Prestem bem atenção, leitores: Tião Maia, um dos cinco jornalistas oficiais da assessoria de imprensa do senador Tião Viana (PT), enviou hoje um press-release aos veículos de comunicação do Acre, incluindo este blog. Em seguida, repassou o mesmo material com a seguinte observação:
- Matéria reenviada por incorreção na primeira, na anterior - é a pressa, companheiros; escrevo de Porto Alegre, vindo de Montivideu (sic), às carreiras.
Respondi que não usaria o material por duas razões:
1) o texto tem como procecência "Brasília", mas na verdade o próprio redator afirma que o mesmo foi escrito por ele em Porto Alegre, vindo de Montevideo;
2) o texto não cita quando nem por quem o senador tem sido difamado.
Mudei de idéia e aqui vai o texto na íntegra:
Melo pede posicionamento do
governo em defesa de Tião Viana
Para o deputado, os ataques ao senador por causa da proposta de prospecção de petróleo no Acre merece resposta da sociedade e sugere que Binho Marques se manifeste
Brasília - O deputado federal Fernando Melo (PT-AC) cobrou ontem, em Brasília, um posicionamento claro do governador Binho Marques e de seu Governo em relação ao debate em torno da possibilidade de prospecção de petróleo e gás no Acre, uma proposta de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), que vem sendo bombardeada inclusive por pessoas próximas ao Governo. De acordo com o deputado, é injusta a campanha de difamação que o senador vem sofrendo, assim como o silêncio do Governo é estranho.
"Faz mais de dois meses que Tião Viana vem lutando sozinho numa guerra para defender uma idéia que vem sendo atacada por setores como se o senador não tivesse nenhum serviço prestado ao Acre. Não é uma guerra sem quartel porque vários setores da sociedade demonstraram que estão ao lado do senador. Setores representativos da sociedade, das igrejas, parlamentares, enfim, as pessoas que defendem o desenvolvimento do Acre estão ao lado do senador. Na minha opinião, só falta ao governo e o governador se manifestarem sobre o assunto", disse Fernando Melo. "O que a gente observa é que, em nenhum momento, o senador disse que haveria prospecção de petróleo em reservas biológica ou indígena e mesmo assim vem sendo caluniosa e sistematicamente atacado sem que o Governo, do qual ele é um dos mais fortes aliados, se manifeste", afirmou o deputado.
Fernando Melo anunciou que deve mais uma vez voltar à tribuna da Câmara para defender a proposta de Tião Viana. "Pela representatividade do Tião e por toda a folha de serviço que ele já prestou ao Acre, o senador não pode ser abandonado ao debate", disse. "O que me preocupa é que uma imagem forjada pela dedicação, seriedade e talento do senador seja agredida de forma leviana sem que o Governo, do qual ele é um dos fiadores, dê calado como respostas a tudo isso", disse o deputado.
No discurso que fará na Câmara, Fernando Melo deverá anunciar que o Acre precisa acabar com o rótulo de que o Estado é uma ONG – Organização Não Governamental, conforme sublinhou uma vez a então deputada federal Maria da Conceição Tavares, de São Paulo. "Se tivermos a sorte de acharmos gás e petróleo no Acre, vamos melhorar os indicadores da economia do nosso Estado, com recursos do nosso subsolo. O que estão fazendo, em torno deste debate, é tempestade em copo d'água, com a gravidade de que, mesmo com todo o barulho, o governo do Estado está fazendo ouvido de mercado, como se isso não estivesse acontecendo no Acre", afirmou Fernando Melo.
Altino, você sabe que eu sou uma seguidora interessada dos debates acreanos. Tenho seguido atentamente esse embate sobre a prospecção do petróleo no Acre. Quero aqui tocar num ponto sensível, mas importante.SEm entrar no mérito da questão do petróleo. Toda a comunicação do Senador Tião Viana está errada. Seus assessores através de suas manifestações tentam vitimizá-lo. Como se os que se posicionam contrários a prospecção estivessem atacando o Senador.Não é verdade. Isso por si mesmo torna inverossímeis e até ridículas as notas as "entrevistas" e que tais, "defendendo" o senador. Seria comico se não fosse trágico - para a imagem do Senador. Esses moços,com essa tática estão colocando em risco a boa imagem (o ùnico patrimônio indispensável para um político) do Senador Viana, que é muito respeitado aqui em Brasília. Eu diria mais, as pessoas (jornalistas, senadores, da oposição inclusive), gostam dele.Daqui a pouco vai começar a ser motivo de piada. E não por culpa da oposição, nem daqui, nem do Acre. Sabe o Rei Midas, mitologia? Eles são o contrário...
ResponderExcluir