quinta-feira, 23 de março de 2006

XAPURI

O apresentador de TV Jorge Said, assessor do senador Geraldo Mesquita Jr. (PMDB-AC), esqueceu de uma regra básica: nunca se acentuam palavras oxítonas terminadas em "i" e "u", e em consoantes - ali, caqui, rubi, bambu, rebu, urubu, sutil, clamor etc.

O site Notícias da Hora publicou na íntegra o press-release "Enciclopédia dos Municípios lança fascículo sobre Xapurí", assinado pelo poderoso Jorge Said, que aparece de óculos na foto, na praia do Corsário (BA), ao lado de seu amigo Alex.

Pois bem, são assinaladas com acento agudo as palavras oxítonas que terminam em "a", "e" e "o" abertos, e com acento circunflexo as que terminam em "e" e "o" fechados, seguidos ou não de "s".

Incluem-se nesta convenção os infinitivos seguidos dos pronomes oblíquos "lo", "la", "los", "las": dá-lo, matá-los, vendê-la, fê-las, compô-lo, pô-los etc. Acentuam-se sempre as oxítonas de duas ou mais sílabas terminadas em "em" e "ens": alguém, armazém, também, conténs, parabéns, vinténs.

Não haveria registro do erro se ele tivesse posto acento em pacu ou Caracu, mas em Xapuri... Estou sendo tão gentil e didático quanto o Jô Soares do Acre costuma ser na TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.