sábado, 1 de março de 2014

Questões para os engenheiros rodoviários com o fechamento da BR-364 por inundação

POR ROBERTO FERES

Ficou crítico o abastecimento de Rio Branco, a capital do Acre, por causa da cheia do Rio Madeira, em Rondônia.

Nesses dias de Rio Madeira cheio, a água passa continuamente mais que meio metro acima do pavimento em trechos da BR-364, conforme as notícias baseadas em dados da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Mesmo assim, muitos veículos de maior porte se arriscam percorrendo trechos inundados para não perder ou atrasar mais a entrega das cargas no Acre.

O fato me causa uma preocupação que poderia ser melhor respondida por engenheiros rodoviários e o próprio DNIT.

Os aterros rodoviários, como os que existem no trecho inundado, não são preparados para trabalhar saturados pela água como as barragens de açude, por exemplo. O mesmo acontece com as camadas de base.

O tráfego sobre o terreno inundado não funciona conforme as condições de projeto da estrada.

Quanto isso pode desestabilizar o aterro?  Quanto tempo o aterro suporta a inundação?

Essas, creio, são questões pertinentes que podem prevenir outras situações desagradáveis no futuro.

Roberto Feres é engenheiro civil e perito da Polícia Federal

9 comentários:

Beneditino disse...

Ué! Mas o Acre não é o celeiro do Brasil? Desabastecimento?????

joaomaci disse...

O mais incrível desta situação é que o sensacionalista e despreparado governo do Acre, se esforça pra ludibriar a população, sugerindo que seria muito ágil e criativo, buscando alternativa a partir do abastecimento aéreo e hortifrútis no Peru, mas não consegue viabilizar um plano que garanta a travessia nos trechos inundados da BR. Um plano que garanta que as cargas já contratadas pelo empresariado local, no sul e sudeste do país, cheguem a Rio Branco. Assim como as cargas de carne e de madeira vendidos daqui atravessassem.
O governo dispõe de técnicos, comando, recursos materiais e financeiros, além do propalado apoio da Dilma... entretanto, busca soluções mirabolantes e continua (e coloca a todos) refém da elevação ou baixa do nível do Rio.

joaomaci disse...

O mais incrível desta situação é que o sensacionalista e despreparado governo do Acre, se esforça pra ludibriar a população, sugerindo que seria muito ágil e criativo, buscando alternativa a partir do abastecimento aéreo e hortifrútis no Peru, mas não consegue viabilizar um plano que garanta a travessia nos trechos inundados da BR. Um plano que garanta que as cargas já contratadas pelo empresariado local, no sul e sudeste do país, cheguem a Rio Branco. Assim como as cargas de carne e de madeira vendidos daqui atravessassem.
O governo dispõe de técnicos, comando, recursos materiais e financeiros, além do propalado apoio da Dilma... entretanto, busca soluções mirabolantes e continua (e coloca a todos) refém da elevação ou baixa do nível do Rio.

Ferraz disse...

Altino, desde o dia 23/02 eu vejo dizerem que a BR está com lâmina d'água de 70 cm. Nesse mesmo período o rio subiu 50 cm em Porto Velho. Ou seja, as Usinas controlam o nível do lago... estão despachando para Porto Velho o tanto de água que chega. Porque elas não despacham mais água até desobstruir a BR?

Agora o Governador do Acre é um pateta: porque ele não entra no STF, ou sei lá onde, para obrigar a Usina a baixar o nível do lago, para desobstruir a BR???

Juarez Nogueira disse...

Ô rio malvado!, e esse S.Pedro então!

Juarez Nogueira disse...

Ô rio malvado!, e esse S.Pedro então!

Ferraz disse...

Altino, desde o dia 23/02 eu vejo dizerem que a BR está com lâmina d'água de 70 cm. Nesse mesmo período o rio subiu 50 cm em Porto Velho. Ou seja, as Usinas controlam o nível do lago... estão despachando para Porto Velho o tanto de água que chega. Porque elas não despacham mais água até desobstruir a BR?

Agora o Governador do Acre é um pateta: porque não entra no STF, ou sei lá onde, para obrigar a Usina a baixar o nível do lago para desobstruir a BR???

Ferraz disse...

Altino, desde o dia 23/02 eu vejo dizerem que a BR está com lâmina d'água de 70 cm. Nesse mesmo período o rio subiu 50 cm em Porto Velho. Ou seja, as Usinas controlam o nível do lago... estão despachando para Porto Velho o tanto de água que chega. Porque elas não despacham mais água até desobstruir a BR?

Agora o Governador do Acre é um pateta: porque não entra no STF, ou sei lá onde, para obrigar a Usina a baixar o nível do lago para desobstruir a BR???

MOLAR disse...

Meu caro e distinto amigo, como eu, você sabe que sim, a água satura o solo que fora previamente compactado e que por ação da água vem a se desagregar. De modo que, procede sobremaneira sua preocupação, aqui posta em forma de quesito. É de se esperar grandes crateras e desabamentos em pontos específicos por conta desta alagação se prolongada. Queira D-US que não permaneça por longo tempo, posto que assim, minimizaria os estragos já contabilizados.
Grande abraço.
Moyses Laredo eng.º civil e especialista em perícias.