segunda-feira, 18 de julho de 2011

ACRE LANÇA PLANO CONTRA QUEIMADAS



Seis anos após o megaincêndio que afetou quase 500 mil hectares de florestas, o governador do Acre, Tião Viana (PT), apresentou nesta segunda-feira (18), em Rio Branco, o Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas no Estado.

A logística para combater os incêndios florestais durante a estiagem deste ano na região prevê a participação de 25 técnicos e de uma frota de 14 veículos utilitários do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e do Ibama.

De acordo com o plano, em caso de uma situação emergencial, serão disponibilizados todos os veículos existentes no Imac. Em situação extrema, os veículos serão distribuídos da seguinte forma nas regionais: oito no Baixo Acre, onde se situa a capital, dois em Tarauacá-Envira e dois no Juruá.

O Ibama vai selecionar, capacitar e contratar 30 brigadistas para atuarem no controle e combate às queimadas nos municípios de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

Para Rio Branco, a capital, que apresenta maior número de queimadas, nas áreas urbana e rural, serão disponibilizados apenas dois veículos utilitários, além de quatro veículos do Imac no interior do Estado.

Embora as queimadas se repitam anualmente em Rio Branco, o pelotão de combate a incêndios florestais opera com apenas quatro homens do Corpo de Bombeiros no plantão.

Os bombeiros dispõem de um caminhão para combater os incêndios florestais que avaliam como realmente graves na cidade. Em tese, o caminhão deveria ser operado por sete homens, mas o efetivo do Corpo de Bomeiros do Acre é de apenas 300 homens, incluindo o pessoal de apoio administrativo.

Rio Branco, que possui 154 bairros, além de invasões e loteamentos clandestinos, concentra 40% da população de 733 mil habitantes do Estado. Os bombeiros não dão conta de atender dezenas de chamados que são feitos diariamente pela população.

Na zona rural de Rio Branco os Polos Agroflorestais e Projetos de Assentamento somam aproximadamente 89 mil hectares. A área área rural do município totaliza 870 mil hectares.

A Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais propôs um plano de trabalho para fiscalização das áreas urbanas da capital, o que inclui atendimento de denúncias de queimadas e monitoramento diário nos bairros.

O governador disse que as dificuldades logísticas terão podem ser superadas com a mobilização da população rural e urbana. Ele recomendou que em toda as áreas de risco parte dos moradores seja treinada para colaborar no combate ao fogo.

- É inadmissível, por exemplo, que os grandes pecuaristas se limitem a esperar a ação do poder público para combater queimadas em suas propriedades. Cada um pode montar um plano de prevenção, controle e combate às queimadas em suas proprieades - afirmou.

Viana autorizou a abertura de licitação, no valor de R$ 1 milhão, para aquisição sete camionetes e sete conjuntos de equipamentos e materiais permanentes para fortalecimento dos grupamentos de proteção, educação e combate a incêndios florestais em Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Sena Madureira e Rio Branco.

Nenhum comentário: