terça-feira, 19 de junho de 2012

COMUNICAÇÃO DO SENADO ESCLARECE

A Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado encaminhou nota, nesta terça-feira (19), ao Página 20, negando que o presidente José Sarney determinou corte nas transmissões da TV Senado quando da sessão solene dos 50 anos do Acre

"Senhor editor,

Carecem absolutamente de fundamento as notas publicadas na coluna Poronga, do Diário Página 20, de que o presidente José Sarney teria determinado corte nas transmissões da TV Senado quando da sessão solene dos 50 anos do Acre, realizada ontem, 18, em Plenário. O presidente Sarney, que reafirma apreço pelo governador Tião Viana e pelo senador Jorge Viana, jamais interferiu no trabalho de cobertura jornalística dos veículos do Senado Federal, que obedecem a regras públicas e aprovadas pela Mesa Diretora.

Se o jornalista se desse ao cuidado de se informar sobre os dispositivos legais do Senado Federal perceberia que o ato da Comissão Diretora nº 21 de 2009 obriga os veículos de comunicação da SECS a darem prioridade às atividades legislativas, lideradas para esse fim pelas sessões ordinárias e extraordinárias de Plenário, sessões do Congresso Nacional e reuniões de comissões permanentes, do Conselho de Ética e de CPIs. Somente após esse rol viriam as sessões comemorativas.

A TV Senado iniciou a transmissão da sessão especial relativa ao Acre assim que foi encerrada a reunião da Comissão de Direitos Humanos, que realizou audiência pública sobre os impactos das barreiras comerciais adotadas pela Argentina para produtos brasileiros. A transmissão da sessão comemorativa só foi interrompida cinco minutos antes do início da Sessão Plenária para a transmissão do jornal da TV, que traz as notícias de eventos que não puderam ser transmitidos ao vivo durante o período da manhã. A gravação da sessão dos 50 anos do Acre foi transmitida na íntegra ainda na segunda-feira, às 23h de Brasília.

Atenta à importância do Acre para o cenário nacional, a TV Senado produziu um documentário sobre o tema. “Aquiri - Estado Acre” que relata as lutas heroicas do povo acreano pela independência. Um compacto do documentário foi exibido no início da cerimônia de segunda-feira. O documentário já tem exibição programada para este final de semana. No sábado, dia 23, às 21h30 e no domingo, dia 24, às 4h00 e às 15h30, horários de Brasília.

Fernando César Mesquita
Diretor da SECS"

3 comentários:

Ronaldo disse...

Até que enfim alguém para contestar a página 20, pois esse jornal só serve para bajular o governo e enganar a população. bem feito

Ronaldo disse...

Gostei que o Senado postou esse comunicado, e tomara que de agora em diante esse editor procure se informar das coisas antes de ser mandado a fazer alguma coisa.

Janu Schwab disse...

Chupa essa manga!