quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MARCUS ALEXANDRE E CHARLES CHAPLIN

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), citou no final do discurso de posse trecho de "A vida me ensinou", um texto cuja autoria atribuiu à Charles Chaplin, segundo assinalou, para reflexão.

Há controvérsia, pois o texto não tem o estilo Chaplin, que era marxista e nada piegas.

Aquele "diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher", é muito pobre para um gênio como Chaplin.

A assessoria do prefeito com certeza copiou da web e colou no final do discurso. Na verdade fez um resumo conveniente.

Suprimiu do começo de "A vida me ensinou" o trecho a seguir:

"A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;
Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam;
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;
Calar-me para ouvir; aprender com meus erros.
Afinal eu posso ser sempre melhor."

O texto pode até ser de Chaplin, mas prefiro manter minha desconfiança. Na internet existem muitas outras atribuições falsas ao gênio.


E o prefeito poderia ter optado pelo último discurso (leia) de Chaplin em O Grande Ditador. Teria sido mais sensato.

Clique aqui e veja outras atribuições falsas a Chaplin.

2 comentários:

João Francisco disse...

É Chico Mendes, demorou mas chegou o dia. Tomar as terras dos seringueiros era pouco, o grande objetivo dos "paulistas" foi concretizado. Eles, com ajuda de alguns acreanos tomaram conta da ultima trincheira, agora vão comandar os moradores da nossa capital.Triste dia, povo covarde e entreguista.

Odele Souza disse...

Estou com você Altino. Prefiro manter minha desconfiança sobre a autenticidade se esse texto é mesmo do Charles Chaplin. Estou revendo toda a obra de Chaplin na coleção que adquiri da Folha de São Paulo.Junto ao CD com o filme vem um pequeno mas bem elaborado livro com ficha técnica,fotos,e citações de Chaplin e dos críticos de sua obra. Revejo cada filme, uma, duas, três vezes. O Grande Ditador, nr.1 da coleção, é um filme maravilhoso e o discurso de Chaplin ao final, inesquecível. Que bom que você disponibiliza o link aqui para quem quiser conhecer ou reler o discurso de Chaplin em o Grande Ditador.Lindo.

Quanto aos textos que vemos com frequência na Internet serem atribuidas a grandes autores, sem de fato serem deles, é lamentável. As pessoas deveriam ser mais criteriosas nesse sentido.

Bom ano novo pra você Altino.