sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A BALSA

Espaço para choro e ranger de dentes dos derrotados


Aprendi que a lendária viagem de balsa é a única certeza no Acre em ano eleitoral. A viagem começa em Rio Branco, horas após o resultado das urnas.


Lotada de derrotados a cargos eletivos, a balsa tem como destino Manacapuru (AM).  Passa pelos municípios de Porto Acre (AC) e, no Amazonas, por Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Tapauá e Beruri.

Pense numa viagem infernal.
São 2,5 mil quilômetros de curvas e retas nos rios Acre e Purus, sob sol e chuva, sem água tratada, comida, banheiro e energia elétrica, onde o único conforto é o choro dos surubins.

Aliados e adversários políticos se recusam a embarcar, mas acabam se espremendo num espaço pequeno, castigados pelas nuvens de carapanãs e borrachudos.


Dos dois principais candidatos à prefeitura de Rio Branco, o tucano Tião Bocalom, acusado de arrogante pelos adversários, parece o mais precavido.

Bocalom, que é paranaense, foi flagrado entrevistando um construtor de barcos para saber sobre a tormentosa viagem e dos custos de uma embarcação especial em caso de derrota.

Por sua vez, o petista Marcos Alexandre, paulista, cujo sangue ainda é muito doce para os insetos que infestam a região, tem desconsiderado a possibilidade de derrota e de embarcar na balsa.


O petista talvez nem saiba o que é a história da balsa, pois é novato no Acre. À exemplo de seus patronos, que não se julgam arrogantes, tem afirmado que sua vitória se dará no primeiro turno.

Para quem usa helicóptero, pista de pouso não será problema nas cidades por onde a balsa passa. Estrada, nem pensar.

Sugestão aos navegantes: repelente, agasalho, pilhas para lanterna, lenços para enxugar as lágrimas - toalhas mesmo para os mais afetados.

Este blogueiro pretende virar borrachudo para acompanhar o choro e o ranger de dentes dos que terão que fazer a longa viagem.


Que venha a lendária balsa. Ela se firmou na irrealidade de nossas disputas políticas por força das crônicas do saudoso Aloísio Maia.

Eleições 2012 - roteiro da balsa para Manacapuru 
 

8 comentários:

Santiago Queiroz disse...

Se o Blogger nos desse a opção de curtir, eu curtiria.
Hahaha.

Balsa, pra quê te quero?!

Enzo Mercurio disse...

Eu tambem não sei a historia da balsa ; poderia me contar ?

ALTINO MACHADO disse...

Acabei de contar, Enzo. Bem que eu gostaria de desenhar a história, mas não se desenha. Ainda acrescentei um roteiro com imagem. Perdoa minha incompetência.

ALTINO MACHADO disse...

Não sei desenhar, Enzo. Os jornais costumavam publicar charges da balsa, mas a tradição está se perdendo com o PT no poder. Ninguém ousa fazer humor com seus caciques. abs

Terra disse...

Dentro ou fora da balsa, o único candidato que estará confortável será o Jacaré.

Beneditino disse...


Muito interessante essa estória. Provavelmente é baseada na história de Caronte, o barqueiro do Hades, que carregava as almas dos recém-mortos sobre as águas dos rios Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Mas a barca de Caronte também trouxe alguns heróis, como Hércules, ainda vivos do mundo inferior. Muitos políticos, a cada quatro anos, esperam embarcar na barca da volta, mas isso é para heróis.

Guedes disse...

Altino, se a barca for do tamanho da que consta na foto... rapaz, não vai caber todos não!

Cleib disse...

E ainda colocou um mapa.kkkkkkk. essa é nova. Tenho certeza quem já tem camarada suando frio com essa idéia.