sábado, 19 de novembro de 2005

ARQUIVOS SECRETOS

O nome do ex-deputado Wilde Viana das Neves, pai do governador Jorge Viana e do senador Tião Viana, está na lista de 28.555 nomes citados nos documentos dos extintos Serviço Nacional de Informação (SNI), Conselho de Segurança Nacional (CSN) e Comissão Geral de Investigação (CGI).

Na lista aparecem ainda os nomes dos ex-governadores José Augusto de Araújo (falecido), Jorge Kalume e Joaquim Falcão Macedo, tio de Jorge e Tião Viana, além do ex-deputado Nosser Almeida Tobu. Jorge Kalume, Wilde Viana, Joaquim Macedo e Nosser Almeida foram aliados do regime militar no Acre.

Outros nomes da lista são dos advogados e jornalistas Foch Jardim e Rufino Farias Vieira, ambos falecidos. Rufino Vieira, pai do jornalista Antonio Alves, chegou a ser preso logo após o golpe militar, quando o capitão Edgard Pereira de Cerqueira tomou de José Augusto de Araújo o Palácio Rio Branco, sede do governo do Acre.

Não tive paciência para procurar mais, mas certamente deve existir mais nomes de personalidades acreanas citadas nos arquivos secretos, que terão de ser colocados à disposição do público até o dia 31 de dezembro.

O blog do jornalista Fernando Rodrigues revela que uma edição extra do “Diário Oficial da União” trouxe neste sábado (embora com data de sexta-feira) decreto importante do presidente Lula: todos os documentos guardados em sigilo no âmbito do governo federal terão de ser colocados à disposição do público até o dia 31 de dezembro de 2005, no Arquivo Nacional, no Rio.

O jornalista assinala que "o Brasil continua sem uma lei ampla de direito de acesso a informações públicas. Mas esse decreto de Lula ajuda a jogar um pouco de luz sobre o problema". Para ter acesso à lista de 28.555 nomes citados nos documentos da CGI, clique aqui (somente para assinantes do UOL).

- Quanto mais pessoas pedirem acesso aos documentos, mais aumentará a pressão para que o Brasil tenha, algum dia, uma lei mais apropriada para acesso a todos os documentos públicos - afinal, 57 países já têm - afirma Fernando Rodrigues.

Comentário do agrônomo Mauro Ribeiro, secretário de Agropecuária do Acre:

- Da lista se depreende que o regime militar espionava até seus próprios colaboradores, além, é óbvio, dos que eram contra. Acho que nessas horas, deveria bater arrependimento nos que lamberam botas e não serviam!! Pra estimular outros curiosos, andei pescando mais alguns dos nossos: José Rui Lino [ex-governador], Adel Derze [militar da extinta Guarda Territoral], Adonay Santos [empresário, falecido], Alberto Felicio Abraão [empresário, falecido]. Quem vê mais?

Um comentário:

Anônimo disse...

Da lista se depreende que o regime militar espionava até seus próprios colaboradores, além, é óbvio dos que eram contra. Acho que nessas horas, deveria bater arrependimento nos que lamberam botas... e não serviam!!
Pra estimular outros curiosos, andei pescando mais alguns dos nossos:José Rui Lino, Adel Derze, Adonay Santos, Alberto Felicio Abraão...quem vê mais?