quinta-feira, 29 de maio de 2014

Em chácara com piscina, governo do Acre improvisa oitavo abrigo para haitianos


Imigrantes haitianos, senegaleses, dominicanos e nigerianos acolhidos pelo governo do Acre no Parque de Exposição, em Rio Branco, serão transferidos neste fim de semana para a Chácara Aliança, a 8 quilômetros do centro da cidade.

Trata-se do oitavo abrigo que o governo estadual improvisa para lidar com o fluxo crescente de imigrantes que ingressam em território brasileiro a partir das fronteiras do Peru e Bolívia.

A mudança agora é para que se possa deixar a área do Parque de Exposição livre para a realização da Feira Agropecuária, maior evento do Estado, que será realizada de 26 de julho a 3 de agosto. No espaço reservado para bois e cavalos dos pecuaristas da região existem atualmente 424 imigrantes.




Mais de 25 mil imigrantes já entraram no Brasil pela região desde dezembro de 2010, segundo dados dos governos federal e do Acre. Em média, 50 imigrantes chegam diariamente ao Acre e são enviados para São Paulo em ônibus fretados pelo governo estadual.

A Chácara Aliança ocupa cinco hectares na confluência das estradas Aquiles Peret e Irineu Serra, próxima de uma área de proteção ambiental, e tem capacidade para abrigar 500 imigrantes. Possui piscina, campo de futebol soçaite, quadra de futebol de salão, playground, salão de festas, bar, açude, além de cinco pousadas com mais de 20 apartamentos. Em cada apartamento existem três ou cinco camas, todos com banheiros, sendo alguns com aparelho condicionador de ar.



- Ainda estamos definindo o valor do aluguel da chácara, mas deverá ficar entre R$ 15 mil e R$ 20 mil. Isso será definido em reunião nesta quinta-feira – disse o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Antônio Torres.

De acordo com o secretário, os serviços de apoio humanitário vão continuar sob a responsabilidade das secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Desenvolvimento Social (Seds), de  Saúde, e Defesa Civil, em parceria com o Ministério do Trabalho, Polícia Federal e Receita Federal.

- No novo abrigo, vamos continuar oferecendo três refeições diárias, vacinas, medicamentos, além do auxílio necessário para obtenção da documentação para a legalização dos imigrantes no país – acrescentou Torres


Nenhum comentário: