segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NÃO PROCEDE

Do presidente do Instituto de Previdência do Estado do Acre, José de Anchieta Batista, sobre o boato de que o governo estadual pretende se valer do Fundo Previdenciário para pagar o 13˚ salário dos servidores:

- Isto não procede. Atualmente isto é vedado. Os recursos previdenciários são blindados, diferentemente do que foi possível fazerem no passado. Só podem ser utilizados para pagar benefícios. É vedado fazer empréstimos ao Estado. O Ministério da Previdência acompanha e fiscaliza permanentemente. Tudo funciona como no INSS. Até os atrasos de recolhimento, se houver, devem ser pagos ou parcelados com incidência de multas e juros.

4 comentários:

  1. Mas, se a Assembléia autorizar, como autorizou o Orleir, pode sim.

    ResponderExcluir
  2. Mas, se a Assembléia autorizar, como autorizou o Orleir, pode sim.

    ResponderExcluir
  3. Não, Fernando.
    A ALEAC não pode se sobrepor a ditames de leis federais. No tempo do Orleir, esta vedação não existia.

    ResponderExcluir
  4. Desculpa, Fernando. Não pode não.
    Hoje existe vedação em lei federal, com fiscalização do MPS. A ALEAC não tem competência para se sobrepor a leis federais. No tempo do Orleir inexistia esta vedaçao.

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.