domingo, 8 de janeiro de 2006

TÁ TUDO DOMINADO

Altino, mais uma. Deu na edição de A Gazeta deste domingo: "Túnel Andrade Filho: a sensação do momento". O texto afirma:

- Ele foi homenageado em 2005 pelo Instituto Brasileiro de Propaganda (...) Nos últimos meses do ano passado resolveu investir ainda mais no mercado de lazer (...) Andrade Filho tem investido na divulgação do Túnel de 7 metros de cumprimento (sic) como uma forma de inovação nos eventos realizados em Rio Branco.

Vai ver quem aluga o tunel tem que cumprir, isto é, percorrer, 7 metros de penitência, rezando ou orando, ou cantando, de joelhos. Cumprimento não é comprimento.

Outra, na mesma Gazeta, sob o título "Sobrevivente de acidente aéreo vai escrever livro", em reportagem assinada pela editora Silvânia Pinheiro:

- Em 30 de agosto de 2002, por volta das 18h, ela foi vítima de um dos maiores desastres aéreos registrados na história do Acre, onde de 31 passageiros e tripulantes, morreram 23, sobrevivendo apenas 9. Depois de três anos e meio, após desembarcar de um cruzeiro num dos melhores navios do mundo, o Blue Tree, que traduzido significa "céu azul".

Na verdade, blue = azul e tree = árvore. Blue sky é que seria igual a Céu azul. Não dava para consultar um mini-dicionário de inglês?

Evandro Ferreira

Nota: A situação está mesmo feia. Você esqueceu de fazer uma continha básica: se eram 31 passageiros e tripulantes e 23 deles morreram, sobreviveram oito e não nove pessoas. 31 - 23 = 8. A imprensa acreana está num túnel sem saída. Agora vamos visitar o blog Ambiente Acreano, do Evandro Ferreira, para procurar seus eventuais tropeços na redação.

Um comentário:

  1. Anônimo4:41 PM

    São bem vindos. Aliás, não tenho dinheiro para contratar um revisor, mas se alguem quiser se voluntariar posso mandar a maior dos textos para o voluntário corrigir antes de colocar os mesmos no ar...E vão ganhar crédito por isso...Algum candidato?

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.