terça-feira, 4 de janeiro de 2005

ACRE COME MOSCA

Embora o governador Jorge Viana seja petista e amigo do presidente Lula e nossos deputados federais e senadores gostem de alardear coesão, o Acre ficou fora do projeto Anel de Belém, a rede de alta velocidade que interligará os demais estados da região amazônica com informação, computação e comunicação.

O projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa, recebeu investimentos da ordem de R$ 1,13 milhão.

Entre outros benefícios, o Anel de Belém possibilitará o monitoramento dos desmatamentos, a realização de cursos de telemedicina e fiscalização do roubo de automóveis, em tempo real.

A rede terá ainda uma biblioteca digital, com o objetivo de incorporar todos os portais de ciência e tecnologia de universidades e da plataforma Lattes, conjunto de sistemas computacionais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Acre ficará de fora porque ainda não possui cabos ópticos. Não é surpresa para um estado onde boa parte dos políticos desconhece a internet e não consegue escrever sequer uma cartinha ao Papai Noel.

O Acre comeu mosca.

Nenhum comentário: