terça-feira, 25 de julho de 2017

Fóssil de “parente-irmão” do maior jacaré da Amazônia terá nome novo para a ciência


O achado de parte de um crânio de jacaré fossilizado, coletado no sítio fossilífero Talismã, na divisa do Acre e Amazonas, foi identificado por  paleontólogos de três instituições brasileiras de pesquisa como sendo de um “parente-irmão” do jacaré-açu (Melanosuchus niger), o maior jacaré vivente na Amazônia nos dias atuais.

As conclusões sobre o achado estão sendo preparadas para publicação em artigo oficial e deverá receber uma nominação nova para a ciência.

Por consequência do fóssil, os pesquisadores concluíram que o jacaré-açu atual é um “fóssil vivo” remanescente desse grupo de jacarés já extintos que teriam vivido na Amazônia há cerca de 8 milhões de anos, durante o chamado período Mioceno.

De acordo com os estudos, o novo jacaré fóssil encontrado tinha tamanho, hábito alimentar e nicho ecológico compatível com a do jacaré-açu atual e pertence ao mesmo Gênero (Melanosuchus).

O resultado preliminar do trabalho conjunto, realizado entre paleontólogos da Uviersidade Federal do ACre (Ufac), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi apresentado durante o XXV Congresso Brasileiro de Paleontologia, realizado em Ribeirão Preto (SP), no período de 17 a 21 de julho.

Segundo os pesquisadores, o jacaré encontrado teria coabitado na região com o gigante Purussaurus -o maior jacaré de todos os tempos, cujo fóssil foi encontrado no Rio Acre- e outros jacarés já extintos, como o Mourasuchus (jacaré-bico de pato) e Gryposuchus (jacaré-gavial).

O paleontólogo Jonas Filho, da Ufac, disse que o achado de mais um crocodiliano fóssil na Amazônia dá reforço à tese de que há 8 milhões de anos a região sul ocidental da Amazônia -parte sul do Amazonas, Acre e parte leste do Peru e da Bolívia- era tomada por um megapantanal composto por uma diversificada rede hidrográfica formada por lagos e rios que variavam na sua coloração, profundidade e correnteza. Alguns cientistas chamam a este megapantanal de “lago Pebas”.

— A nova espécie de jacaré estudada, tal como o gigante Purussaurus, foi extinta por consequência de profundas variações no clima da época, que resultou no desaparecimento do megapantanal, reduzindo a necessária quantidade de água e de alimentação tão importantes para a sobrevivência das espécies que da água dependiam para viver - acrescentou Jonas Filho.

Nenhum comentário: