domingo, 26 de fevereiro de 2012

"VAMOS ACORDAR, TEM GENTE MORRENDO"

Médico denuncia falhas no sistema de saúde do Acre


O médico Nonato Anute de Lima, chefe do serviço de cirurgia do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), se valeu do perfil dele no Facebook, neste domingo (26), para denunciar uma série de falhas no sistema de saúde pública do Acre.

Anute relatou o caso do atendimento de um paciente, vítima de traumatismo craniano, durante o plantão de sábado (25) no Pronto Socorro, e entrou em discussão com outros médicos na rede social.

O conflito decorre da necessidade de realização de tomografia computadorizada do crânio e do fato do aparelho do Huerb estar quebrado desde dezembro do ano passado.

Atualmente, os exames são realizados na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), o que exige que os pacientes, muitas vezes em estado gravíssimo, sejam transferidos em ambulâncias do Samu.

Alguns médicos recusam-se a solicitar a tomografia para não incorrer, segundo eles, na responsabilidade de ter de acompanhar os pacientes no transporte de ambulância até a Fundhacre, retardando algumas vezes o início do tratamento definitivo, isto é, a cirurgia neurológica.

O chefe do serviço de cirurgia primeiramente declarou no Facebook que trabalha "no SUS [Sistema Único de Saúde] e só para o SUS". Ele disse que não consegue entender porque "um sistema tão perfeito no papel é tão imperfeito na pratica".

Anute Lima acrescentou:

- Tanto descaso, tanta indiferença, tanta preguiça, tanta hipocrisia, tanta vergonha. Acho que os médicos têm uma grande culpa de tudo que acontece. Sabem onde estão todos os erros e nunca se manifestam. Vamos acordar meu povo. Tem muita gente morrendo.

Reconhecido como muito dedicado ao serviço público, o médico Nonato Anute de Lima acumula 120 horas de trabalho em triplo vínculo: 40 horas em Extrema (RO), contratado pela Secretaria de Saúde de Rondônia, 40 horas pela Secretaria de Saúde do Acre, mais 40 horas prestando serviço terceirizado ao Acre pelo Pró-Saúde, além do cargo de confiança de diretor do serviço de cirurgia do Huerb, nomeado pelo governador Tião Viana (PT).

Transcrevo na íntegra, sem correção, o segundo relato do diretor do serviço de cirurgia do Huerb no Facebook:

- Chega um paciente vítma de queda de cavalo, logo na sala de emergêcia é avaliado pela cirurgia geral q da o primeiro atendimento e solita a avaliação de um neurocirurgião. A resposta que vem após alguns instantes que o neurocirurgão só vai avaliar se o paciente já estiver com a tomografia... parece piada né!!! mas a questão é que o unico hospital de emergencia ta com o aparelho danifcado há dois meses. Dai começa uma briga: quem vai pedir o exame e quem tem obrigação de levar o paciente até o outro hospital onde faz o exame. Aparece uma umbulacia sedida pelo samu sem respirador, sem monitor, sem laringo, sem desfrilidor e etc. Hoje acordo pensando de quem é a culpa??? se é do neurocirurgião que tinha que avaliar o paciente e não o exame, se é do estado por ter um unico hospital de emergencia sem tomografia há dois meses ou se é culpa nossa dos médicos que estamos la todos os dias há muito tempo e ficamos calados e sem procurar uma solução... VAMOS MUDAR ESSA HITÓRIA!!

7 comentários:

Paulinha Cameli Rodrigues da Silva disse...

Isso é algo desesperador. E creio que se torna ainda mais desesperador quando podermos afirmar com certeza sem medo de estar falando besteira que isso não acontece apenas no Acre, mas sim em todo Brasil. É uma realidade. Se você indagar os políticos, gestores sei lá o que ...enfim os responsáveis por executar todos os princípios e diretrizes do SUS , no minimo vão dizer que não sabia e que não existe verba para melhorar isso. Muitas veze é negligencia dos gestores que são colocados lá e que não fazem ideia do que é saúde e muito menos o que é SUS. Moro em uma cidade de 4 mil habitantes que não existe carrinho de emergência montado no Hospital, o material é esterilizado com produtos que a ANVISA abomina. Eu não trabalho nesta cidade, mas como Enfermeira me preocupo se algum dia tiver de fazer uso de tal serviço. A mesma coisa levo para essa situação no hospital de Rio Branco. E se for seu parente? Se for você?

Os governos devem servir a sociedade e não servirem-se dela.

Falta gente na saúde que dê o sangue por esta causa.

Falta algo chamado AMOR por algo que é direito do cidadão.

Isso é da conta do governo sim! é da conta dos gestores sim!

Se acham que não vão resolver, cai fora! Sai de cena que isso não é pra você.

Algo que aprendi na faculdade com algumas professoras. Algo que não esta nos livros, mas sim na sensibilidade de viver no dia a dia.Sempre vou levar na vida: Um dia iremos prestar conta de tudo isso.
E principalmente, nós profissionais da saúde que um diz fizemos um juramento, somos sim responsável pela saúde do próximo. E que lidamos com vidas e estas se entram em nossas mãos. E mesmo que fracassamos, pois a medicina tbm é limitada, mas podemos bater no peito: Fizemos tudo que poderia ter sido feito.


Parabéns a este médico que esta usando as redes para expressar coisas assim. Não devemos ser omissos.

Deyse disse...

Pode vínculo de 120 horas semanais?
Me ajuda aí vai...Semana tem 168 horas.
É um absurdo administrativo mesmo.

Deyse disse...

E pode vínculo de 120 horas semanais?
A semana tem 168 horas...
É um absurdo administrativo mesmo, e o Executivo faz que não vê.
Me ajuda aí vai...

O mascara disse...

Cara, letra de médico é ruim de entender até digitada no computador...

No mais, isso é brincar com a saúde dos outros...

Sanathia Alves disse...

Muito corajoso este profissional! Acompanhemos se o Dr. Anute não vai perder seu cargo de diretor, ou até mesmo seus contratos... Não seria o primeiro.

Sergio Argimon disse...

Caro Altino

Ele não consegue entender porque "um sistema tão perfeito no papel é tão imperfeito na pratica"?
Será que uma das razões não vêm a ser a grande quantidade de profissionais médicos com 3, 4 ou até mais contratos de 40 horas, que na prática se transformam em menos de 20, sugando recursos do sistema e deixando várias pessoas sem atendimento?
Por que o MP não vê estas coisas é uma grande dúvida!

José Coutinho disse...

Isso não foi coragem, foi inocência associada à indignação devido ausência de um equipamento tão importante para salvar vidas (tomografo). Como um pronto-socorro funciona meses sem um tomografo? Ambulância não garante qualidade no atendimento e paciente vítima de lesões luta contra o TEMPO para sobreviver! Ter médico de plantão sem estrutura adequada de trabalho é como ter carro e não ter gasolina, ou seja, paciente MORRE SIM! A secretaria tem a obrigação de resolver essa emergência técnica! Só lamento que o Dr. Nonato é quem vai pagar a conta da secretária - ele ainda não conhece o rolo compressor do PT!!!