sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

NÃO FOI BEM ASSIM

Jesus perdoa, mas o Twitter não

Conversei com algumas pessoas que estiveram na igreja de São Sebastião, em Xapuri, na noite de quarta-feira, 22 de dezembro, quando familiares e amigos se reuniram para reverenciar a memória de Chico Mendes ao completar 23 anos do assassinato do líder sindical e ecologista.

Pessoas de Xapuri e do gabinete do senador Jorge Viana (PT-AC) comentaram a repercussão que o caso ganhou após a assessora Charlene Carvalho ter publicado no Twitter que o padre Francisco das Chagas Monteiro dos Santos fugira da cidade para não celebrar uma missa.

Todas as pessoas com quem conversei trataram de explicar que a ausência do padre Chagas na celebração se deu por desencontros ocorridos na organização do evento e não teria nada a ver com a vontade pessoal do pároco ou com a presença do senador.

Disseram também que o padre e o senador nutrem estima um pelo outro e que a cerimônia foi pautada pela saudade, emoção e sonhos de Chico Mendes.

- A igreja realmente não estava cheia, mas isso não afetou em nada o clima de emoção. Não é justo com as celebrantes, com os presentes, com o senador, com o padre Chagas, ou com o próprio Chico Mendes, que fiquemos com uma imagem falsa ou distorcida de um evento que por seu significado esteve à altura de nossa história - assinalou um dos presentes.

Charlene Carvalho, assessora do senador que comentou e publicou fotos do evento na internet, já admitiu no post "Padre foge de missa para Chico Mendes" que Jesus perdoa, mas o Twitter não.

Telefonei para dois celulares do padre várias vezes durante o dia, mas não fui atendido.

Atualização às 23h45

Sobre a afirmação de Charlene Carvalho no Twitter, segundo a qual o "padre que foge de missa não é de Deus", Chagas disse ao blog Xapuri Agora que a assessora do senador Jorge Viana deveria tê-lo contatado.

- Sendo assessora de um político tão importante como é o senador Jorge Viana, ela deveria ter consultado as minhas razões, mas deixo claro que não desejo alimentar nenhum tipo de polêmica com a profissional.

12 comentários:

Beneditino disse...

"Sou a presidenta de todos os brasileiros, mas também dos pobres"

Dilma Rousseff

Nada melhor para fechar o ano!!!

patrick leon disse...

Acredito que ninguem aqui questionou essa preconceituosa por sua opção reliosa,que alias não nos diz respeito.

O que esta sendo questionado,que essa preconceituosa não sabia de nada que estava acontecendo,o pobre Padre que tem uma vida voltada para a evangelização e o bem,foi julgado como não ser de DEUS.

Alias Charlene preconceituosa Carvalho,quis se referir que só o Padre de Xapuri não é de DEUS ou todos os Padres do mundo não são de DEUS??????????

Charlene Preconceituosa Carvalho você diz que sua conciencia esta tranquila.

Mas será que você realmente esta ciente que você julgou e colocou na midia uma injuria contra um homem que tem sua vida totalmente voltada para DEUS.

Da mesma forma que a opinião pública esta voltada contra o seu preconceito,você tentou em vão jogar a opinião pública contra o Padre de Xapuri,cujo segundo você ele não é DEUS.

Muié reflita seus pensamentos e preconceitos,talvez você no alto do seu preconceito e intolerância,nem saiba como seu chefe o senador Jorge Viana chegou ao poder.

Altino se lembra bem,pois ele viveu essa epoca.

Jorge perdeu a eleição para o governo e se embrenhou nesses meios de matas,visitando colonhas,igarapés,rios.

Visitou centro espiritas,de religiões de raízes africanas,daimistas,barquinha,igrejas evangélicas e a igrejas católicas.

Agora eu te pergunto:-Quantas vezes o senador Jorge Viana ofendeu alguem por sua religião,e além de ofender,ainda afirmou que essa pessoa não é de DEUS???

NUNCA,NUNCA JORGE VIANA OFENDEU NINGUEM POR SUA RELIGIÃO E NEM MENOS DISSE QUE ESSA PESSOA NÃO É DE DEUS.

Muié você trabalha para um dos homens com um dos melhores curriculum politico do Acre,e você com seu preconteito tenta em vão manchar a imagem de homem neutro e que respeita as religiões alheias.

E você no alto da sua ignorância,quero que você saiba que Padre não é obrigado a celebrar missa,na religião catolica a celebração da missa é o apice na nossa fé com o momento sagrado da eucaristia,momento o qual recebemos o corpo e o sangue de cristo.

A missa é o momento obrigatório para todos os católicos,a missa de domingo é o momento de comunhão e fraternidade entre todos aqueles que por sua livre escolha escolheram a religião católica como sua religião a professar.

Charlene Preconceituosa Carvalho nenhum Padre é obrigado a celebrar a missa de quinta-feira,pois esse é o momento que ele aproveita para fazer os afazeres da paroquia.

Agora entendi você no auto de sua arrogância e preconceito ao ir a celebração sagrada da missa,e ao constatar que estava sendo ministrada não por um Padre e sim por freiras.

Resolveu logo atirar para todos os lados que o Padre de Xapuri NÃO É DE DEUS.

Muié isso é normal,quando o Padre esta em outro compromisso,auxiliares,no caso as freiras podem celebrar a missa,que em nenhum momento deixa de ter sua importância com o momento da eucaristia.

Agora Charlene Preconceituosa Carvalho saiba que é erronio de sua parte dizer quem é e quem não é de DEUS.

Não julgue para não ser julgada,você com seu preconceito ofendeu a imagem do Padre,jogando na midia que ele não é de DEUS.

Acredito que se ele não fosse de DEUS como você alega,ele não seria Padre e sim estaria em uma religião Satânica,que é o lugar para quem não acredita em DEUS,correto???

Pense bem muié você tentou sujar a imagem de um homem que não lhe fez nada e alias tem sua vida voltada para a evangelização,comunhão,fraternidade e amor.

PATRICK LEON disse...

COMENTARIO DE PABLO,POSTADO NO BLOG XAPURI AGORA

boa tarde meu nome é pablo moro na cidade de feijó no acre e fui seminarista,eo padre chagas foi e sempre será um padre que busca a seriedade acima de tudo não podemos falar nada contra ele porque é uma pessoa com o coração grande e muito serio nas coisas que faz e acredito nele.padre chagas pode contar com nosco.numca esqueci de seus ensinamentos que carrego até hoje.

Assessora Charlene Preconceituosa Carvalho você ainda acredita que o Padre Chagas não é de DEUS?

joao disse...

Assessora, a cara do chefe.

sérgio de carvalho disse...

A frase da Charlene Carvalho merece ser refletida "- Padre que foge para não rezar missa não é de Deus -", pois, ao meu ver, é a verbalização de uma visão de mundo radical, que a cada dia ganha maior espaço no Brasil, com o aumento do fundamentalismo evangélico.
Sei da competência de Charlene e não a considero preconceituosa,que fique claro, assim como admiro o seu trabalho. Alguns dos comentários que li neste blog só revela o outro perigo, o da reação, também radical, a este tipo de pensamento equivocado e só comprova que esta mistura entre tendências religiosas e vida política não dão certo, que bem o diga a outra jornalista,também do governo, em seu artigo pró parque Gospel e anti "intelectualóides" (acho que sou um destes).
Resolvi escrever porque estou de saco cheio. Percebo que se não tomarmos cuidado vamos caminhar para uma sociedade chata, careta e, sem dúvida, fundamentalista. Sem exageros.
Cheguei a uma conclusão: não sou de Deus, melhor assim! Antes ser um ateu (ou sei lá o quê) a meu coração estar abarrotado de certeza divinas e verdades absolutas, cheio de arrogância espiritual e preconceito. Pois o que eu não tenho são verdades, nenhuma delas, apenas dúvidas, muitas delas.
Este tsunami neo-petencostal afoga os pensamentos mais livres, inunda a própria democracia, trono e altar nunca deram certo, a história que bem diga. Pode até parecer exagero, mas é só abrir os olhos e perceber o que vem acontecendo. Acabei de ler sobre um projeto de Lei que está em tramitação na Câmara dos Deputados de autoria do deputado federal Washington Reis (PMDB-RJ) que visa proibir a entrada de homossexuais em igrejas. Então, se for aprovado este projeto, iria assistir o casamento de minha irmã da rua?
Conheço um pastor ( destes que são ex traficantes, ex viciado, ex sei lá o quê e pré candidato a vereador) e, toda vez que eu o encontro, diz que vai me arrumar uma mulher bonita e que vou mudar de orientação sexual, pois é meu amigo e quer o melhor pra mim ( eles sempre sabem o que é o melhor pra gente), bate no peito e diz que meu "problema" é que ainda não encontrei Jesus ( mais uma vez afirmo, este Jesus não quero encontrar nunca).Por melhor que seja a intenção, é claro que se sente superior por ter encontrado a verdade, ah! Pastor, entenda, quero dúvidas, não certezas.
Da última vez, precisei ser grosso: " Pastor, nunca me meti na sua vida, não sou e não quero ser evangélico, do mesmo modo que eu respeito a sua escolha, no mínimo, respeite a minha e, se não for possível respeitar, então, não se meta na minha vida".
Do mesmo modo que foi dito que o padre que fugiu da missa não é de Deus, um pensamento sem maldade, tenho certeza disso, mas que revela um pensamento muito maior e mais perigoso, o reflexo de uma religião intolerante. Diz se que quem é gay não é de Deus (ou está perdido no mundo), que quem é daimista, pai de santo ou budista também não é de Deus ( ou que ainda não conheceram a Palavra ). Para mim, isto só demonstra arrogância espiritual e incapacidade de aceitar o outro tal como ele é. Fico com o Hermann Hesse em seu impecável Sidarta: " A homem algum cabe julgar a senda espiritual que cabe ao outro".
Se não tomarmos cuidado urgente, nossa sociedade vai se tornar cada vez mais intolerante, falso moralista, chata.
Se ser de Deus é caminhar cego pra tendências fundamentalistas, se ser de Deus é julgar a vida do outro e se achar no direito de meter o bedelho onde não é chamado, se ser de Deus é ser dono de verdades absolutas, a partir de já, declaro-me sem Deus. Pois bem disse Fernando Pessoa, o meu menino Jesus é curumim.
Que neste natal, sem Deus nenhum, possa renascer em nossos corações e esperança de uma sociedade diversa e plural. Que o símbolo da criança possa brilhar em nossos corações abrindo espaço para o NOVO.

Pietra Dolamita disse...

...Agora atacam Padre! E o que será de nós pobres "acreanos", que somos filhos de Deus.
A memória é algo impressionante, esquecem quem um dia diziam ser, e não eram!Hoje querem ser Deuses, e outras vezes opressores, e muitas e sempre ditadores da (in)felicidade deste povo.
E se Jesus perdoa, com certeza perdoara o Padre por não participar deste circo de horror. E se Jesus perdoa, perdoará a maldade desta criaturas também. Enfim, é Natal, e o carpinteiro de Nazaré perdoem a todos nós por sermos tão falhos.

Haroldo Zaine Sarkis disse...

essa assessora não é digna de representar a figura do Senador Jorge Viana, muito menos criticar o Padre Chagas uma pessoa que tem a maior admiração do Governador Tião Viana. É Senador é bom trocar sua assessoria antes que suje sua imagem mais inda.

abraxas disse...

caro altino,

não quero transformar o seu blog em local de debate político, embora o seja difícil fazê-lo aqui no Acre, mas duas coisas me chamam a atenção nas atitudes do governo quando comparamos com a frase da assessora.

primeiro é o fato dela querer levar o fato de estarmos veemente refutado a frase dela para o fato de ser evangélica. até onde me consta, antes dela se declarar evangélica, eu não sabia desse fato, e mesmo repudiei a declaração dela.

ela errou? errou, e feio. merece ser crucificada?(com o perdão do trocadilho), não, não merece. mas merece sim receber as critícas que está recebendo. só que dizer que é evangélica e querer tratar isso como ataque religioso é de uma desfaçatez sem tamanho.

o segundo ponto é o fato dela dizer que não rezar uma missa não é deus (infeliz declaração, mas não tem como dizer que foi fora de contexto), quando o governo faz uma lei orçamentária destinando 12 milhões para propagando política (ou propagando institucional), enquanto a defensoria pública tem um orçamento de pouco mais de 4 milhões. enquanto o primeiro é apenas pra dizer como o governo é bom e maravilhoso, o segundo atende as pessoas de baixa renda, com falta de defensores, falta de estrutura, falta de pessoal de apoio e salário aquém dos trabalhos realizados.

mas é melhor gastar mais pagando a Cia. de Selva do que dando assistência jurídica pra pobre.

aliás, defensoria essa que conseguiu evitar, por enquanto, que o educandário santa margarida fique sem luz, pois o governo vai gastar mais de 1 milhão de reais com uma festa de fim de ano, mas não gasta 12 mil com uma instituição que todo acriano conhece.

governo esse, cujo governador critica o aumento de IPTU em São Paulo, mas que cobra uma taxa extorsiva de ICMS na conta de energia, aliás, alíquota de ICMS aumentada no governo de seu irmão Jorge Viana, que estava lá sentadinho pra assistir a missa cujo pároco não apareceu.

então eu pergunto a assessora: quem não é de Deus?

patrick leon disse...

Abraxas o icms em SP realmente é menor que o acreano,realmente pagamos mas do que deveriamos.
Mas você já analisou quantas industrias tem em SP e quantas tem no ACRE?

A cobrança é relativa,lá eles cobram menos,mas tenhem de onde tirar mais.

Em relação ao julgamente á assessora preconceituosa,o que me deixou mais indiguinado é que ela quis julgar,caluniar,difamar,ironizar,perseguir,mentir.Sobre uma grande pessoa pública que é o Padre Chagas.

Da mesma forma que ela quis julgar o Padre Chagas,ela tambem esta sendo julgada.

A diferença é que ela mentiu e inventou contra o Padre.

E nós só estamos usando a verdade.

Éssa moça deveria reaver seus preconceitos,independentemente de opção religiosa,fator que não foi colocado em pauta aqui.

Seria injusto tambem se ela tivesse inventado mentiras de um Pastor,Budista,Daimista,ateu,judeu,maçom,gedaista,bahaí,islamista,zaroastrista.

O Padre Chagas tinha viajado para Sena Madureira,a missa aconteceu com as freiras.mas ela com seu preconceito e arrogância mentiu contra um homem que tem sua vida voltada a DEUS,dizendo que ele é do Cramunhão.

FELIZ NATAL A TODOS

Natal é tempo de perdão,o Padre ja perdoou a assessora preconceituosa,Jesus tambem perdoa e até o Twitter tambem pode perdoar

Acreucho disse...

Hipocrisia! Jorge Viana se deslocar de Rio Branco à Xapuri para assistir a uma missa em memória de Chico Mendes é politicagem pura. Ele já nem se lembra mais dos ideais de Chico. O PT de Chico, hoje, não seria o mesmo PT dos da Frente Popular, hoje, Chico Mendes morreria de vergonha dos "ideais" petistas de hoje. O problema com o padre é puro revanchismo... Liga não Padre Chagas "eles" estão numa fase de bater em aliados, estão batendo nos evangélicos e, a Igreja Católica sempre foi aliada da Frente Popular... No mínimo Jorge Viana se sentiu desprestigiado pelo motivo da igreja não estar lotada, não por Chico Mendes, mas, pela presença dele...
Quanto a presença da viúva Ilzamar... Tenham dó 23 anos é muito tempo...

Magao disse...

Eu como conheço muito bem o Padre Chagas e sou da religião católica faço parte do coral de nossa igraja. Vejo uma falta de respeito muito grande de uma pessoa que se diz assessora de senador da república, falar uma asneira dessa, ela é muito infantiu e não tem o mínimo de conhecimento a respeito da pessoa do Padre Chagas, não quero aqui dizer que o Padre é Santo, não é nada disso, mais de uma coisa eu tenho certeza ele é uma pessoa muito simples respetadora, dono de um carater muito grande que não é qualquer um intelectual que tem não.Falo isso porque conheço muito bem o nosso vigário.Homem simples e de bom coração, todos nós sabemos que o Padre de um cidade ele é uma das três principais autoridades e qualquer evento que seja de respeito a religião católica na cidade temos por obrigação pedir autorização a ele seja ela qual for, mais não.. trataram o podre como um zé ninguém e isso não se faz nem com mais humildes desse planeta, é bom que a cidadã tenha mais respeito e que ela aprenda a tratar as pessoas como seres humanos, porque Xapuri é tratado de forma totalmente ao inverso, tudo de ruim acontece aqui, os caras só aparecem nessas horas assim depois..... só Deus sabe.

Wesley de Brito disse...

E deus existe?

Se o Brasil fosse um país muçulmano, seriamos muçulmanos, se fosse budista, seriamos budistas. Crença é cultural

Esse alvoroço todo por uma coisa que até hoje ninguém conseguiu provar que tem existência.

Acreditem em si mesmos e não em contos de fadas.

Altino - tenta colocar um plugin nos comentários para postar usando o login do facebook, seria uma boa.