Reencontro o índio Joaquim Yawanawa. Ele estava no Rio negociando com o governo estadual a venda de cópias do documentário “Yawa - A História do Povo Yawanawa” que serão distribuídas às escolas da rede pública. Também negocia com a Band e com o Canal Futura a exclusividade para exibir o documentário.
Produzido pela própria comunidade indígena da aldeia Nova Esperança, de Tarauacá, Yawa narra a história, mitos, cerimônias sagradas, músicas, danças e brincadeiras que expressam a harmônica relação do povo yawanawa com a floresta.
Com 50 minutos de duração, em formato DVD, o filme de Joaquim Tashka, Laura Soriano Yawanawa e do canadense Josh Sage, foi financiado pela empresa de cosméticos Aveda Corporation e pelo ator americano Joaquim Phoenix.
O filme está sendo distribuído aos clientes da Aveda e sendo mostrado na Ásia, Europa, EUA, América Latina e Caribe. É a melhor coisa que já se produziu aqui para expressar a propalada florestania.
Embora o governador Jorge Viana tenha sido filmado prestigiando festas do povo yawanawa, não aparece na versão final do documentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.