sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

HISTÓRIA DO ACRE



A HERÓICA E DESPREZADA BATALHA DA BORRACHA


Por Marcus Vinícius Neves (*)


Sem ter sido um episódio propriamente militar, a tentativa de ampliar dramaticamente a produção brasileira de borracha foi um projeto governamental que recebeu apoio técnico e financeiro dos norte-americanos em guerra contra o eixo Roma, Berlim e Tóquio. Os nordestinos recrutados para trabalhar nos seringais foram chamados de "soldados da borracha", mas jamais receberam soldo nem medalhas.


De repente, em plena Segunda Guerra, os japoneses cortaram o fornecimento de borracha para os Estados Unidos. Como resultado, milhares de brasileiros do Nordeste foram enviados para os seringais amazônicos, em nome da luta contra o nazismo. Essa foi a Batalha da Borracha, um capítulo obscuro e sem glória do nosso passado, ainda vivo na memória dos últimos e ainda abandonados sobreviventes.

No final de 1941, os países aliados viam o esforço de guerra consumir rapidamente seus estoques de matérias-primas estratégicas. E nenhum caso era mais alarmante do que o da borracha. A entrada do Japão no conflito determinou o bloqueio definitivo dos produtores asiáticos de borracha. Já no princípio de 1942, o Japão controlava mais de 97% das regiões produtoras do Pacífico, tornando crítica a disponibilidade do produto para a indústria bélica dos aliados.


A conjunção desses acontecimentos deu origem no Brasil à quase desconhecida Batalha da Borracha. Uma história de imensos sacrifícios para milhares de trabalhadores que foram para a Amazônia e que, em função do estado de guerra, receberam inicialmente um tratamento semelhante ao dos soldados. Mas, ao final, o saldo foi muito diferente: dos 20 mil combatentes na Itália, morreram apenas 454. Entre os quase 60 mil soldados da borracha, porém, cerca da metade desapareceu na selva amazônica.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom material, Altino.

Feliz 2006.

Abraço,

Tuffani

Anônimo disse...

Bom material, Altino.

Feliz 2006.

Abraço,

Tuffani

Anônimo disse...

Belíssima matéria! Esse país é uma triste e injusta loucura!

Anônimo disse...

Otima iniciativa, Altino. Aprendi muito... Em janeiro, aqui no instituto, o tema vai ser "e a cobra fumou", tentativa de resgastar a participaçao brasileira na liberaçao da Italia das forças nazifascistas. A gente conhece tampouco da nossa historia...Feliz 2006!nn pax et bonum

Anônimo disse...

seu trabalho e muito bom e acaba nos trasendo informacoes obscuras sobre o passado de nosso estado e de um ciclo que fez tantas pessoas migraren para o acre.suas informacoes sao muito precisas obrigada por publica seus achados.

HistóriaOffline disse...

Olá, alguem poderia dizer como faço para entrar em contato com Sr. Marcus?

se souber mandar um email para mim
administracao@historiaoffline.com
ou
bloghistoriaoffline.com

http://www.historiaoffline.com/