quarta-feira, 1 de março de 2006

HÉLIO MELO NA BIENAL

Já está em Rio Branco o produtor cultural Bartolomeo Gelpi (foto), da Fundação Bienal de São Paulo, a instituição que promove as Bienais Internacionais de Arte e de Arquitetura de São Paulo, além de representações brasileiras em Bienais de outros paises. O Acre será destaque na próxima edição da Bienal, de 7 de outubro a 17 de dezembro, cujo tema é "Como Viver Junto". A abordagem se dará através de uma exposição do pintor Hélio Melo e do trabalho de três artistas estrangeiros que passarão por um período de residência de um a três meses no Acre.

Os artistas desenvolverão trabalhos a ser expostos na Bienal, estabelecendo intercâmbio cultural com as instituições locais através de atividades (oficinas e palestras).

Pessoas e instituições podem oferecer apoio ao trabalho de Bertolomeo Gelpi. Ele veio ao Acre para catalogar obras do pintor acreano que poderão ser selecionadas para exposição na Bienal.

Ninguém retratou tão bem a paisagem acreana e o cotidiano do homem na floresta como Hélio Melo, que também era músico autodidata, compositor de choros, valsas e marchas.


Sua técnica consistia em usar nanquim e tintas naturais sobre papel cartão. A tinta era elaborada pelo próprio artista, mediante a extração de sumo de folhas vegetais.

É possível que as obras de Hélio Melo se tornem mais valorizadas no mercado de artes após exposição na Bienal. Quem possui obras dele pode telefonar ao produtor cultural, que está hospedado no Hotel Inácio. O fone é 3223-6397.

Assista (abaixo) a entrevista com Bartolomeo Gelpi.

Nenhum comentário: