terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Secretário de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt quer a "rondonização" do Acre

 

O secretário de Produção e Agronegócio do Acre, Paulo Wadt, critica os 20 anos de socioambientalismo dos governos do PT e considera Rondônia como paradigma de desenvolvimento regional. Ao defender a “rondonizacão” do Acre, incluindo o avanço da soja na Amazônia, Wadt costuma afirmar que o Estado passou 20 anos sob uma "visão míope sobre o verdadeiro desenvolvimento". Filmagem e edição: Gênesis Produções.

Um comentário:

Rui Oscar Guedes disse...

Parabéns a ambos pela entrevista.
O Paulo é realmente um técnico de excelência.
Apenas para complementar a parte final da entrevista, a decretacão de Calamidade Financeira por Estados que têm base econômica no agronegócio se deu por má gestão da máquina pública e não por causa do modelo econômico adotado, como se pode comprovar pela decretação da calamidade por parte do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Roraima, Estados que não utilizam o agronegócio como base econômica. Via de regra o que houve nestes estados foi o aumento das despesas com pessoal a um nível tão elevado que se tornou impossível a administração da máquina. Há que se estudar cada caso individualmente, para se saber o que levou os dirigentes a cometer tal equívoco, das via de regra, colocar a política na frente da razão. No RJ, por exemplo, o excesso de financiamento inflou as receitas, mas tal crescimento não era sustentável, e após o período de entrada de capital, inevitavelmente veio o momento de recessão e de pagamento de dívidas, isso somado a questão dos royalties do petróleo, que ao invés de serem capitaneados única e exclusivamente para investimentos e melhoria dos serviços públicos foram usados para inchar a máquina. Com a queda da receita derivada dos royalties, o resultado está aí.
Teríamos muito assunto, mas gostaria de terminar aqui novamente agradecendo a oportunidade de assistir a belíssima entrevista.
Parabéns.