domingo, 3 de novembro de 2013

André Lucas Melo, um brasileiro do Acre


Este jovem acreano é  um pequeno gênio e só deve o sucesso a ele mesmo. Em que pese ter boa condição financeira, estuda e estuda muito. Boa condição financeira, que fique bem entendido, é ser classe média baixa no Acre, não ser mais um miserável de nossa periferia. Assinalo isso antes que o governo do Acre, como é comum, queira pegar carona no sucesso do rapaz.

- Obrigado, Altino! Agradeço pelos parabéns, pela nota e por compartilhar comigo o mesmo desejo de que mais oportunidades sejam estendidas a todos que se dediquem a isso. Sou muito grato hoje por poder comprovar que classe social não é limite para o que podemos alcançar. Seria um prazer imenso falar com você. Retorno a Rio Branco ainda amanhã. Durante a semana, qual horário e local seria mais apropriado para você? Forte abraço - escreveu o jovem em resposta a um pedido de entrevista.

Ele é o primeiro brasileiro a integrar o Wise Learnes, conforme noticiou O Globo,  na edição de sexta-feira:

“Sou um Wise Learner”, dizia sem segurar o sorriso André Melo, de 19 anos, em um dos corredores do Qatar National Convention Centre, em Doha.

Estudante do 4o. período de Direito na Universidade Federal do Acre, o rapaz saiu de Rio Branco para se tornar o primeiro brasileiro a integrar o grupo de jovens do Wise Learners, parte do World Innovation Summit for Education - Wise, considerado um dos principais eventos internacionais na área da Educação.

Melo, não só o primeiro estudante brasileiro a participar desse programa do evento, como também o único nesse projeto na edição deste ano, é voluntário na ONG React&Change, que promove oficinas para jovens de projetos sociais no Brasil.

— O Wise Learners seleciona estudantes de vários países para realizar com eles algo como um treinamento para jovens líderes, com aulas de empreendedorismo e gestão de projetos — explica o universitário acreano, que volta a Doha em janeiro.

A experiência internacional na capital do Qatar, no entanto, não foi a primeira de André Melo. Ele conta já ter ido a um encontro da Unesco, ano passado, em Londres:

— Participei de um grupo que desenvolveu uma espécie de versão jovem do Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos (da Unesco).

O Wise, que começou em 2009, este ano ocorreu de 29 a 31 de outubro e contou com mais de 1,2 mil profissionais do setor, vindos de cerca de cem países. O encontro é organizado pela Fundação Qatar.

Nenhum comentário: