terça-feira, 29 de janeiro de 2013

GUARDIÃO TUCANO

POR FÁBIO PONTES

A denúncia feita pelo governador do Acre, Tião Viana (PT), em agosto do ano passado, sobre a existência de um sistema de escuta telefônica operado por integrantes do PSDB não é verdadeira. Esta é a conclusão a que chegou uma investigação da Polícia Federal após o governador ter formalizado a denúncia na superintendência do Acre.

À época, Tião Viana apresentou como provas da denúncia fotos que mostravam um laboratório caseiro de escuta telefônica, que funcionaria num quarto de hotel em Rio Branco.

A denúncia também acusava dois agentes federais de estarem operando o sistema, com o objetivo de interceptar as conversas do governador e de integrantes do PT no Acre.

O blog teve acesso ao inquérito da PF, que foi entregue ao Ministério Público Estadual. A peça compõe a investigação que apura o suposto uso político do sistema guardião no Estado com o objetivo de “grampear” líderes da oposição e jornalistas durante a eleição de 2012.

Conforme a denúncia apresentada pelo governo, a escuta tucana funcionaria no quarto 28 do Hotel Guapindaia, no bairro Bosque. A investigação constatou que o quarto 28 não existe.

A PF também constatou que o tipo de cobertores usados no hotel é diferente dos observados nas fotografias. A participação de policiais federais no caso também foi descartada. Os agentes seriam de Rio Branco e Manaus, de acordo com a denúncia do governador.

O laudo da PF conclui afirmando que o governo se deixou levar por uma informante que passou informações erradas com o único objetivo de criar um fato político.

O governador Tião Viana chegou a usar o Twitter para denunciar o “guardião tucano”. A troca de acusações entre governo e oposição por pouco não resultou na criação da CPI dos Grampos, na Assembleia Legislativa.

Governistas e oposição entraram em acordo e decidiram entregar o caso para o Ministério Público. A investigação da PF mostrou que a denúncia do Palácio Rio Branco era falsa, enquanto a realizada pela oposição ainda é investigada pelo procurador Edmar Monteiro Filho.

Fábio Pontes escreve no blog Política na Floresta

2 comentários:

eliomar m. disse...

Investigação sendo realizada por um procurador do mesmo curral da frente popular: Não vai dá em nada. E mais o que essa gente da frente popular sabe fazer é mentir para encobri suas safadesas, e mais o que esse governador já deveria fazer éra começa a trabalha pois até agora ele não mostrou à que veio fazer no comando do nosso Estado.

DoAcre disse...

Kkkkkkkkkkkkk
Fala serio. Kkkkkkkk
Vamos nos preocupar com a bomba Iraniana
Kkkkkkk. Quarto 28!! Essa foi demais.
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Rachei de rir!! Boa boa.