sexta-feira, 11 de março de 2016

Produtora seleciona atores e figurantes para série de TV sobre o Acre

Narrativa épica de “Mauani - O Silêncio de Maria” aborda violência de mais de 350 anos de escravidão negra, indígena e de trabalhadores nos seringais


A produtora Mil Acre Filmes abriu inscrição para atores e figurantes que queiram fazer parte do elenco da obra de ficção “Mauani - O Silêncio de Maria”, dirigida por Silvio Margarido, que vai atualizar a violência de uma história de mais de 350 anos de escravidão negra, indígena e dos trabalhadores nos seringais do Acre.

Com uma narrativa épica, em que, no presente, se revisita as lembranças do passado, a obra também vai contar histórias de amor, amizade e afeto. A série terá 5 capítulos de 26 minutos.

Acreano, o diretor Silvio Margarido trabalha há quase 30 anos com audiovisual e desenvolve pesquisas principalmente com temas regionais. Um de seus trabalhos é "O Mergulho" (2008- 2009), documentário produzido para a série DOCTV IV, que mostra a diversidade de relações que a população de Rio Branco tem com o rio Acre.

Com roteiro do jornalista e cronista Antonio Alves e Margarido, “Mauani - O Silêncio de Maria” conta uma história que se passa em vários anos do século passado na floresta (seringal e aldeia indígena) e na casa de Maria, na Rio Branco (AC) nos dias atuais.

Escravidão, matanças, exploração e preconceito é o que Maria cala na fala, mas tudo isso está presente em suas memórias escritas e que ela compartilha com a neta Maria Clara, que é surda-muda e possivelmente também silenciará os segredos de Maria.

Depois do enterro do marido, o negro Chicão, Maria, uma idosa descendente de índios, compartilha com sua neta surda-muda, um caderno de memórias escrito durante vários anos.

A relação de amizade entre avó e neta possibilita a Maria fazer suas confissões para Maria Clara através dos escritos.

O conteúdo do caderno são as memórias de Maria desde sua infância, vivida numa aldeia indígena dizimada por correrias, depois num cativeiro no barracão do seringal, até a vida adulta numa colocação de seringa na companhia de Chicão; e o importante para ela: o aprendizado solitário do abc e das operações básicas da matemática, que possibilita ajudar no controle das economias do seu marido e, ainda, desenvolver sua mania de escrever sobre sua vida.

Maria narra para a neta todo sofrimento que ela, a família e muitos outros trabalhadores sofreram no interior dos seringais. Esta narrativa épica com nuances de ações dramáticas será entrecortada por esta relação de avó e neta que se comunicam por meio de Libras.

A produção foi contemplada na linha do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) da Ancine. para distribuição de cinema e programação específica para as TVs públicas. O valor financiado pelo FSA foi de R$ 650 mil, mas o projeto tem orçamento maior e seus produtores estão fechando apoios do governo do Acre, prefeitura de Rio Branco, Universidade Federal do Acre, além de empresas privadas.

Prevista para ser lançada em setembro deste ano, “Mauani - O Silêncio de Maria” será distribuída pela EBC – Empresa Brasil de Comunicação, para televisões comunitárias, educativas, canais de televisão de sinal aberto. Mauani já tem exibição em rede nacional garantida através da TV Brasil.

Atores e modelos, profissionais ou não, em busca de qualificação, podem concorrer para interpretar 17 personagens da obra ou participarem como figurantes -  homens e mulheres de seis a 80 anos. Os selecionados passarão por oficina de preparação do elenco e receberão cachê pela participação.

Quem estiver interessado pode se inscrever enviando currículo e duas fotos para o e-mail mauaniosilenciodemaria@gmail.com

Nenhum comentário: