sexta-feira, 20 de maio de 2005

REVÉS POLÍTICO

Recorde de desmatamento leva PV a deixar base

Isabel Braga

No rastro da desarticulação da base e da conseqüente ameaça de instalação de uma CPI, o governo sofreu ontem mais um revés: a bancada do PV formalizou sua saída da base. A bancada já vinha votando contra a orientação do governo, mas alega que o que deflagrou a decisão foi a divulgação do índice oficial de desmatamento na Amazônia entre agosto de 2003 e agosto de 2004, o segundo maior da História.

— Não foi uma gota d’água. Foi um oceano, foram os 26.130 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia e todo o retrocesso na política ambiental — disse o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).

O PV é o terceiro partido de esquerda, depois de PDT e PPS, a retirar o apoio formal ao governo, optando pela posição de independência. Os sete deputados do PV assinaram nota afirmando que por 28 meses colaboraram com o governo à espera do cumprimento do programa ambiental, o que não ocorreu. Eles listam como fatores do rompimento a liberação da importação de pneus usados, a legalização dos transgênicos, o projeto de transposição do Rio São Francisco, a política industrial equivocada no Pantanal e a ausência de uma política indigenista. Os deputados também acusaram o governo de desprezar a colaboração da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

— É uma posição de reforço à ministra Marina, que está completamente isolada, e um protesto pela forma como a política ambiental está sendo escanteada no governo Lula — disse Edson Duarte (PV-BA).

Os verdes deixaram claro que querem ter liberdade de apoiar iniciativas como a CPI dos Correios. O líder do PV, deputado Marcelo Ortiz (SP), disse não ver problemas em relação à situação do ministro Gilberto Gil (Cultura) porque se trata de uma escolha de Lula e não de uma indicação do PV. Ortiz frisou que é uma decisão da bancada e que a executiva do partido se reúne amanhã para discutir o afastamento.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: