"Em alusão ao episódio (leia) ocorrido na tarde da última sexta-feira, 1, a direção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) esclarece:
O fato teve início durante a manifestação dos encarcerados na Unidade de Recolhimento Provisório, em Rio Branco, por volta das 17 horas.
Acionados para se dirigir até a área, dois agentes penitenciários foram ao local equipados com armas não letais.
Um desses agentes disparou tiros contra os presos naquela unidade, atingindo, infelizmente, nove deles.
A direção da unidade tomou as medidas necessárias, enviando os detentos atingidos ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), para atendimento médico. Em seguida, para o Instituto Médico-Legal, onde foram submetidos a exame de corpo de delito.
Os nove reeducandos tiveram hematomas. Após os exames, foram encaminhados à delegacia de polícia, na Regional do Tucumã, para o registro do devido boletim de ocorrência.
O agente acusado de haver efetuado os disparos foi imediatamente afastado do serviço, até que o caso seja apurado. Processo administrativo disciplinar já foi instaurado nesse sentido.
Por fim, a direção do Iapen repudia e lamenta o ocorrido, reforçando que não pactua com quaisquer atos de violência contra os reeducandos.
Dirceu Augusto Silva
Diretor-presidente do Iapen"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.