terça-feira, 31 de janeiro de 2006

PIRARUCU

Oi Altino!

Como está? Estive ausente nos últimos dias, pois o jornal agora me toma bastante tempo. Claro que tudo piora com a aproximação das eleições.

Tenho uma boa notícia: cerca de três mil pescadores vão capturar 17.528 pirarucus dentro do programa de manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Reserva Extrativista Uati-Paraná, no médio Solimões. É a maior captura já autorizada pelo Ibama.

Piraruru é o maior peixe de água doce da bacia hidrográfica da Amazônia, além de tradicionalíssimo nos pratos regionais.

No total, a captura deve ocorrer em 140 lagos, num volume de 770 toneladas de pirarucu. Vale lembrar que o resultado é trabalho dos ribeirinhos e não de programas governamentais.

Sei que na região do município de Mal. Thaumaturgo, aí no Acre, a comunidade se prepara para trabalhar o manejo de pesca. Estive no lago São Francisco, acompanhando técnicos da Seater, onde os pescadores do local já contavam 70 pirarucus.

O trabalho em Mamirauá também começou pequeno e hoje é exemplo para toda a região. Espero que a iniciativa da comunidade São Francisco seja tão bem sucedida quanto a de Mamirauá.

Forte abraço

Michelle Portela
Manaus (AM)

Nenhum comentário: