No final do ano passado, a pesquisadora Graziella Biancuzzi escreveu para este blog expondo o seguinte:
- Estou desenvolvendo um trabalho relacionado ao extrativismo e ao desenvolvimento sustentável no Acre e várias vezes minhas pesquisas me direcionaram ao seu blog - excelente, por sinal. Estou procurando na internet -sem sucesso-, algum significado para a palavra "Xapuri". As informações que encontrei só me levam até a tribo extinta dos Chapurys, mas em lugar nenhum encontrei o significado da palavra.
Tentei ajudá-la indicando que consultasse o geógrafo Alceu Ranzi, que gosta de toponímia, e já me socorreu algumas vezes. Graziella voltou a escrever hoje contando que infelizmente ainda não encontrou nenhum significado para a palavra.
- Conforme sua indicação, escrevi ao professor Alceu, que me atendeu prontamente. Ele me deu o endereço de e-mail da doutora Luísa Lessa, que também não pôde ajudar. De qualquer forma escrevo para agradecer sua atenção e sua resposta tão rápida. E para dizer que continuarei visitando seu blog.
Que dizer que não existe ninguém no mundo que saiba o significado da palavra Xapuri? Quem sabe e é capaz de ajudar Graziella Biancuzzi?
Vou tentar consultar minha amiga e professora Eurilinda Figueiredo. Depois informo.
ResponderExcluirUm abraço
Oi Leila, aproveita e consulte sobre o siginificado de Iquiri, Quinari, Pauni, Bujari, Sepatini, Ituxi, Jamari, Javari, etc...e...iii
ResponderExcluirDeixa comigo Professor Alceu.
ResponderExcluirLogo vou contar. Calma!
Um beijo na Cleusa.
moro em Xapuri no acre e vou dizer a vc o significado de Chapurys ou Xapuri como é conhecida a cidade. Xapuri sigifica: ''Rio antes'', e é uma palavra de origem indigena que foi posta na cidade em homenagem aos indios que abitavam aqui!!!
ResponderExcluirDe: Professora Luiza Melo de Souza
moro na cidade de Xapuri no acre e vou dizer a vc o significado da palavra Chapurys ou Xapuri como a cidade é conhecida.
ResponderExcluira palavra Xapuri quer dizer: ''Rio Antes" é uma palavra de origem indigena, e foi posta na cidade em homenagem aos indios que habitavam aqui.
De: Professora Luiza Melo de Souza