segunda-feira, 7 de junho de 2010

CASO HILDEBRANDO PASCOAL

Governo do Acre nega defensor público para ex-deputado

Preocupado em evitar impactos negativos em ano eleitoral, o governador do Acre, Binho Marques (PT), orientou a Defensoria Pública do Estado (DPE) a desautorizar o defensor público Valdir Perazzo de atuar nos processos que envolvem o ex-deputado federal e coronel da Polícia Militar, Hildebrando Pascoal, que liderava o “esquadrão da morte” e ficou conhecido nacionalmente como “homem da motosserra”.

Condenado pela Justiça Federal e Justiça do Acre em oito processos, Pascoal cumpre penas que chegam a 106 anos de prisão. Perazzo argumentava na Justiça que o ex-deputado já cumpriu 11 anos de prisão e faz jus à progressão do regime prisional fechado a ele imposto. Porém, o Defensor Público Geral do Estado, Dión Nóbrega Leal, anunciou que os defensores públicos estão desautorizados a atuar a favor de quem não preenche critérios legais estabelecidos pelo órgão.

A ação do governo reforça de modo enviesado a tese levantada pelo próprio Hildebrando Pascoal de que é um preso político no Acre.

No Acre, em tese, o cidadão deve ter renda familiar de até quatro salários mínimos para que possa receber o atendimento gratuito de defensores públicos.

Condenada a três anos e seis meses de prisão em regime semi-aberto, a defensora pública Maria Auxiliadora Queiroga de Almeida, que ganha R$ 16 mil, conta com assistência gratuita da DPE.

O poeta e professor Antonio Manoel Camelo Rodrigues, fundador e ex-dirigente do PT no Acre, apelou da condenação de 34 anos por estupro, exploração sexual e pedofilia. Dion Nóbrega Leal, que foi nomeado recentemente para chefiar a DPE, atuava neste ano na defesa de Antonio Manoel.

O governo do Acre conseguiu aprovar no ano passado uma lei que disponibiliza procuradores do Estado para a defesa de gestores e ex-gestores públicos que sejam acusados em ações penais, civis e de improbidade administrativa. A lei possibilita a contratação de escritórios particulares de advocacia, engenharia, peritos, entre outros, tudo às custas dos cofres públicos.

O Blog da Amazônia teve acesso a uma mensagem enviada por Valdir Perazzo para o e-mail dos demais defensores públicos, para esclarecer o que ele denomina “caso Hildebrando Pascoal”.

Leia mais no Blog da Amazônia.

3 comentários:

мαરια נσร૯ - D૯υร ૯ ƒι૯ℓ disse...

Eu cante essa pedara muito antes dos jornais e blogs noticiarem. Sabia desde o início que era uma atitude do governo do estado. Mas aí eu faço uma pergunta:

Tudo isso é MEDO do Hidelbrando? o habeas corpus impetrado anteriormente já deixou tão amedrontado assim o ''povo''?
Não tenho dúvidas que o senhor Hidelbrando comenteu atrocidades, assim como também não tenho duvida de que é um preso politico e MUITO PERSEGUIDO.

Até quando o PT vai continuar com esses desmandos no estado? Vou encabeçar uma luta desde já PRA MIM JÁ CHEGA... Que esse seja o ultimo mandato do PT. CHEGAAA

Unknown disse...

Maria José, vc morava no acre qd o hildebrando estava na ativa? Preso político?? Como assim? Vc considera o hildebrndo um preso politco????

Se vc tivesse o seu filho de 12 anos assasinado com requintes de crueldade, cho que não diria esta asneira.
Se tu diz, então que volte ao poder Hildebrando, Narciso, ....

Rogerio Figueiredo disse...

Altino, queria parabenizá-lo pela coragem de ter ido no reduto do Hildebrando com todos aqueles leões de chárara em volta e realizado aquela memorável entrevista, poucos naquela época, fariam isso. Porque vc não escreve um livro relatando os pormenores de todos os fatos que vc tem conhecimento ?