Empresas do Brasil ganham licitação para construir Interoceânica
Lima,(EFE).- Um consórcio brasileiro e outros dois integrados por empresas do Brasil e do Peru venceram na quinta-feira a licitação para construir três de cinco trechos da estrada Interoceânica, que ligará os dois países, informou uma fonte oficial.
Os três trechos licitados ficam no sul do Peru.
O consórcio brasileiro Intersur, integrado pelas empreiteiras Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, construirá a estrada entre Inambari e Azángaro, de 305 quilômetros, no sul do Peru.
A empresa estatal Pró Inversión informou que o consórcio brasileiro receberá um pagamento anual de US$ 25,449 milhões e US$ 4,683 milhões para manutenção.
A construção da estrada entre Inambari e Iñapari, de 403 quilômetros, ficará a cargo do consórcio Concesionario Interoceánica Inambari-Iñapari, formado pela subsidiária peruana da empresa brasileira Odebrecht, e pelas empreiteiras G y M, JJC, Ingenieros Civiles e Contratistas Generales.
O grupo receberá US$ 40,6 milhões de pagamento anual e US$ 5,9 milhões para por manutenção de obras.
Essas mesmas empresas formaram o consórcio Concesionario Interoceánica Urcos-Inambari e venceram a concorrência para construir o terceiro trecho, entre essas duas cidades, que tem 300 quilômetros.
O consórcio receberá para esse serviço US$ 31,8 milhões de pagamento anual e US$ 4,7 milhões para manutenção.
A cerimônia de anúncio dos vencedores da licitação foi realizada no porto de Ilo, ao sul de Lima, com a presença do presidente do Peru, Alejandro Toledo.
"Este sonho começa a se tornar realidade, começa com o esforço de todos", afirmou o presidente sobre a construção da estrada, que permitirá aos brasileiros que enviem seus produtos para as nações da Ásia pelo Pacífico e ao Peru que tenha acesso ao Atlântico.
Toledo destacou que a estrada beneficiará mais de 5 milhões de pessoas que vivem em 11 departamentos do sul do país, pois dinamizará a economia e o comércio da região.
A estrada Interoceânica tem extensão total de 2.600 quilômetros e ainda falta construir 1.100 quilômetros em território peruano. A construção da estrada terá um custo total de 700 milhões de dólares, dos quais 60% serão financiados pelo Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.