quarta-feira, 30 de novembro de 2005

MAIS DO MESMO ERRO

Já não se usa mais o comando CTRL C + CTRL V como antigamente.

Embora tenha cometido um erro crasso - trocou comportas por compotas -, a editoria do jornal Página 20 publicou hoje uma notinha na qual praticamente
culpa o teclado.

O erro foi apelidado de "erro de digitação". Use o teclado para perceber a mecânica do tal "erro de digitação". Fica evidente que o erro foi de concepção, mas o editor Tião Vítor afirma:


- Um erro de digitação passou despercebido pela revisão e pela editoria na edição de ontem, quando tratou da entrevista concedida pelo senador Tião Viana (PT-AC) ao Jornal do Brasil no domingo, analisando a conjuntura política nacional. Na capa do jornal e nas páginas 4 e 5 foi atribuída ao petista a seguinte frase: “As compotas da crise já foram todas abertas”. A afirmação do senador foi: “As comportas da crise já foram todas abertas”. Ao senador e aos leitores, nossas desculpas.

Ora, ora. Não foi "quando tratou", mas quando copiou a entrevista. Além disso, custava ter dito, logo no começo: "erramos", em vez de um tal erro de digitação? Erro é erro. É uma virtude admiti-lo, mas um horror tentar justificá-lo.

São detalhes que o leitor percebe e se sente lesado. É esse o nosso jornalismo trivial. Podemos não ter o pão de cada dia, mas o circo está garantido.

2 comentários:

Anônimo disse...

estou surpreendida, a culpa é minha? mas quem falou em culpa? ainda não entendi muito deste blog, o que acho bom é a sua preocupação para com a amazónia e sua desflorestação, todo o mundo sabe dos crimes ambientais que se fazem por aí, espero que a sua voz faça diferença. quanto á sua candidatura, essa já é outra conversa, mas como jornalista, devia saber que o que nunca se deve fazer é controlar os meios de informação, temer isso é um caminho para a ditadura...não me quero alargar, mas acho que está um pouco baralhado em questão de principios de liberdade. sofialisboa

Anônimo disse...

Cara Sofia, pegaste o bonde andando e já queres sentar na janela. O post que ainda te revolve as entranhas foi ironia, ou "fuleragi" do Altino, como se diz por aqui. No que se refere à crítica que é feita vez por outra aqui, esta também tem seus toques de ironia, mas quase sempre com base na falta de qualidade jornalística dos periódicos que têm circulação nesta capital de quase 300 mil pessoas e com um número muito maior de meios de comunicação do que seria necessário, até porque a grande maioria se repete, não inova, não se transforma, não forma e nem informa, mas, infelizmente, quase sempre deforma.