quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Exposição erótico visual: o sexo sentido da arte na galeria do Sesc

POR DALMIR FERREIRA 


A evolução das artes no nosso distante estado, nos seus diversos âmbitos, em sua diversidade de abordagem, em sua renovação de atores e público, nos propõe aos poucos, olhares e questionamentos que atuam no nosso crescimento, enriquecendo nossa formação, ao mesmo tempo em que provocam rupturas e renovações na gradativa construção do pouco entendimento de mundo que temos.

Formada nos castelos de sonhos, de príncipes e princesas encantadas, impostas pelos colonizadores, nossa retrógrada mentalidade religiosa que sobreviveu e cresceu indiferente aos novos tempos e outras evoluções possíveis, operando mudanças conservadoras que criam e multiplicam doenças que ampliam cada vez mais o niilismo que se estabelece, atinge aos poucos seu ápice de impossibilidade.

Condenando toda sexualidade que se recusasse ao princípio da procriação, criaram-se os tabus, assentaram-se as indulgências e, enfim, disseminada, portanto,  por uma sociedade burguesa e, ao mesmo tempo, escravista, uma moral sexual repressiva se operou na gênese da família.

Concebida com a intenção de explorar o tema do erotismo, em meio a todas as variantes que permeiam esse assunto, essa exposição pretende revelar os olhares de alguns dos nossos artistas sobre essa temática delicada, conscientes de que, no decorrer da História da Arte, independente dos contextos sociais, tal discurso sempre esbarrou em censuras e preconceitos, daí a dificuldade em torná-lo público.

Portanto, a ousadia dessa mostra, reúne artistas como Dalmir Ferreira, Ueliton Santana, Danilo de Sacre, Luiz Carlos Gomes, Laélia Rodrigues, Nerilson, Marco Lenisio e Fernando França. Esses artistas não pretendem, absolutamente, apenas chocar pelo tema que abordam, mas tão somente apresentar seus vários olhares e tratamentos destinados a esse tema tão polêmico, por aqui ainda tão pouco abordado,  e estabelecer com os espectadores um diálogo despido de preconceitos.

Essa exposição não é apropriada para aqueles cuja menoridade cultural os proíbe e os impede do necessário discernimento e da percepção para ler além do apenas visível.

Dalmir Ferreira é artista plástico


Nenhum comentário: