quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FILHA COM LESÃO CEREBRAL SEM ATENDIMENTO

Relato de Simei de Almeida, ex-administrador de empresa, ex-filiado e ex-militante do PT, que trabalha atualmente como colono em Senador Guiomar (AC):

"Caríssimo jornalista Altino Machado, você sabe que o acompanho há muito tempo no blog, ora concordando ou discordando, mas sempre admirando-o pela forma contundente de sua imparcialidade na questão política. Confesso que, por tantas decepções na política, mais concordo que discordo de você.

Hoje o que me leva a escrever é minha revolta com a questão de uma saúde pública maquiada pela gestão e repassada pela imprensa que tudo é mil maravilhas.

Os problemas são muitos, mas minha revolta é ser pai de uma filha, de 14 anos, que já concluiu o ensino médio e que vai para a escola com acompanhante porque sofre com uma lesão cerebral. Assim como minha filha e eu, outras famílias necessitam de atendimento, mas  a saúde pública não funciona.

E para quem é conhecedor, a dita lesão cerebral afeta, no caso de minha filha, a coordenação motora. Ela necessita quase que diariamente de exercícios físicos, mesmo sem muita expectativa que um (a) lesionado (a) possa andar, mas ao menos ganhe melhor qualidade de vida.

Pasmem. O hospital aqui de Senador Guiomard (Quinari) não tem uma sala preparada para isso. Em Rio Branco, se a gente não recorrer a atendimento particular, público também não tem. Até a escola Dom Bosco, que lida com a dita demanda, está em recesso até fevereiro, deixando assim de realizar centenas de atendimentos
 

Minha luta é percorrer secretarias do governo do Acre em busca de atendimento. Minha filha recebeu aplicação de Toxina Botulínica que carece muito dos especialistas em fisioterapia.

O que me espanta é que as pessoas disponíveis na Secretaria de Saúde para receber os famigerados reclamantes nos causam a impressão de que tudo está funcionando ou vai funcionar, mas não é verdade. O que acontece é um tremendo “empurra com a barriga”.

Meu caro, por você ser uma voz que repercute no Acre e até fora dele, e chamar a atenção de quem precisa ouvir, peço que registre, dentro de sua possibilidade sobre a questão.

Não recorro à imprensa do Acre, pois a mesma está na mão do poder ou só faz algo por questões politiqueiras.

Grato pela atenção."


Atualização às 11h10

- Caro Altino, já surtiu efeito: a Secretaria de Saúde ligou para a mãe de minha filha dizendo que hoje à tarde mandará uma equipe de fisioterpia aqui para o hospital de Senador Guiomrd para fazer uma avaliação em minha filha. É o peso de sua postagem. Obrigado.

Um comentário:

Ser ou Não Ser... disse...

Uê, cadê os fisioterapeutas contratados pelo Pró-saúde para trabalharem em Senador Guiomard? E esse prefeito não faz concurso público não é?