quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005

O SEGREDO DE KAROLLINE


Adolescente anoréxica declara morbidez em blog

A universitária Karolline, 17, de Rio Branco, faz parte de uma legião de adolescentes que escrevem blogs, participam de discussões e criam comunidades dedicados à bulimia e à anorexia.

Mesmo magras, as meninas que sofrem de anorexia se sentem gordas e não comem. As garotas com bulimia têm episódios de compulsão alimentar seguidos de culpa. Elas se declaram "ana" e "mia", que são expressões para designar anorexia e bulimia.

Karolline aceitou ser entrevistada sob a condição de que não revelasse o endereço do blog no qual compartilha a busca por um “corpo perfeito”. Os pais dela, como os de outras adolescentes, não sabem da existência do diário virtual nem do que ela fez e faz para manter a forma física.

Algumas garotas chegam a optar pelo suicídio lento e gradual, como Last Angel, que criou o blog para contar vitórias e derrotas. ”Como é sofrida a vida de uma ana”.

Karolline tem 1,60m de altura. Pesava 78 kg, mas depois de 302 dias chegou aos atuais 53 kg. Ela aprendeu a “miar” no blog de Ana Blood Tears, não “miava”” há quatro meses, mas a última vez aconteceu no aeroporto de Brasília, durante viagem de férias com a família. “Me excedi na comida do avião”.

Já existe até quem queira proibir a existência desses blogs na internet, mas essa hipótese é duramente criticada por quem é “ana” ou “mia”.

A reportagem “Diários do terror”, publicada pela Folha de S. Paulo trata do problema.

A seguir, a entrevista com Karolline, durante a qual usamos o MSN Messenger para enviar e receber perguntas e respostas:

ALTINO - Tive acesso ao blog I Want The Perfect Body onde você se declara chateada e considera ridícula a reportagem Diários de terror, publicada pela Folha de S. Paulo.

KAROLLINE - Onde você viu isso? Como você chegou nesse link?

A partir do about de seu flog.

Site idiota, imbecil. Não dei autorização para publicarem isso. Você não vai comentar nada com ninguém sobre isso, não é?

Se você não quer, de modo algum. Pode confiar, mas havia pensado em indicá-lo no meu blog.

Não, não fala nada do blog não. Olha, ninguém sabe sobre isso.

Seria prudente então você remover o link dele do about de seu flog.

Eu já tirei. Olha, isso é serio. Ninguém pode ficar sabendo sobre isso. É sério.

Deixei um comentário lá no blog. Leia.

Tudo bem. Você é jornalista, não é?

Sou.

Vi o teu site. O que você pensa a respeito do que você leu no meu?

Não tive tempo de ler todos os seus posts.

A gente vive driblando jornalista que seja contra. Por isso é que a maioria dos blogs é anônima.

Existe jornalista contra?

Você leu a matéria que saiu na Folha Teen?

Não.

É daquele tipo de coisa que estou falando.

Já trabalhei na Folha. Você deu sua opinião, mas não menciona o teor da reportagem.

Você pode ler a reportagem. A Di, minha amiga, até transcreveu a matéria no blog dela.

Já estou lendo. Você aderiu a isso?

Não é questão de aderir. É questão de ser. Eu sou isso.

Você é “ana” ou “mia”?

Sou os dois.

Alguém diz na reportagem que a anorexia e a bulimia são grandes estados de solidão. Concorda?

Não. Essa matéria é idiota.

Qual seu peso atual?

Peso 53 quilos. Eu pesava 78

Escrever sobre isso todo dia como você faz contribui pra o autocontrole?

Pois é. Também conversar umas com as outras evita que muitas meninas deixem a depressão tomar conta. É como se fossem grupos de auto-ajuda. Pelo menos eu já consegui evitar que muitas amigas minhas se matassem quando entraram em “tilti”.

Por que as garotas são capazes de se matar lentamente em busca de um corpo perfeito?

Pelo menos é um motivo, não é? E quem fuma, bebe, se droga, que nem um motivo não tem? É só pelo momento mesmo.

Você pesava 78 e hoje pesa 53. Chegou a esse peso depois de quanto tempo?

Depois de um ano. Bom, 302 dias, como está registrado lá no blog.

Você diria que fez um tratamento? Como chama isso?

O que fiz eu chamo de reeducação alimentar. Só que é algo bem mais drástico.

Qual foi o momento mais difícil que passou? Existe algum episódio marcante?

Provavelmente em dezembro, quando voltei de viagem de férias com minha família. Na conexão do vôo acabei perdendo um pouco o controle por causa daquelas comidas de avião. Aí eu “miei” no aeroporto de Brasília mesmo. Minha mãe disse que eu cheguei muito pálida pro gosto dela. Mas você num está pensando besteira não, né?

Como assim?

Sei lá... Publicar alguma dessas merdas contra a gente por ai, como essa besteira da Folha, de que a gente estimula as meninas a entrarem nessa. Só fala essa besteira quem não sabe o que está falando. Ninguém ensina ninguém a ser “ana” ou “mia”. Muito pelo contrario. A gente tenta evitar que as meninas entrem nisso.

Você aconselharia uma garota que se acha acima do peso a fazer um tratamento tão drástico como o que você fez?

Não, mas não posso negar que funciona muito bem.

Se funcionou pra você, por que não recomenda?

Porque é perigoso. É difícil não perder o controle. Nunca fui de comer miar em seguida. Mas pelo pouco tempo que fiz isso, sei como é fácil tirar a comida se ficar me sentindo mal. A pessoa precisa de muito autocontrole para parar de “miar”, e isso é difícil. Depois de um tempo, assim que você está comendo você já sabe o gosto que aquilo vai ter quando “miar”. E sabe a facilidade com que vai sair ou não. Hoje mesmo, sem querer, quando eu como eu tomo muito liquido que é o que facilita “miar”.

Mas tomar muito líquido durante a refeição é um hábito nocivo à saúde. Você sabe disso?

Sei, mas facilita miar depois. É um hábito que você acaba adquirindo e é difícil de perder. Alem disso, quebra o processo de digestão e você processa menos a comida. E faz barriga também, isto é, voc&e enche mais rápido.

O melhor não seria ter bom senso, tendo uma alimentação equilibrada?

Olha, uma pessoa normal deveria comer 1.200 calorias por dia. Eu como normalmente 400 calorias. Como mais isso e já fico me sentindo culpada. Como você quer que eu mantenha o triplo disso?

Observei na descrição de sua dieta que você come muita coisa que qualquer nutricionista desaconselharia. Você não consegue ter autocontrole sobre o que comer ou selecionar melhor os alimentos?

Olha, eu posso dizer que conheço cada nutricionista da cidade. A maioria das dietas que eles passam restringe alimentos e é por isso que a maioria falha no tratamento. Eu preferi não mudar a minha alimentação. Só que o que eu como eu como muito pouco. Por exemplo: se eu como biscoito, é apenas um biscoito.

Então sua alimentação é menor do que a que os nutricionistas recomendavam?

Com certeza. Uma pessoa em dieta, fica em 1.200 calorias por dia. Um adulto normal come de 1.500 a 2.000. Eu como 400 calorias.

Já desmaiou alguma vez por causa disso?

Não, nunquinha. Só na semana passada, mas foi porque estava tomando Cataflan, que baixa a pressão e eu havia saído de casa sem comer nada.

Quantas garotas em Rio Branco compartilham dessa dieta radical?

Não sei. Conheço só uma, mas ela era doente mesmo. Não entrou porque quis. E ela já se curou há um bom tempo.

Qual era a doença?

Tinha mianna (bulemia). Posso dizer que eu só sou pro-mianna. Quem é doente é diferente. Você pode ver pela diferença entre o meu blog e aquele que eu te mostrei. A Di tem “anna” doença. Por isso que eu acho aquela reportagem idiota. Ela mistura as duas coisas. No caso da minha amiga, ela se sentia culpada e já vomitava, sem querer mesmo. No meu caso, eu comia, sentia que exagerava e miava (provocava o vomito). É muito diferente. Só que quem está de fora não entende de nada e publica só o que vê. Aí são publicadas essas merdas.

Qual a diferença?

Se eu não forçar, não vou vomitar. No caso dela, ela tentava parar isso, mas era involuntário.

Sua família sabe que você “mia”?

Não, ninguém sabe. Por isso que eu pedi para você não comentar nada.

Tudo bem. Vou postar sobre isso no meu blog, mas preservando a fonte. Não vou identificá-la. Você permite nesses termos?

Presta atenção: a gente é quase linchada quando descobrem. Você não tem noção de como isso funciona. Você viu, naquela matéria já querem fazer um projeto de lei pra proibir os sites. No meu caso, como eu já tive problemas psicológicos antes, o mínimo que a minha mãe faria seria querer me mandar internar de novo.

Você já esteve internada onde?

Fiquei internada para exames em Salvador porque aqui não existe acompanhamento psicológico que preste. O único psiquiatra daqui, o doutor Paulino, só tem curso de clínica geral. Experimenta um desses receitando calmantes e antidepressivos pra você ver o que é morrer devagarzinho.

Saberei usar nossa conversa adequadamente.

Olha... Toma cuidado com o que você vai falar, tá? Não põe link de blogs de ninguém não. Você não sabe o chato que é a galera indo lá falar besteira.

Quais os melhores blogs que você me recomendaria?

Todo blog “anna” é linkado um no outro. De certa forma, todo mundo se conhece. No meu tem o free links com um monte. Olhando nas colunas laterais de cada um, o que não falta são links. Quando comecei, só precisei ir no cadê e digitar “anna” ou “mia”. O que não falta é blog, mas a grande maioria é anônimo.

Mas o seu não é anônimo. Por quê?

Bom, primeiro porque estou num hospedeiro americano. Ou seja, não aparece em cadê, google. Só chega lá quem eu falo dele, ou, no teu caso, quando eu dou muita zebra. E também, pelo menos na internet, eu prefiro me assumir.

Um repórter necessita de uma dose de sorte. Concorda?

Sim. Una! Língua pra você.

Por que você não aceita ser fofinha?

Por que é horrível. A gente se sente nojenta com essas "coisas" grudadas no corpo. Eca!

Nunca pensou em ser vegetariana ou mudar seus hábitos alimentares de modo equilibrado?

Não como verdura nem fruta, nem tomo nenhum tipo de suco. E eu gosto muito de carne pra ser vegetariana. Além disso, conheço muita gente que diz que é, mas tem um buchão.

Vejo no seu blog as iniciais IMC? O que significam?

Índice de massa corporal.

Qual seria a reação de seus pais caso soubessem que você compartilha idéias tão radicais para alcançar o seu IMC ideal?

Minha mãe vive brigando, dizendo que eu faço dieta errada.

O que aconteceria se indicasse o site no qual você narra a sua busca por um corpo perfeito?

Você ficou louco? Não fale nisso nem brincando.

Tudo bem, não vou indicá-lo, mas quero que você justifique o seu temor para que o leitor compreenda melhor.

É muito simples. Minha mãe nasceu em Rio Branco. Meu pai trabalha na Prefeitura e conhece e é conhecido por muita gente. Em qualquer coisa que sair meu nome, seja site, blog, jornal, o q for, chegaria rapidamente nos ouvidos deles. Sacou? Olha, se você que linkar alguma coisa, linka um site “ana” mesmo.

Como seu blog ajuda outras garotas?

Não ajuda. Essa não é a idéia dele. Quem tem esse problema não pode comentar com ninguém, entendeu? Rola muito preconceito. Todo mundo acha que é só frescura, que a gente para com isso quando quer. Por isso que praticamente toda “ana” tem um blog pra poder se livrar um pouco do peso do segredo. E também pra poder conversar sobre isso com pessoas que vão nos entender. Gente que está passando pela mesma coisa.

Como foi que você se iniciou nesse "segredo"?

Foi sem querer. Um dia eu comi demais e passei mal. No mesmo dia eu tava lendo um site que estava crucificando um blog “ana”. E era justamente o blog da Di. Aí eu descobri que podia fazer aquilo de propósito. Depois de um tempo eu aprendi a me controlar pra não ter que “miar” toda hora, porque é muito ruim.

O que acha de blogs como os seus virem a ser proibidos na net?

Muita basbaquice uma idéia dessa. Se fosse proibir qualquer coisa porque influencia, até noticiário tinha que sair do ar. Novela é erótica até dizer chega. Por que a igreja não vai lá proibir? Você não pode mostrar às pessoas um mundinho perfeito porque ele não é mesmo. A primeira coisa que os psicólogos falam quando você tem algum problema é pra você fazer um diário ou uma agenda. Qual o problema dele ser virtual?

Quem está mais interessado nessa proibição?

Geralmente é quem tem sempre aquela opinião formada de que "meu filho não faria isso, ensinaram ele". É igual pai de drogado. Ninguém quer ver que o problema está no filho dele, não no traficante. Alguém te oferecendo ou não, a tentação sempre vai estar lá. Se você pega é porque é fraco. Não tem ninguém obrigando. Você não vai encontrar um blog “anna” falando que é legal, que é divertido, ou falando pros outros fazerem isso. Tem sim muitas meninas que pegam nossos MSN, pedem pra ensinar a “miar”, pra passar dieta. mas nenhuma “anna” faz isso. É meio que consenso entre todas não ensinar nem estimular ninguém. É proibido.

Tem namorado?

Quando comecei eu tinha. Comecei mais porque ele era muito critico com relação a mim e eu me sentia muito mal em relação à minha aparência e etc.

Qual era o tipo de critica dele?

O mais irônico é que no final eu comecei uma coisa que me fazia mal, mas graças a “ana” terminei com ele. Justamente por esse motivo. Eu não comia perto dele, não como nas casas dos outros, desde pequena. Ele dizia que eu tinha vergonha de comer na frente dele, porque eu devia me achar gorda etc. Acho q ele pensava que ajudava muito me estimulando a fazer dieta ou soltando piadinha. Essas coisas, pra quem não está com a cabeça legal, magoam. Eu lembro que saiu uma vez uma reportagem num jornal de um bebê de um ano, que pesava 30 kgs. Aí comentei com ele, mas sem falar que fora na TV que eu vi. Ele perguntou se era meu parente ou algo assim. Passei mais de uma semana chorando. Ninguém merece!

A mudança de peso tornou você mais atraente aos olhos dos garotos?

Mesmo antes, meu único problema pra ter relacionamentos era porque eu era muito tímida. Como passei a me sentir melhor comigo mesma, fiquei mais autoconfiante e passei a ficar mais. Mas o que ajudou mais foi a mudança de atitude.

Como o ex-namorado encara você atualmente?

Não sei. Depois que terminei nunca mais o vi. Isso sempre foi uma vantagem que eu tive: nunca cruzar com um ex. Apesar de todos morarem em Rio Branco, nunca mais topei com nenhum deles e você não vai me ver reclamando disso. Passei a não ter mais vergonha de não sair de casa. Então a vida da gente melhora em relação a tudo, a gente faz mais amigos. Eu não tinha coragem de sair à noite, hoje eu adoro. Quando comecei a trabalhar, se tivesse sido antes, eu nunca teria agüentado porque que aprender a me virar, conhecer gente estranha todo dia, ter que pedir favor a elas.

As pessoas se surpreendem com sua mudança física?

Principalmente o pessoal da faculdade. Quando passei no vestibular foi o meu período de estar mais gorda. Como eu fico o tempo todo na net, a falta de sono que fazia isso. Quando comecei na faculdade, cursava a noite. Então ia dormir muito tarde, não tomava café, acordava meio-dia, e sem fome. Já eram duas refeições a menos. A tarde estava na aula e, como não gosto de andar com dinheiro, também não comia. As “anãs” não estimulam você a ser extremista. Eu mesma sou contra o no food e os remédios.

Essas garotas, depois da fase de iniciação, perdem a atração por sexo?

Não mesmo. Meu “peguete” atual te confirma isso rapidinho. A maioria tem namorado, marido. Essa é uma coisa que nunca vi nenhuma reclamar.

Mas parecem tão frágeis, tão debilitadas...

Isso só as mórbidas.

Você não é mórbida?

Não. As mórbidas são as “ana” doença.

Mas vejo que ninguém admite que é mórbida.

Olha só: uma “ana” mórbida faz no food, come menos de 200 calorias por dia e se sente culpada. Eu tenho amiga que mia porque durante a semana comeu uma maçã. Eu como sem culpa, enquanto tiver na minha media. Não tenho “neura” de ficar pensando que não posso comer chocolate.

Então você é o que? como se define?

Eu? Controlada. Se eu desencanar, como 1.500 calorias facilmente. Veja isso: fase Perigosa é quando se extrapola mesmo, come de tudo e mais um pouco. O efeito colateral é uma incrível dor na consciência, tristeza e desanimo. Fase adaptação é quando começamos a controlar nosso apetite frente à ansiedade. Nessa fase começa o orgulho de nosso esforço. Fase intermediaria é quando pensamos quatro vezes antes de escorregar, começamos a substituir os alimentos e a pensar mais nas calorias. Já percebemos um controle e a escorregada é mais leve. Fase controle é quando você sabe perfeitamente o que você quer e respeita o que é melhor pra você. Quando você sai da fase controle é que você é mórbida.

Que doideira! Não acha que isso tudo é excesso de egoísmo?

Por quê?

Ou culto do corpo em detrimento do espírito.

Você quer dizer melhorar o corpo e destruir a mente?

Acho mais sensato melhorar o corpo, a mente e o espírito, não?

Mas essa é a chave. Esse papo de melhorar o espírito e depois pensar no corpo é lorota. Não existe essa de gordinho feliz. Quando você melhora primeiro o corpo é mais fácil de melhorar a mente e de refazer a cabeça. Pelo menos comigo foi assim. Melhorei muito meu jeito de pensar depois que meu corpo chegou num nível aceitável. Parei procurar por relacionamentos autodestrutivos, tenho mais autoconfiança e nunca mais tive crise de depressão. No começo eu andava com uma gilete na bolsa. Quando me sentia mal eu fazia um corte no braço ou quando me sentia culpada de comer alguma coisa. Primeiro eu troquei os cortes pela “mia”. Depois, quando aprendi a ter autocontrole, nem disso precisei mais. É o que te falei: eu sei que não sou mórbida porque já passei pela pior parte e sai dela.

Mas veja as fotos que estão aqui em http://ana_forever.blig.ig.com.br/. A garota exibe fotos de anoréxicas e diz que quer ficar igual a elas. O que acha disso?

Calma, calma. Não criemos pânico. Opinião sobre “ana” é igual bunda: cada qual dá a sua. Acho sebosa a Gisele Bundchen. A maioria das meninas a acha uma inspiração. Ela é cheia de osso em cima, mas é buchuda.

Qual a mulher cujo físico você considera um paradigma?

Nenhuma. Sou fresca mesmo. É que eu não acho ser seca bonito. Mas
a maioria que tem um corpo bonito sempre tem um barrigão que puta que pariu. Acho Juliana Paes, quando fez Celebridade, ideal. Mas isso foi só naquela época mesmo. Sou muito perfeccionista pra achar defeito na Gisele Bundchen.

Você é pro “ana” ou “miana”?

Pró-“ana”, sim. Na verdade pro-miana.

Pró-vômito?

Não é pró-vomito, é pró-mia. Nesse mundo não tem meio termo. Ou você é a favor ou é contra. Acho que se você precisa a recorrer a isso, “mia”, é melhor que ficar como essas meninas que tomam remédio sem receita. Faz muito mais mal. Você á viu alguém proibindo blog de alcoólatra ou de fumante, de drogado? Um anoréxica mórbida morre em cinco anos, no mínimo. Um alcoólatra morre em dois, mas só a gente que leva pau. As pessoas acham que isso é igual a depressão ou estresse, no começo, que é frescura ou coisa de “aborrecente” que não tem o que fazer. Isso quando não dizem que é frescura, doença ou loucura.

O que é para você?

No meu caso foi uma forma de aprender a ter autocontrole. Para mim, comida é um vicio que nunca vai poder ser cortado. Um drogado mais vai cheirar pó novo, mas a gente precisa de comida para sobreviver. Então tem que aprender a se controlar. O jeito mais difícil é cortar radicalmente e depois voltar aos poucos. Mas também isso não é o mais seguro.

Mas não dá pra fazer isso sem "miar"?

Claro que dá. Estou há uns quatro meses sem miar, tirando a recaída na viagem. Acho que a mia não deve nunca se tornar um habito porque perde o efeito. Se você “mia” todo dia, o corpo se acostuma. Pode morrer botando os bofes pra fora e não vai emagrece uma grama. Acho que o negocio mesmo é aprender a se controlar e para isso tem que ser “ana”. Para as mais neuróticas, que se sentem muito culpadas quando escorregam, o jeito “miar”. Faz menos mal que tomar uma caixa inteira de laxante ou beber um vidro de detergente ou um copo de vinagre.

Faltou acompanhamento dos seus pais para o seu problema?

Pelo contrário. Minha mãe sempre me estimulou a ir a nutricionistas. Ela me matriculou num monte d academias e até fazia dieta junto comigo. Pai e mãe acham que ajudam falando pro filho que ele está gordo. É o mesmo que falar pro alcoólatra que ele está bêbado. Os pais vão continuar tendo um filho gordo, mas ele vai ser um gordo depressivo.

Na sua opinião qual a atitude ideal dos pais?

Oferecer ajuda, mas sem ficar dando opinião. Ninguém é tapado, vc sabe quando está gordo. Não precisa de ninguém jogando isso na tua cara. Desde que me entendo, lembro do meu irmão mais novo me chamando de gorda, baleia, o diaba a quatro. Hoje ele está uma bola e eu peso a metade do peso dele.

Você sabe que optou por uma atitude de alto risco.

Minha mãe também é gorda. Ela ia à nutricionista comigo e também começava a dieta. Aí nós duas combinávamos de sair pra tomar sundae e não contar pra nutricionista. Decidi emagrecer sozinha.

Nenhum comentário: