sábado, 18 de junho de 2011

SÁBIA TRADIÇÃO NO SÃO JOÃO

A fogueira que protege a floresta


A fogueira do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu), no Alto Santo, em Rio Branco (AC), onde o mestre Raimundo Irineu Serra (1892-1971) fundou a doutrina do Daime, já está pronta para a noite dos hinários dedicados a São João Batista.

O festejo acontece há quase 70 anos e a lenha da fogueira é retirada da Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra, que é a maior área verde no entorno urbano da cidade.

Os seguidores da doutrina não fazem exploração comercial ou outros usos da madeira da área. A única madeira que é retirada é para montagem da fogueira num volume sustentável, a partir de árvores de crescimento rápido, como faveiro e mulungu, típicas de capoeira.

É sintomático que a única comunidade que faz uma fogueira desse porte no mundo seja a que mantém a sua floresta, pois a usa de modo sustentável, sem fins comerciais.

- Meu velho reservou uma área e fez um bosque onde plantou café, castanheiras e fruteiras que ainda estão de pé até hoje. Dentro da minha área particular também tenho mognos, castanheiras e cerejeiras plantados por ele e que não deixo ninguém derrubar - afirma dona Peregrina Gomes Serra, esposa de Irineu Serra e dignitária do Ciclu-Alto Santo.

É a lição dos filhos da Rainha da Floresta.

4 comentários:

Concretos e Sólidos Pensamentos disse...

Que fogueira grande. Deve gerar muito calor humano. Tem muita gente precisando desse calor...

Andarilho disse...

Qual a programação para as festividades juninas pelo Alto Santo?
Não consegui ir aos arraiais.

Matthew Meyer disse...

O que que é que o Chiquinho tá dizendo?

Saudades...

Unknown disse...

Bela foto!