quinta-feira, 5 de maio de 2005

CAROLINA ARAÚJO

Olá Alberto Lima e Fares Feghali,


1) As árvores estão morrendo ou não? Se estão, pelos motivos expostos no texto comentado, digo e repito que é estupidez, burrice, egoísmo. Se não estão, os conhecimentos de Marketing do empresário e bioquímico PhD em Paris o farão saber que as árvores poderão ser usadas como atrativos para seu negócio, como também a visibilidade que essas reportagens (injustas ou não!) ofereceram ao estabelecimento.


2) As árvores não têm nada a ver com a favela ao lado do rio, se é que eu entendo um pouco de biologia e de ecologia humana. Tampouco têm a ver com a violência e impunidade tratada por Marie Feghali (quando menciona o assalto de que foram vítimas) e que merece uma atenção e um tratamento especiais e não se restringem aos limites geográficos do Acre causando muitos prejuízos irreparáveis no Brasil todo.


3) Ah! Um blog é um espaço democrático de expressão popular. Não precisa de credenciais para se manifestar, não.


4) Nem é preciso nascer no Acre ou conhecer o cotidiano da vida acreana para admirar essa terra e a força com que os acreanos lutam para escolher os rumos do seu desenvolvimento, o que não se pretende alcançar através de unanimidade de opiniões, mas por uma convergência de interesses múltiplos.


5) Pude perceber que há vários assuntos sendo discutidos a partir da publicação desta reportagem, sobre os quais eu sequer teci algum comentário. Somente comentei ser um absurdo, ato de egoísmo, irresponsabilidade e estupidez: matar árvores centenárias que poderiam estar contribuindo muito mais do que prejudicando a paisagem da cidade e o conforto de clientes de uma estabelecimento comercial. Esse comentário, qualquer pessoa em sã consciência e com o mínimo de espírito comunitário poderia fazê-lo. Suposições, quanto à índole do Sr. Feghali em pessoa ou à veracidade das informações, não entraram no meu texto. Aliás, eu escrevi para o blog do Altino e comento sempre os textos escritos por ele, sem a menor pretensão de fazer uma pesquisa de investigação sobre a realidade dos fatos expostos aqui.


6) Respondendo ao Sr. Fares Feghali, desconheço a data em que o estabelecimento de sei pai foi aberto e isso não altera o meu comentário. Não sei quem envenenou as árvores e deixo isso para a justiça apurar. Mas você há de convir comigo, especialmente por viver diante dessas mangueiras, que matá-las não é uma ato sábio e muito menos politicamente correto .Assim, ao reler meu comentário, verá que as minhas críticas se dirigem àquele que atentou contra a vida das mangueira, sem qualquer alusão direta a seu pai. Minha discussão paira sobre a estupidez de se retirar árvores seculares sem avaliar o valor que essas têm para a população e os malefícios diretos que isso pode trazer para o próprio comércio local e as críticas poderiam até mesmo ser estender a todos aqueles que nada fizeram para proteger as árvores.


7) Ah! Será que você, Lima, acertou ao dizer que desconheço sobre Marketing? Qual será a minha formação?

P.S.: Só completando o meu comentario, Altino(que voce publicou mesmo antes de eu conseguir posta-lo no blog), coloque aí o meu e-mail para que nao voltem a me pedir para eu não assinar o que escrevo: Carolina Lopes Araújo

7 comentários:

Anônimo disse...

So completando o meu comentario, Altino(que voce publicou mesmo antes de eu conseguir posta-lo no blog), coloque ai o meu e-mail para que nao voltem a me pedir para eu nao assinar o que escrevo: carolinalopesaraujo@hotmail.com

Aleta disse...

Pelo que me consta da leitura do fato Toni Feghali ainda vai ser indiciado e no atual momento é apenas suspeito. Não estamos falando aqui em culpados e acho que nem é esta a finalidade! Acredito que está mídia (internet/blog) por ser interativa tem como sua principal função instigar o debate e a opinião das pessoas. Lembremos do artigo 5º, inciso IV da constituição federal que diz: "IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;" em suma que temos liberdade de expressão! Tem alguém aqui que se expressou no anonimato para infringir o tal artigo?
Ainda acredito viver em um país democrático onde questões de direito ou mérito de "processos/acusações" se resolvem na justiça. Altino como um excelente jornalista, fez o seu papel em divulgar a notícia. Tomando todo o cuidado possível em "não condenar o suspeito", como já disse acima é SUSPEITO e por enquanto não é culpado.
Agora cabe a nós a reflexão deste fato. Ao colega Alexandre Viana (comentário post anterior) apenas deu a sua representação de indignação com o fato, tal fato que eu mesma não sendo natural do Acre e morando a tão pouco tempo aqui, me indignei. É a expressão de primeiro momento, é natural. Natural após ler uma matéria publicada e querer se expressar em defesa de nossos ideais ou convicções.
Lembro-me muito bem do primeiro dia que cheguei em Rio Branco e o primeiro marco da cidade em minha cabeça, a GAMELEIRA/CENTRO HISTÓRICO com as suas plantas.
Confesso que me entristece muito em saber que elas vão morrer, e eu não sou bairrista, e por sua vez não possuo xenofobia, pois nesta terra ainda sou uma estrangeira querendo me naturalizar (se é possível usar esta expressão, já que estou a tão pouco tempo aqui) e sendo recebida com um enorme carinho pelos acreanos.
Então levar ao cunho de agressões os comentários e de DIFAMAÇÃO é um caso tão ou mais grave que o próprio envenenamento. Todo mundo quer o progresso, mas ninguém quer progresso aliado à destruição de patrimônios históricos. Afinal de contas o progresso só existe pela existência da própria história.
Acredito que o caso de expressar pessoalmente ao autor (suspeito de ter praticado o ato de envenamento) no meu ponto de vista e na minha índole ética seja verídico, depois que o suspeito seja absolvido ou condenado.
Por enquanto são só “suposições” e “indícios”. Não conheço o tal proprietário (Feghali) e muito menos o seu estabelecimento (que por ironia do destino teria marcado de conhecer neste sábado), mas também tempos que relevar que ele merece respeito (aliás alguém está o desrespeitando aqui? ou apenas estamos expressando uma opinião?), desde que ele se faça ser respeitado e se realmente for considerado culpado não tem como exigir respeito, pois se ele não respeita a terra que diz amar que vive quem é que vai respeitar?

Anônimo disse...

Astronauta de Mármore...
Como a coisa ainda está em apuração não vou me pronunciar definitivamente...rsss... mas independente de ter sido a mando ou não do Feghali, quero propor que após o julgamento enviem esse assassino de árvores inocentes para uma lua aqui de Saturno, para ele ver o que é bom viver numa terra sem árvores.......rsss... só que tem que ser outra lua, qua não a minha...rssssssss...rss... Agora Altino, não pode aí estar havendo uma injustiça? Será que estão confundindo o Feghali com aqueles beduínos do deserto... e achando que por isso ele é o principal suspeito, porque não gostaria de árvores e sim de muita areia...?rssss...rss... mas falando muito sério, as coisas estão mudando... o respeito à vida... imagine o cara ir preso porque assassinou dois ou "três pés de pau"...rssss...para aprender a respeitar a vida e a história da sua comunidade...rss... e ficar conhecido como o psicopata arvorífico...rssss... e ficar tão traumatizado quando sair da cadeia, que não vai querer comer nem uma maçã, uma banana...rss... e ter medo de ficar na sombra de uma árvore...rsss... lá no sul tem três caras sendo processados por matarem uma cadela... será que estamos evoluindo assim tão rápido no respeito à vida...??? tomara...

O Malfazejo disse...

O assunto é importante, espinhoso e delicado (a reputação de um cidadão até aqui inocente). Releiam os posts do Altino e se atenham aos cuidados que ele teve. A função do jornalista é reproduzir, contar o que está acontecendo. Se houve um crime ambiental, e se há um suspeito, por que não se pode divulgar isto?!

Os defensores do Toni estão o atrapalhando em vez de ajudar. Atacam a competência do jornalista, seu caráter, usam a formação acadêmica do pai e um assalto que nada tem a ver com a história para defendê-lo de uma acusação tão simples.

Vamos "desinflamar" a discussão e evitar cair nessa vala tão atraente da discussão agressiva pela Internet, apenas porque podemos falar o que bem quisermos sem encarar o outro.

Condeno a iniciativa irresponsável e precipitada do site que sugere o boicote à choperia do doutor.

E, mais uma vez, parabéns, "jornalista" Altino Machado, pela coragem, pela sobriedade e pela coerência com que trata de assuntos tão "perigosos".

Anônimo disse...

Declaração a quem interessar possa .

A família de Tony Feghali, orientada pelos seus advogados decidiu que, à partir desse momento não responderá mais a nenhuma provocação e não entrará mais em nenhuma polêmica usando meio de comunicação de nenhum tipo.
Àqueles que querem emitir juízo de valor ao nosso respeito, servindo assim de massa de manobra, às vezes desinformada, às vezes consciente e coninvente com uma perseguição que já vem durando 4 anos, pedimos que tenham a honra e a coragem de se identificar .
A nossa resposta aos injuriadores, caluniadores e difamadores será por via judicial. Na ausência de identificação (por falta de honra ou de coragem) acionaremos os meios de comunicação, sejam eles blogs, jornais, sites, ou outro meio de qualquer natureza que seja .
.Sem nada mais a declarar temos a absoluta certeza que a justiça prevalecerá.

Anônimo disse...

Grande Aleta, matou a cobra e mostrou a linda cara

Anônimo disse...

"Em dezembro de 1882, à sombra de uma árvore acampou o corajoso desbravador Neutel Maia. Nesse local, numa curva do Rio Acre, o desbravador nordestino, fundou o Seringal Volta da Empresa"

Espero que alguém ajude a conservar esta!

Uma árvore não é valor para poucos masss para muitos sim.