sábado, 9 de maio de 2015

Comando do 4º BIS vai identificar militares que jogaram lixo em APA de Rio Branco


O comando do 4º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) assumiu posição de franqueza, transparência e humildade para esclarecer a respeito da guarnição formada por três soldados que usaram caminhão do Exército para despejar lixo quartel, às 15h40 desta sexta-feira (8), na estrada da APA (Área de Proteção Ambiental) Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco.

A reportagem foi procurada pelo capitão Tássio Oliveira, oficial de Comunicação Social do 4º BIS, que enviou uma nota de esclarecimento em nome do comandante, o tenente coronel Medeiros Júnior.

De acordo com a nota, “medidas administrativas estão sendo tomadas para identificar os responsáveis e evitar que atitudes como esta voltem a ocorrer”. “O Comando do Batalhão ratifica que o Exército não pactua com qualquer ação que venha a macular o meio ambiente”.

“Ao mesmo tempo em que foram iniciados os procedimentos para apurar os responsáveis, o Comando do Batalhão determinou que fossem tomadas medidas para a imediata limpeza do local, buscando minimizar o impacto ambiental do evento”, acrescenta a nota.

O oficial de Comunicação Social do 4º BIS agradeceu pela divulgação do fato. “Caso não tivesse sido noticiado, o nosso comandante não teria como saber a respeito do fato”, afirmou o capitão Tássio Oliveira.

A nota assinala que o Exército Brasileiro é uma instituição que se preocupa com a gestão ambiental e que “o Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Rio Branco (AC), possui um plano de gestão ambiental que normatiza e regula as atividades relacionadas a este assunto”.

O comando do 4º BIS afirma que o lixo jogado na APA Raimundo Irineu Serra “foi um fato isolado, contrário às normas específicas do comando do Batalhão”.

Leia a nota na íntegra:

MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
COMANDO FRONTEIRA ACRE/4º BIS
(4ª Cia Fron/1956)
BATALHÃO PLÁCIDO DE CASTRO

NOTA À IMPRENSA

Lixo em Área de Proteção Ambiental 

 
O Exército Brasileiro é uma Instituição que se preocupa com a gestão ambiental, tanto que o Comandante do Exército aprovou e fez entrar em vigor a Política de Gestão Ambiental do Exército Brasileiro (PGAEB), em consonância com a Política Nacional de Meio Ambiente, visando assegurar o aperfeiçoamento contínuo do desempenho do Exército no tocante à preservação, proteção e melhoria da qualidade ambiental.

O Comando de Fronteira Acre/ 4º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Rio Branco-Acre, possui um plano de gestão ambiental que normatiza e regula as atividades relacionadas a este assunto.

Na manhã deste sábado (9), o Comandante do Comando de Fronteira Acre/ 4º Batalhão de Infantaria de Selva tomou ciência que militares do Batalhão haviam despejado lixo em Área de Preservação Ambiental, no município de Rio Branco (AC).

Ao mesmo tempo em que foram iniciados os procedimentos para apurar os responsáveis, o Comando do Batalhão determinou que fossem tomadas medidas para a imediata limpeza do local, buscando minimizar o impacto ambiental do evento.

Como é notório nas áreas militares da região, o 4º BIS empenha-se na preservação, proteção e melhoria da qualidade ambiental, o que comprova que este foi um fato isolado, contrário as normas específicas do comando do Batalhão.

Enfatizamos, ainda, que medidas administrativas estão sendo tomadas para identificar os responsáveis e evitar que atitudes como esta voltem a ocorrer.

O Comando do Batalhão ratifica que o Exército não pactua com qualquer ação que venha a macular o meio ambiente. 

Outros esclarecimentos poderão ser obtidos junto à Seção de Comunicação Social do Comando de Fronteira Acre/ 4º Batalhão de Infantaria de Selva, por intermédio dos telefones: (68) 3216-2916, 9905-7607; ou pelo e-mail: comsoccfacbis@gmail.com.

Atenciosamente,

COMANDO DE FRONTEIRA ACRE/ 4º BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA
EXÉRCITO BRASILEIRO
BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA


Opinião do blogueiro

Que o trabalho da Seção de Comunicação Social do 4º Batalhão de Infantaria de Selva sirva de exemplo a mais gente no Acre, sobretudo àqueles que costumam atacar jornalistas em casos semelhantes.

Nenhum comentário: