sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

MOVIMENTO MAP EM PALÁCIO


Cientistas e pesquisadores do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Região MAP (Madre de Dios, Acre e Pando), no Peru, Brasil e Bolívia, respectivamente, passaram a manhã reunidos no Palácio Rio Branco com o governador Jorge Viana.

O grupo buscava definir estratégias para pleitearem U$ 30 milhões para o financiamento de ações capazes de minimizar os impactos socioambientais decorrentes da construção da Estrada do Pacífico.


Estão previstos para a região três mega-investimentos quase simultâneos, que são considerados como os principais desafios do movimento MAP:

1) Estradas

* Interoceanica – Rio Branco – Puerto Maldonado – Pacifico – U$ 179 milhoes.
* Guayamirim-Yucumo, Bolivia – U$ 195 milhoes.
* Pucallpa- Cruzeiro do Sul – Rio Branco.

2) Hidroelétricas

* Complexo Madeireira - U$ 5.5 bilhoes.

3) Agricultura mecanizada

A iniciativa MAP é um movimento solidário de grande escala de cidadãos livres e independentes dos três países, tendo como metas desenvolver estratégias para reduzir a pobreza e conservar a natureza na Amazônia Sul-Ocidental através de ações concretas de curto, médio e longo prazos, integrando os movimentos sociais, governos e ONG’s.

Esse movimento social percebeu que o desenvolvimento regional vai depender da colaboração com pessoas e instituições nos outros países.

- O MAP é dinâmico e está evoluindo rapidamente, às vezes rápido demais para que o acompanhemos - afirma Irving Foster Brown, Ph.D. em Geoquímica pela Northwestern University (Estados Unidos). Ele Desenvolve estudos nas áreas de Dinâmica do Uso da Terra e Florestas, Gerenciamento e Educação relacionados a Recursos Naturais e Mudanças Globais. Atualmente, desenvolve suas pesquisas no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre.

O MAP não é um movimento institucional, não é um movimento político, não procura converter-se numa instituição, não procura substituir, nem deslocar organizações existentes.

- A história recente deste movimento começou em junho de 1999 num encontro, em Rio Branco, de representantes de universidades regionais, CNPq, MCT, etc. Um resultado desse encontro foi a declaração de Rio Branco sobre mudanças globais. Uma das recomendações da declaração foi melhorar a colaboração entre pessoas e instituições dos três países - acrescenta Brown.

Dado os impactos da globalização, mudanças ambientais globais e a aceleração de grandes obras de infra-estrutura que estão acontecendo na Região MAP, os desafios para reduzir a pobreza e conservar a natureza exigem reavaliação das ações e dos modelos de gestão participativos de projetos e interação desses atores sociais.

O MAP mantém um excelente site atualizado. Mais informações sobre o movimento podem ser obtidas clicando aqui.

Em tempo: o Palácio Rio Branco, sede do Governo do Acre, é o único no mundo cujos móveis foram fabricados com madeira certificada. A mesa que serviu para a reunião de hoje, em cerejeira, foi planejada e montada ao lado do "salão nobre", a pedido de Jorge Viana, com tamanho suficiente para impedir que seja saqueada futuramente, como aconteceu com todo o patrimônio do ambiente. Apenas o lustre foi deixado pelas equipes dos ex-governadores. Antes de ser reformado pelo atual governo, o prédio estava abandonado porque chovia dentro e brotavam cogumelos entre o carpete e as paredes. Eu vi.

Nenhum comentário: