Deputado ganha R$ 1,8 milhão por mês com balsas no Madeira
Direto do Distrito de Abunã
O deputado Roberto Dorner (PP-MT), 63 anos, possui quatro outorgas de autorização concedidas pelo governo federal para explorar serviço de transporte de passageiros, veículos e cargas na navegação de travessia em três rodovias federais na Bacia Amazônica.
A outorga mais lucrativa do parlamentar, empresário, agricultor e pecuarista, é no Rio Madeira, no distrito de Abunã (RO), a 280 quilômetros de Rio Branco (AC), passagem obrigatória de quase tudo que entra ou sai via BR-364, a única que liga as demais regiões do País ao extremo-oeste brasileiro.
Há 23 anos, três balsas operam dia e noite na confluência dos rios Madeira e Abunã, onde o faturamento médio de Roberto Dorner é avaliado em R$ 60 mil por dia ou R$ 21,6 milhões ao ano. Até 1988, o transporte de passageiros, veículos e cargas no local era de responsabilidade do Exército.
Catarinense de Bom Retiro, Dorner assumiu como suplente o mandato em decorrência do licenciamento do deputado Pedro Henry. Ele é presidente do Sindicato Marítimo de Rondônia. No Mato Grosso, lidera o Grupo Roberto Dorner de Comunicação, que possui emissoras de TV em Sinop, Cuiabá e Rondonópolis.
As quatro outorgas para transporte de travessia, por tempo indeterminado e em regime de liberdade de preços, foram concedidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), ligada ao Ministério dos Transportes.
A Antaq chegou a autorizar Dorner, como empresário individual, a atuar no transporte de travessia no Rio Madeira, em Porto Velho (BR-319), no Rio Abunã (BR-364) e em Humaitá (BR-230), no Amazonas.
Desde o ano passado, o deputado usa também as empresas Amazônia Navegações Ltda., na milionária outorga na divisa do Acre com Rondônia, e a Rodonave Navegações Ltda, em outro trecho da Transamazônica, sobre o Rio Tapajós, nos municípios de Itaituba e Mirituba, ambos no Pará.
A mina do transporte de travessia no País abrange 130 operadores que trabalham em 89 pontos interestaduais, internacionais ou em diretrizes de rodovias federais.
Há vários anos a operação da empresa de Roberto Dorner no Rio Madeira tem gerado críticas e queixas de usuários em relação à falta de segurança, à cobrança de tarifas excessivas e à má qualidade dos serviços prestados.
A tabela do pedágio para travessia no distrito de Abunã isenta apenas pedestres e ciclistas. Os valores variam de R$ 3,80 (animais) a R$ 130,00 (carreta tremião de nove eixos, carregada). A travessia de cada automóvel pequeno custa R$ 19,00 e dos ônibus R$ 46,00.
O governo federal financia há mais de quatro décadas, no Acre, a construção da controversa BR-364, que liga Rio Branco, a capital, a Cruzeiro do Sul, no ponto mais ocidental do País.
Além disso, financiou a pavimentação da BR-317 até Assis Brasil, na fronteira com o Peru e a Bolívia. O trecho da rodovia no Acre foi batizado de Estrada do Pacífico, mas o Estado permanece praticamente isolado.
De Rio Branco a Cruzeiro do Sul, já foram construídas mais de 20 pontes pequenas, médias e grandes, que somam mais de três quilômetros de vão, mas a ponte sobre o Madeira não passa de projeto.
De seis em seis meses, no auge da estiagem amazônica, a travessia em balsas é prejudicada pela falta de água no Madeira. Longas filas de automóveis, ônibus e caminhões se formam com produtos e pessoas.
A Comissão de Viação e Transporte, da Câmara dos Deputados, chegou a aprovar por unanimidade, em 2008, uma emenda inicial de R$ 36 milhões para construção da ponte sobre o Madeira para atender o Acre e Rondônia. A ponte, cujo valor é estimado em R$ 500 milhões, teria mais de um quilômetros de extensão, mas o edital da obra foi cancelado em julho.
- Cancelaram o edital sob a alegação de que o projeto precisa de revisão do Tribunal de Contas da União e da revisão do nível do Madeira em decorrência da barragem das hidrelétricas que estão sendo construídas em Rondônia - comenta Marcos Alexandre, diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre.
Políticos, empresários e comerciantes, do Acre e Rondônia, passaram a acusar o deputado Roberto Dorner de operar nos bastidores contra a construção da ponte sobre o Madeira. O descontentamento ganhou força nos últimos dias por causa da intensidade da estiagem na região.
O Acre poderá a voltar a ficar isolado, como no ano passado, por causa da seca do Madeira. As balsas de Dorner, que fazem a travessia, já começaram a encalhar nos bancos de areia. A pressão é para que seja agilizada a abertura de canais de navegação com uso de dragas e acelerado o processo para a construção da ponte.
O diretor da Amazônia Navegações, Gerson Nava, disse que a responsabilidade pela abertura de canais de navegação no Madeira é do Ministério dos Transportes, mas que a empresa mesmo assim contratou máquinas para o serviço.
- O que está existindo é muita fantasia de político incompetente. Os políticos do Acre, por exemplo, preferem o discurso fácil quando dizem que a nossa empresa tenta inviabilizar a construção da ponte. Em Porto Velho, onde também temos outorga, existe uma ponte em construção, na BR-319, que liga a capital rondoniense a Humaitá, no Amazonas. A ponte em Abunã depende apenas de uma decisão do Ministério dos Transportes e nós não temos interferência nenhuma nisso - afirma Nava.
O senador Jorge Viana (PT-AC) ocupou a tribuna nesta terça-feira (29) para anunciar que o diretor técnico do Ministério dos Transportes, Pedro Brito, concorda com o afastamento imediato da empresa do deputado Roberto Dorner para melhorar a prestação do serviço no porto de Abunã.
- Não adianta insistir com a atual empresa. Ela tem, talvez, o melhor negócio do mundo. Algumas contas falam e, são números que o cálculo tem que ser empírico, mas quem conhece a realidade como nós conhecemos, fala em faturamento acima de um R$ 1 milhão por mês. Ela cobra o pedágio mais caro do país em troca de um serviço irregular e lento - afirmou.
Segundo Viana, existem interesses atuando dentro do governo para que se mantenha o serviço de balsas no Rio Madeira sob controle da iniciativa privada.
- Esses interesses adiam, como tem ocorrido nos últimos 10 anos, a construção da ponte. Ou seja, a BR-364 está ficando pronta, mas sequer é feita a licitação da ponte sobre o Madeira.
Coordenador da banda bancada federal do Acre, o senador petista Aníbal Diniz considera o
assunto de “extrema gravidade”, pois interesses econônimos e sociais do Estado estão sendo preteridos em benefício de uma empresa.
- Nós vamos atuar no sentido de convencer o Ministério dos Transportes a realizar, o mais rápido possível, a licitação para início da construção da ponte sobre o Madeira e também pedir uma solução paliativa neste verão amazônico. O nível da água baixou muito e o Acre começa a ter problemas de abastecimento.
A reportagem fez várias tentativas para ouvir o deputado Roberto Dorner. A assessoria dele se limitou a informar que o parlamentar está afastado das empresas e que não gosta de falar sobre o assunto porque costuma ser mal interpretado pela imprensa.
21 comentários:
Sabe o que isso significa? Que não teremos ponte tão cedo... A influência deste homem é muito forte! E nós Acreanos somo pacatos de mais, aceitamos tudo... duvido se isso fosse lá no "Brasil", no Estado do Paraná, se o Povo não teria vóz... O nosso Acre a fome e a miséria se aflora cada vez mais e os políticos deste Estado não fazem nada por nós. Ave maria!
É um absurdo que mais de 700 mil pessoas viva a mercê dos interesses de um único empresário.
Um belo exemplo de parceria público-privada.
Acompanho o Janu.
PS: Ficou beeem melhor a leitura do blog com as letras mais escuras.
Acy,
Creio que este nao seja um problema apenas do Estado do Acre. Sou paulista e posso garantir que em SP nao e diferente. Nosso povo brasileiro esta anestesiado, em coma. Da risada da propria desgraca. E uma vergonha. Olhe a tranquilidade deste individuo na foto. REVOLTANTEEEE! Nossos vizinhos como Chile, Colombia, Argentina, todos protestam, todos. Nao consigo entender porque o povo aceita essas coisas, inclusive nos! O que fazemos para mudar? Precisamos nos unir, todos os estados e dar um basta! Porem, para isso, precisamos vencer alguns probleminhas como preconceito e racismo entre as regioes! Infelizmente. Fico muito triste, pois gosto do Acre, e quero um pais melhor.
Quanto mais vejo isso acontecer, mais acho que esse País só se ajeita com PAREDÃO de fuzilamento.
Quem assinou as quatro outorgas de autorização??? Vocês sabem???
É isso aí Janu. Assim é a fábrica de camisinhas, a álcool verde, fábrica de laminados, os novos investimentos previstos para pcicultura, etc...
Público privado, nestes termos é o privado entrando com o ..... e o público entrando com o .... .
Ele é do PT?
Alguém foi preterido no ra-cha-cha... Isto acontece faz tempo e ninguém nunca reclamou...
Esse deve ser um dos "signatários" do requerimento para a construção da ponte sobre o Madeira... hehehehehehe... Ou vai mandar dinamitar depois de pronta!
Se as concessoes foram feitas dentro da legalidade, não tem problema, tem que se parar com essa mania de criticar a riqueza alheia
É isso aí, afinal, o cara lucra nos ajudando a manter o direito constitucional de ir e vir. E uma balsa é a mesma coisa que uma ponte, né, não?
Nobre blogueiro, acho que vosmecê enfiou o dedo na pereba do nobre deputado: dê uma olhada - http://www.rondoniagora.com/noticias/deputado-roberto-dorner-rebate-acusacoes-do-jornalista-altino-machado-no-blog-da-amazonia-2011-08-30.htm
Janú,bom dia!
imagino que não sejas daquí do Acre, ou então você é muito rico e detesta viajar de carro. Já passei 36 horas esperando a vez para passar nesta balsa que afirma: "E uma balsa é a mesma coisa que uma ponte, né, não"? Me poupe com seus comentários. Você não sabe como os motoristas que precisam ganhar o seu sustento dirigindo seu caminhão para transportar o alimento dos acreanos...
Mas seu comentário pode ser também uma forma de criticar os nossos políticos do passado e os que hoje se dizem atuantes!
Mas como o Deputado Roberto Dorner é humano!!! deixou os filhos administrando suas empresas para ser político em defesa do Povo! e em resposta ao Altino Machado, ele afirma que é só para ajudar a nação brasileira... Afff!!! http://www.rondoniagora.com/noticias/deputado-roberto-dorner-rebate-acusacoes-do-jornalista-altino-machado-no-blog-da-amazonia-2011-08-30.htm
Acy companheiro, já ouviu falar de ironia?
Eu nao perdi eu tempo lendo os comentarios mas me digam ai .. oq tem demais o cara ganhar isso por mes? é roubando ou trabalhando? parem de encher o saco rapa .. o cara trabalha, investi e ganha ora .. ngn sabe ver ngn crescer!
tony, só não vale mentir dizendo que não perdeu tempo lendo os comentários.
Garanto que nao li viu!
Meus caros, com todo o respeito aos comentaristas: a situação é essa há décadas porque o Estado se faz ausente (ou, quando se faz presente, é para se beneficiar das propinas das empreiteiras... para que uma cidade de pouco mais de 300 mil habitantes precisa de quatro pontes e uma pinguela (... tendo apenas UM hospital público que atende somente com 45 dias de antecedência...)?). Tracem paralelo com as milícias, com o tráfico no Rio de Janeiro, etc., etc., etc., onde o Estado é ausente e a bandidagem tomou conta. Não sou a favor do ilustre e para mim desconhecido político, mas a culpa não é dele. Se ele defende o pirão dele, quem não o faria? Há quase 50 anos o Acre passou a estado. Será que só agora adquiriu assentos no Congresso Nacional? Por que nunca alguém daqui moveu uma palha? Lembram da música “Geny e o Zepelim”, de Chico Buarque para a Ópera do Malandro? Tirem a balsa de lá, para ver uma coisa! Deixemos de hipocrisia. Ponto.
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