surpreenda com sua magia de ir onde ninguem mais vai, nao copie, seja sempre novo, autentico, busque a verdade, so a verdade. Nao acredite, quem cala nao consente, apenas evita a guerra. Nao responda, sofra o dano de ser bom,otimo e invejado no que faz. Com todo carinho Edna Yawanawa

8 comentários:

Anônimo disse...

Poxa Altino, meus parabens, que esse dia possa ser cheio de surpresas pra vc, que a bencao de nossoas pajes seja como a bencao de Deus em sua vida, pra te iluminar e te mostrar novos caminhos. Parabens, hoje e dia de voce pensar em voce, fazer uma reflexao do bem, de sua familia e principalmente que voce esta aqui com uma missao. Nao escute burburios, nao aceite insultos, ouca musica instrumental indigena, veja a floresta, tome banho em agua limpa e pense que voce e livre e sempre sera. Sua inteligencia nao te foi te dada de qualquer jeito. Infelizmente existem invejas, ambicoes, coisas de gente ruim que so deseja o mal aos outros, voce procure ser justo, amigo, fiel, leal aos seus principios e nunca fuja da verdade, encare a realidade. Voce vive num mundo, num Estade e numa cidade multicural, saiba amar isso, conhecendo de verdade quem somos, qual e nossa historia, publique a paz, a novidade, o alegre, a saudade, o amor, a amizade, quando preciso, publique guerra sem medo, desafios, e busque depois a solucao...publique o diferente, o que ninguem nunca viu ou ouviu...surpreenda com sua magia de ir onde ninguem mais vai, nao copie, seja sempre novo, autentico, busque a verdade, so a verdade. Nao acredite, quem cala nao consente, apenas evita a guerra. Nao responda, sofra o dano de ser bom,otimo e invejado no que faz. Com todo carinho Edna Yawanawa

Anônimo disse...

Parabéns, mano. E se meu presente foi o incentivo para te ocupares contigo, fico contente. Espero que mergulhes fundo nesse mar interior e descubras tesouros que os piratas jamais alcançarão.

Anônimo disse...

Amigo,
Que o seu maior e melhor presente seja essa sensível confirmação de que o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Assim como Pessoa nos escreveu um dia, é justamente por isso que existem momentos inesquecíveis e pessoas incomparáveis. Reconheça-se, portanto, como uma pessoa incomparável e cativadora de momentos inesquecíveis.
Um grande abraço de feliz aniversário!
Letícia Mamed.

Anônimo disse...

Poxa Altino, vc é novinho! auguri nn

Anônimo disse...

sim, NN. Bem mais que o Toinho.

Anônimo disse...

Parabéns Altino. Que as luzes do dia e as luzes da noite estejam com você. Nossa você é novinho mesmo se lembrar o que já escreveu e viveu sua vida parece ser mais. Um abraço.

Anônimo disse...

Ei, Altino! desculpe o meu atraso paulistano. Foi o trânsito, sabe como é: engarrafamento, alagamento, essas desculpas que colam naquela terra. Te desejo um feliz novo ano em sua vida que, pelo jeito, começou muito bem.

Anônimo disse...

Altino, também vim aqui te parabenizar pelo teu aniversário. Só agora li a mensagem e fiquei encantada com as palavras da Edna. Senti-me dentro delas, navegando um barquinho aqui e ali, parando numa curva de reflexão, remando mais um pouquinho, pensando ainda mais. É tão bonito querer bem. Que Deus te presenteie sempre e mais com amigos assim. Ah! Parabéns também pelo teu trabalho aqui no blog. Venho sempre, apesar de quase nunca comentar. Tenho uma certa reverência pelas coisas que conheço pouco.