terça-feira, 10 de abril de 2012

GRIPE H1N1

Acre registra 14 casos entre indígenas e antecipa vacinação


O Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém (PA), analisou 31 amostras coletadas na aldeia Nova Grota, no município de Feijó (AC), e confirmou 14 casos de gripe H1N1 entre indígenas da etnia kaxinawá. A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A.

Por causa dos casos de gripe H1N1 entre os indígenas, o Ministério da Saúde decidiu antecipar, no Acre, a campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal ou gripe comum, marcada para ocorrer entre os dias 5 e 25 de maio.

A vacina utiliza as três cepas de vírus que mais circularam no país no ano anterior e, de acordo com o Ministério da Saúde, imuniza também contra a influenza A (H1N1).

A Vigilância Epidemiológica do Acre aguarda o envio dos primeiros lotes de vacina contra H1N1 pelo Ministério a Saúde.

- A vacina será encaminhada para o Acre e Amazonas, sendo que o Acre tem prioridade por conta do surto de gripe H1N1. Assim que recebermos, vamos antecipar a campanha de vacinação de indígenas por conta dessa positividade de casos - disse a gerente da Vigilância Epidemiológica em Saúde, Izanelda Magalhães.

A situação é criticada duramente pelo coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na Amazônia Ocidental, Lindomar Padilha.

- A constatação de casos de gripe H1N1 entre os índios expõe, mais uma vez, a fragilidade e o abandono da saúde indígena no Acre. Abandono e descaso. Recentemente, na região do Purus, também no Acre, 22 crianças morreram de, pasmem, diarréia - afirmou Padilha.

Leia mais no Blog da Amazônia.

Nenhum comentário: