quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ALCEU RANZI ACREANO


Estudioso dos geoglifos do Acre, o professor Alceu Ranzi, que completa 63 anos nesta quarta-feira, será homenageado na quinta com o título de Cidadão Acreano, na Assembleia Legislativa, a partir das 10 horas, de acordo com projeto de autoria do deputado Eduardo Farias (PCdoB).

Alceu Ranzi, que nasceu em Espumoso (RS), é formado em geografia pela Universidade Federal do Acre, tem mestrado em paleontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em ecologia da vida selvagem pela Universidade da Flórida (EUA).

Irmão do desembargador Pedro Ranzi, do Tribunal de Justiça do Acre, Alceu chegou ao Estado em 1971 para trabalhar e lecionar em Cruzeiro do Sul a convite dos padres alemães, por ser ex-aluno do Colégio Marista de Passo Fundo (RS).

Casado com a historiadora Cleusa Maria Damo Ranzi, é pai de três filhos acreanos: Bianca Damo Ranzi, Tiago Juruá Damo Ranzi e Thomas Augusto Damo Ranzi.

Em 1981 ingressou no quadro docente da Universidade Federal do Acre, onde se aposentou, mas continua lecionando como professor convidado. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da universidade, de 2000 a 2002.

Alceu Ranzi foi idealizador e fundador do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Acre, onde foram feitas diversas pesquisas e descobertas importantes para a ciência - o fóssil do Purussaurus Brasiliensis, por exemplo, considerado o maior jacaré que habitou na Terra.

Alceu Ranzi é cientista reconhecido pelos inúmeros trabalhos que desenvolveu em contribuição à história e pré-história do Acre, tendo publicado diversos livros e artigos sobre a paleontologia e arqueologia da Amazônia, entre eles os livros "Paleoecologia da Amazônia - Megafauna do Pleistoceno" (2000), "Geoglifos da Amazônia - Perspectiva Aérea" (2004), "Paleontologia da Amazônia - Mamíferos Fósseis do Juruá" (2008), "Arqueologia da Amazônia Ocidental: os geoglifos do Acre"(2008) e "Geoglifos: Paisagens da Amazônia Ocidental" (2010).

Fez parte da equipe de pesquisa que descobriu o primeiro geoglifo no Acre, ainda em 1977, que completa 35 anos em 2012. Alceu também é membro fundador e pesquisador do Grupo de Pesquisa de Geoglifos da Amazônia, que já registrou mais de 300 geoglifos no estado do Acre e região. Foi o principal responsável pela divulgação dessas descobertas na mídia local, nacional e internacional, a partir do ano 2000.

Nos últimos anos, diversas reportagens sobre os geoglifos do Acre foram publicadas em revistas científicas conceituadas como Science e a Antiquity, resultando em repercussão em diversos veículos de comunicação pelo mundo como a Revista National Geographic e o jornal The New York Times.

Alguns documentários também já foram produzidos por veículos conceituados como a Agência BBC de Londres, divulgando ao mundo o incrível patrimônio arqueológico que o Acre e a região amazônica possuem.

Hoje os geoglifos encontrados no Estado do Acre são considerados por especialistas como "uma das maiores descobertas arqueológicas da última década".

- Por este currículo, torna-se inquestionável a concessão do título de Cidadão Acreano a esse grande homem que, residente no Acre há 41 anos, já faz parte da história do Estado com seus relevantes serviços e esforços dentro de sua área profissional, o que há de contribuir de uma forma grandiosa para a nossa Sociedade - argumenta Eduardo Farias.


Também serão homenageados com o mesmo título os procuradores da República Paulo Henrique Ferreira Brito e Ricardo Gralha.

Nenhum comentário: