quarta-feira, 17 de abril de 2019

Depoimento de mãe holandesa: o amor faz diferença numa pequena escola do Acre

POR KARIJIN BOUTER-KOOPSTRA



A escola pública municipal Mestre Irineu Serra está localizada no bairro Irineu Serra, a 10 quilômetros do centro de Rio Branco. Não são muitos os alunos do próprio bairro que frequentam a escola. A maioria é oriunda de dois bairros próximos, o Tancredo Neves e o Defesa Civil.

A escola é pequena: possui apenas três turmas de manhã e outras três de tarde. Possui pouco material, mas tem um ingrediente muito importante. Aliás, o ingrediente mais importante para o aprendizado de crianças: o amor.

Eu sou a mãe de uma aluna e gostaria falar do amor que esta escola dispensa aos seus alunos.

Em março do ano passado, chegamos ao Acre (somos da Europa) e fomos à Escola Mestre Irineu Serra. Fomos recebidos com muito carinho e a nossa filha foi muito bem-vinda no primeiro ano da escola.



Minha filha Katie, de 6 anos, não falava Português. Mas, com paciência e muito amor das pessoas na escola, a confiança cresceu e dentro de três meses ela começou a falar o Português suficiente para entender e aprender.

Cada dia, o ano todo, ela foi na escola com muita vontade. Ela amava os funcionários. Ela gosta de estudar e aproveitou da liberdade que lhe foi dada. No intervalo, brincava com as coleguinhas. Ela estava feliz.

A porta desta escola está sempre aberta, o pessoal sempre pronto para ajudar. Ela se sentiu em casa lá, pois parece uma grande família.

Além deste amor, ela conta com ônibus. Isso é um luxo. Significa a ida para a escola e volta para casa para todas as crianças dos bairros. O motorista conhece a todas e é divertido no ônibus.

A escola beneficia a todos os alunos com excursões. No ano passado, todas as turmas estiveram na Biblioteca Pública de Rio Branco, estiveram em piscina, visitaram o cinema no Via Verde Shopping e o Parque Chico Mendes.

Para a maioria dessas crianças foi a primeira vez que foram nadar ou ao cinema. Neste mês existe uma programação em homenagem aos indígenas do qual todos vão participar.

A Escola Mestre Irineu Serra não tem pouco. Tem muito. Ela merece ser elogiada.

Karijn Bouter-Koopstra é professora de biologia

Um comentário:

DMM disse...

Que coisa mais linda de se saber e sentir. Não ter nascido no Acre ou estar distante há alguns anos não me furta o interesse, a torcida, as preces...
Meu pai me deu o direito me sentir acreana (com "e", por favor, risos).
Relatos de amor são sempre bem vindos, mas na área da educação só deveriam existir relatos de amor. Não consigo conceber educação e ensino sem amor. Ambos me movem e comovem! Que esse feixe de luz se propague em todas as direções, por todos os varadouros escuros que ainda precisamos percorrer na educação do nosso Acre e do nosso país.